Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Organização: a importância para os relacionamentos

relacionamento organização

A rotina atribulada exige que nós tenhamos um direcionamento específico. Desse modo, a organização mostra que tem papel fundamental em nossos compromissos. Assim, continue a leitura e descubra a sua relevância à nossa vida.

Por que se organizar?

Organização é o conjunto de medidas usadas para alinhar tarefas, documentos, objetos, informações… Etc. É por meio dela que fazemos a gestão de ferramentas que precisaremos no nosso dia a dia. Sem esse pensamento, teremos grandes problemas ao realizar nossas atividades. Nesse contexto, isso pode enfraquecer nossos elos com outras pessoas, que dependem do nosso trabalho ou participação em determinado projeto.

A organização ajuda na otimização do tempo, visto que você pode trabalhar com qualidade e produtividade por dispor facilmente das ferramentas que precisa. Assim, isso também é benéfico à sua saúde, pois o conforto de ter as peças que precisa à mão e a limpeza do local ajudam a inibir problemas físicos e mentais ocasionados pela má organização.

Benefícios

Uma pessoa bem organizada tende a trabalhar e se relacionar mais facilmente com os outros, visto que ela planeja tudo com cuidado. Nesse contexto, confira abaixo alguns dos benefícios em manter esse bom hábito:

Harmonia

Organizar o ambiente em que se encontra pode te ajudar a trabalhar melhor. Assim, isso se deve ao fato de você não se distrair com a má disposição de objetos que precisa para fazer suas tarefas. Além da harmonia te dar um bem-estar, devido à disposição favorável do ambiente com as suas necessidades, isso pode ajudar pessoas próximas a se organizarem também.

Produtividade

Um ambiente bem-disposto é capaz de aumentar a nossa produtividade. Nesse contexto, sem os empecilhos da má distribuição, temos o que precisamos à mão para executar um bom trabalho. Note que um lugar bem organizado tende a estimular o seu conforto e você se sentirá melhor ao colocar a mão na massa.

Limpeza

Sem a bagunça atrapalhando o seu desempenho, fica mais fácil fazer a manutenção do seu espaço de trabalho. Dessa forma, você não perderá tempo arrumando a bagunça antes de limpar porque ela não existe.

Tempo livre

Um bem tão precioso nesses tempos corridos não pode ser desperdiçado por negligência com a organização. Nesse contexto, ser prático com as tarefas que precisam ser feitas economiza tempo. Isso é ótimo quando você precisa de descanso ou pretende aproveitar mais tempo ao lado dos amigos e da sua família.

Melhoria de espaço

Ser organizado pode te ajudar quando se deparar com um espaço limitado. Assim, a disposição correta de objetos em um espaço pode fazer com que tire o maior proveito possível do lugar. Desse modo, não terá como acusar o espaço curto como desculpa para a má organização.

Consequências da má organização

Não saber gerir o tempo e ferramentas que podem te ajudar no cotidiano pode declinar sua imagem como pessoa e profissional. Você constrói uma má reputação, ainda que não queira, e pode afastar chances melhores de crescer na vida. Veja alguns dos exemplos mais comuns:

Estresse

Não ter controle sobre as tarefas da agenda facilmente te deixa estressado. Dessa forma, a desordem serve como um bloqueio no fluxo delas. Isso facilmente pode resultar no acúmulo de tarefas. Com um prazo curto para cumpri-las, você tende a emanar carga negativa no seu trabalho e, no ponto mais elevado, ter problemas de saúde.

Pressão externa

Sempre pense em si mesmo como parte de um conjunto. Você é responsável por determinada atividade no seu nicho, porém a sua gestão mal organizada compromete o andamento do seu trabalho. A necessidade dos outros para que entregue sua parte serve como pressão externa para ser mais ágil. Além do estresse previamente carregado, essa pressão pode comprometer ainda mais a qualidade das suas atribuições.

Isolamento

Após uma série de sintomas que comprometem o trabalho, o indivíduo se sente isolado no ambiente em que se encontra. Isso porque terá receio de opinar sobre determinada pauta, com medo de reprovação devido às suas ausências e má organização.

Desperdício de tempo

Por não organizar o ambiente de trabalho corretamente, o indivíduo perde bastante tempo para viabilizar suas ações. Dependendo de onde esteja, esse gasto extra de tempo pode significar a perda de um bom resultado na sua profissão. Não saber se organizar deixa uma mácula no seu histórico profissional.

Desmotivação

O ambiente pouco ajustado às necessidades pode reduzir o seu desempenho enquanto opera. O visual pouco animador inibe qualquer motivação que tenha para começar a atividade. Além disso, o espaço caótico dificulta seus movimentos durante a execução da tarefa.

Como se organizar melhor

Apesar de exigir um esforço por parte do indivíduo, se ajustar às demandas não precisa ser uma tarefa difícil. Com objetivo e determinação, é possível se manter numa rotina de facilidades que otimizarão o seu trabalho. Basta:

Excessos

Um bom jeito de começar a otimizar seu desempenho é se livrar do que não é necessário. Assim, eliminando o que não possui muita utilidade, você pode planejar melhor suas atividades e otimizar o seu tempo para um bom uso, por exemplo.

Prioridades

Identifique o que realmente será prioridade para você. No entanto, nada de esforços para manter comportamentos ou hábitos que não tragam benefícios aparentes. Nesse contexto, faça uma lista utilizando aplicativos da internet, priorizando o que você tem de importante a ser feito.

Planejamento

Se planejar pode se mostrar decisivo nos resultados que almeja. Nesse contexto, isso evita o desperdício de energia para compensar imprevistos como atrasos. Diante disto, te deixa ciente do que precisa ser feito, além do tempo que dispõe para cada atividade.

Organize os pensamentos

Antes de qualquer atividade prática, devemos trabalhar o nosso interior. Dessa forma, busque estruturar os pensamentos de forma positiva, focando em um bom resultado das atividades, pode mudar nossa atitude externa. O bom pensamento nos move para sucesso.

O que a organização pode fazer por você?

Você já viu os benefícios e consequências da boa e má gestão da organização, respectivamente, mas devo ressaltar o quanto isso extrapola o corpo físico. A organização mantém o ambiente ao seu redor funcionamento. Assim, a harmonia que você carrega em si exala para quem está perto e você se torna uma referência quando precisarem gerir o próprio tempo.

Como dito algumas linhas acima, você é parte de um conjunto. Deve trabalhar para que o mesmo possa continuar funcionando de maneira produtiva e agradável.

Pense na organização como uma faxina. Primeiro, você elimina e ajusta seus pensamentos e hábitos. Em seguida, você leva isso ao plano físico. Assim, o planejamento das atividades garante a realização das mesmas e que você obtenha um ótimo desempenho e resultado onde estiver.

Além disso, ser organizado contribui para os seus relacionamentos, de maneira direta e indireta. Isso porque você tem mais tempo e disposição para lidar com o outro, mostrando dedicação quanto ao cumprimento de agenda, mesmo que de maneira informal. Assim sendo, organizar seus relacionamentos também diz muito sobre você.

Agora que chegou até aqui, que tal entrar em contato conosco e conhecer o nosso curso de Constelação Familiar? Sim. Possuímos ferramentas versáteis que se ajustam à sua rotina. Além de serem eficazes, podem te ajudar a planejar sua agenda, livrando-se do que te atrasa e otimizando o seu tempo para o que importa. Tempo é um recurso valioso e merece ser usado apenas com nosso crescimento.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *