Constelação e ProfissõesConstelação FamiliarFormação em Constelação

Constelador Familiar é profissão? Quem pode?

constelador sistêmico

As Constelações Familiares são uma ferramenta extraordinária para o crescimento pessoal. Porém, ainda assim, existe aquela dúvida se ser constelador familiar é profissão.

Tornar-se Constelador significa ser capaz de ajudar diretamente as pessoas a redescobrir aquele bem-estar interior. Além disso, perceber  a vida perdida pelas dificuldades e problemas encontrados na própria existência.

Tornar-se constelador significa, antes de tudo, fazer um extraordinário caminho de amadurecimento de si mesmo e para os outros.

O que é um curso de treinamento em Constelações Familiares?

As Constelações Familiares são basicamente um instrumento de ajuda aos outros e, como tal, requerem uma série de competências que não são apenas técnicas, mas sobretudo ‘humanas’. Portanto, é necessário antes de tudo amadurecer como indivíduos e depois como consteladores, porque no fim o que se transmite aos outros não é uma técnica ou um método, mas nós mesmos.

O caminho, resumido, inclui encontros de orientações, onde você está em um grupo e trabalha nos aspectos centrais das constelações, percepção, ajuda, abertura, comunicação, relacionamento com o outro e muitas outras habilidades necessárias para liderar as constelações.

Nestes encontros você também faz as constelações para que cada um se ponha lentamente à prova conduzindo-as e vendo assim em primeira mão o que significa fazer uma constelação.

constelador familiar é profissão?

Sim! Ao obter o treinamento necessário, você estará pronto para aplicar seus conhecimentos profissionalmente, trabalhando como um terapeuta. Desta forma, você organizará seu próprio método para o reconhecimento profissional!

Para quem é o treinamento?

A formação em constelações familiares ou sistémicas destina-se a profissionais da relação de ajuda (coaching, psicoterapia, desenvolvimento pessoal, assistência social), conselheiros, formadores , líderes empresariais ou qualquer pessoa que pretenda enriquecer a sua prática profissional com métodos sistémicos.

Pré-requisitos

Para se tornar constelador, geralmente é necessário realizar o curso de constelações familiares e sistêmicas, ou ainda, ter feito formação na área terapêutica com um mínimo de prática profissional.

Conteúdos de formação

Destina-se a pessoas que pretendem descobrir constelações sistêmicas ou que já têm formação em relações de ajuda (treinador, psicoterapeuta, etc).

O ciclo longo ou treinamento de certificação é geralmente distribuído por 2 ou 3 anos e inclui cerca de dez dias adicionais. A formação é acompanhada por cursos de aprofundamento do método, articulação com outros métodos e supervisão.

saiba mais

Exemplos de módulos e workshops de aprofundamento incluídos no treinamento completo Relacionamento de ajuda, dinâmica familiar, terapia familiar, crenças, linguagem corporal, animação em grupo, constelação individual, movimento da alma, …

Os módulos alternam teoria e prática. Para a parte prática, cada aluno é convidado a participar como cliente ou como representante e a praticar a animação de constelações.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Também se podem encontrar formações de constelações associadas a outras técnicas: constelações familiares e cinesiologia, constelações familiares energéticas, constelações familiares integrativas, etc. É aconselhável estar muito vigilante na escolha destas formações e garantir que contenham o básico de aprender terapia sistêmica.

    Funções

    Nos eventos de formação, o futuro(a) constelador irá aprender sobre: organização de conferências e cursos, contatos com pessoas, centros de crescimento, aspectos econômicos e jurídicos para aqueles que desejarem possam fazer disso uma profissão.

    Paralelamente a essas reuniões e compromissos, cada aspirante a constelador será acompanhado pessoalmente em sua preparação e treinamento.

    Por fim, o âmbito do trabalho proposto está obviamente dirigido principalmente àqueles que querem conhecer mais profundamente o que realmente são as constelações e possivelmente avaliar a possibilidade de se tornarem consteladores.

    Mas também é destinado a todos aqueles que exercem profissões de auxílio, como médicos, psicólogos., professores, assistentes sociais, terapeutas, conselheiros e assim por diante.

    Os temas em geral

    • Percepção

    Capacidade de ‘ver’ ou ‘sentir’ o que não é perceptível aos sentidos e que é a base dos movimentos nas constelações. Sendo assim, o constelador deve “ver” a constelação e seus movimentos para liderá-la.

    • A dinâmica Constelador-Participante

    Entre os dois, desenvolve-se desde o início uma relação muito particular que será fundamental para o crescimento de ambos, ou caso não o prejudique profundamente.

    • Os limites da ajuda

    Primeiramente é saber como e quando ajudar a pessoa necessitada. Precisamos saber muito bem até onde podemos ir para ajudar os outros, caso contrário corremos o risco de fazer mais mal do que bem.

    • A dimensão do Silêncio

    O que conduz o constelador ao longo do seu trabalho e que faz a diferença na capacidade de conduzir a Constelação. Por isso, essa dimensão é algo que não pode passar desapercebido.

    • Recolecção

    Mover-se com e do Silêncio recolhido em si mesmo, o constelador vê o essencial, fala o que é certo, cala-se e move o necessário.

    • Movendo-se com o espírito

    Além das Constelações Familiares existem ‘campos’ além do familiar cada vez mais amplos e profundos. São ampos de consciência espiritual que nos permitem ir a grande profundidade dentro da pessoa e nos movimentos de sua alma.

    Seus princípios

    O campo da terapia sistêmica nos ensina que cada sistema tem sua própria existência e que todos os membros de um sistema estão inter-relacionados. O que uma pessoa experimenta terá uma influência sobre todo o sistema e o que acontece no sistema terá uma influência sobre todos. A dinâmica está ocorrendo dentro do sistema para tentar manter o equilíbrio.

    Os membros de uma família estão unidos através de gerações por fortes laços de lealdade e amor. Esses links podem ser inconscientes. Eles levarão algumas pessoas a assumir ou controlar o destino de outras pessoas da mesma família. Qualquer experiência pesada que não tenha sido assimilada pelo sistema provavelmente será transmitida.

    Suas diferentes formas

    Constelações familiares e sistêmicas são baseadas neste princípio de representação. O sistema em questão é representado, oferecendo assim uma imagem simbólica através da qual as dinâmicas do inconsciente são reveladas.

    Esse destaque permite ver o que não foi visto, reconhecer o que não foi reconhecido, completar o que ficou interrompido e acompanhar a pessoa e o sistema para um equilíbrio mais saudável.

    Método

    O constelado (cliente) evoca uma situação problemática. O constelador (terapeuta) o ajuda a esclarecer seu pedido de trabalho.

    A partir deste pedido, o constelador fará uma proposta de constelação. O constelador escolherá pessoas (constelações de grupo) ou caixas / objetos (constelações individuais) para representar os membros / elementos do sistema. Então ele os colocará no espaço.

    Com base em seus sentimentos, os representantes serão convidados a se deslocarem livremente para escolher o local ou cargo que mais lhes convier.

    Individual

    Na constelação individual, a constelação e o constelador podem ir aos diferentes lugares para sentir o que está acontecendo ali e realizar possíveis deslocamentos. Obtém-se assim uma primeira imagem do sistema representado.

    Dependendo do que for visto, observado, sentido, o trabalho continuará (às vezes com frases ou atos simbólicos) até que se obtenha um apaziguamento, um lugar mais justo ou um melhor equilíbrio, o constelado (e o sistema).

    Considerações finais

    Se você tem interesse em se tornar um Costelador(a), conheça o nosso curso completo sobre Constelações Familiares e Sistêmicas: um campo amplo com muito conhecimento a oferecer. Agora que você entendeu que constelador familiar é uma profissão, transforme sua vida pessoal e profissional já!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × 4 =