Constelação FamiliarFormação em Constelação

Onde comprar bonecos de Constelação Familiar?

Se você já ouviu falar sobre a Constelação e quer comprar bonecos de Constelação Familiar, este artigo te ajudará a encontrar algumas opções. Porém, além de dar dicas sobre onde comprá-los, nós queremos conversar com você sobre a importância desses bonecos. Afinal, dentro da Constelação Familiar eles desempenham um papel muito importante. Consequentemente, é preciso entender essa importância e também como usá-los.

Breve introdução sobre Constelação Familiar

Para começarmos este artigo, vamos falar brevemente da técnica da Constelação Familiar. Provavelmente, se você tem interesse nos bonecos, você já conhece essa terapia, mas mesmo assim é bom falar um pouco sobre ela.

Dessa forma, a constelação familiar é uma terapia que busca entender como os sistemas familiares influenciam nas nossas vidas. Afinal, todos temos cargas emocionais e características que não entendemos. Nesse contexto, a Constelação ajuda a compreender o que origina e motiva comportamentos e sentimentos.

Método

Para atingir isso, a Constelação Familiar analisa padrões de comportamentos de gerações de grupos familiares. Com essa modalidade de análise, isto é, este método psicoterapêutico, busca relacionar doenças e problemas entre os membros de um mesmo sistema. Ou seja, toma como pressuposto que tanto o constelado como seus familiares, mesmo os desconhecidos, podem ter passado pelas mesmas coisas.

Com isso, há um rastreio de comportamentos nocivos que se arrastam por gerações mesmo que de forma inconsciente.

Origem

A origem da Constelação Familiar se dá com os estudos e aplicações do alemão Bert Hellinger. Hellinger foi um padre missionário na África durante 16 anos. Após esse tempo ele se desligou do clero e se dedicou ao estudo de terapias diversificadas.

Além disso, um dos estudos que influenciou Bert foi o da americana Virginia Satir. O estudo dela diz que um estranho pode representar uma pessoa de uma família. Nesse cenário, essa representação conseguiria refletir todos os sintomas físicos e comportamentais desse grupo. O interessante é que se poderia fazer isso mesmo sendo alguém totalmente desconhecido.

Em seguida, esse estudo influenciou Bert a pensar na Constelação Familiar e também na importância da dramatização. Isso porque, através da dramatização de um caso trazido pelo constelado, se torna possível compreender a origem de um problema. Isso não diz respeito só ao conhecimento, mas proporciona uma visão mais ampla do constelado em relação às situações.

Princípios

Hellinger relaciona os problemas com o sistema familiar através de princípios que norteiam nossas vidas, ou seja a necessidade de:

  • pertencer ao grupo ou clã;
  • equilíbrio entre o dar e o receber dentro dos relacionamentos;
  • hierarquia dentro do grupo.

Esses princípios são como ordens que não podemos fugir. Então, elas influenciam todos os nossos relacionamentos, sejam amorosos, profissionais ou familiares. Quando estamos em harmonia com essas leis, vivemos em paz.

Assim, Bert nomeou as ordens que se originam desses princípios como “ordens (ou leis) do amor”, sendo que as leis não influenciam apenas na vida de uma pessoa, mas de todo o grupo.

Isso faz sentido quando entendemos que temos influência dos nossos antepassados no nosso hoje. Dessa forma, devemos pensar que a nossa negligência às leis do amor, ou ordens, influenciará no futuro de outras pessoas. Além claro, dos problemas que enfrentamos no hoje também como, por exemplo, doenças. Essas ordens são:

A Ordem do Pertencimento

Que diz respeito a nossa necessidade de fazer parte realmente e profundamente de um grupo/família.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    A Ordem da Hierarquia

    Diz respeito à necessidade de respeito e de assumir os papéis dentro da família de maneira real.

    A Ordem do Equilíbrio

    Essa ordem diz respeito à igualdade entre dar e receber dentro de algum relacionamento.

    Aplicações da Constelação Familiar

    A aplicação da técnica da Constelação Familiar pode variar. Inclusive, pode-se trabalhar todo um sistema familiar com só um parente presente na terapia. Entre as variações de aplicações possíveis podemos listar:

    • Constelações abertas: o problema é apresentado ao grupo;
    • Constelações ocultas: a pessoa e o profissional sabem do que se trata, mas o grupo não;
    • Constelação individual: acontece entre terapeuta e constelado. Nessa modalidade, o profissional usa figuras e bonecos como apoio.

    Em sua maioria, a Constelação Familiar é conduzida em um grupo de trabalho. Porém, como no último caso, certos profissionais praticam em sessões individuais, seja em coaching ou terapia. Aqui o profissional terá o auxílio de âncoras espaciais ou bonecos.

    Nesse contexto, não é necessário um número mínimo de participantes. Ademais, saber onde comprar bonecos de constelação familiar é importante para a melhor aplicação da técnica.

    Duração da terapia de constelação familiar

    Geralmente, com apenas uma sessão se esclarece o problema e o efeito pode durar até dois anos. No entanto, é possível que uma mesma pessoa volte para a constelação para tratar de outros problemas. Assim sendo, é aconselhado um intervalo de alguns meses para ter mais informações e liberação de energias. As sessões custam entre R$ 350,00 a R$ 440,00 e duram em média uma hora.

    A importância dos bonecos de Constelação Familiar

    Como dissemos, na aplicação individual há o uso de bonecos para ancoragem. A técnica para utilizá-los funciona da mesma forma que as Constelações Sistêmicas em grupo. Porém, aqui os bonecos de Constelação Familiar representarão os familiares e/ou sintomas do campo morfogenético da pessoa constelada.

    A escolha por essa aplicação se dá pela sensibilidade da questão ou pela falta de representantes para formação do grupo. Consequentemente, é uma boa forma de atender o cliente que no momento não pode ou não quer atendimento em grupo. Também podem ser usados bonecos, desenhos e objetos que marquem a posição dentro do campo sistêmico.

    Graças a presença apenas do facilitador e do constelado, a sessão vai ser mais íntima e menos expositiva. Consequentemente, a pessoa pode se sentir mais livre e menos exposta. Outra possibilidade para as aplicações com bonecos de Constelação Familiar é na constelação de casais.

    Como escolher os bonecos de Constelação Familiar

    Para uma melhor eficiência, é interessante que os bonecos de Constelação Familiar tenham o mínimo de “personalidade”. Ou seja, é importante que as peças tenham algumas diferenciações básicas: diferenciação entre homem ou mulher; distinção de uma da outra através de cores, por exemplo; tamanhos diferenciados para guiar a percepção geracional como pais e filhos.

    Por outro lado, não é interessante que sejam muito específicas em sua representação. Isso se dá, pois o espaço subjetivo é eficiente para alcançar as projeções. Consequentemente, saber comprar bonecos de constelação familiar é importantíssimo. Vamos falar disso no próximo tópico.

    Lojas para comprar Bonecos de Constelação Familiar

    Como vimos, os melhores bonecos para constelação familiar são os menos “expressivos”. Contudo, há muitas possibilidades dentro desse nicho.

    Considerando isso, você pode comprar bonecos de constelação familiar artesanais. Esses bonecos podem ser feitos de biscuit, madeira e com mais ou menos itens. Listamos aqui sites em que há ótimos vendedores que têm bonecos para constelação familiar:

    Dessa forma, nessas lojas você terá acesso a produtos incríveis e dos mais variados tipos e matérias.

    Uma chance para aprofundar seus conhecimentos

    Em suma, a constelação familiar é incrível e vem tomando grande notoriedade na nossa sociedade, sendo que sua eficiência tem sido cada vez mais garantida. Ademais, se você quer conhecer mais sobre o tema, nós indicamos nosso curso 100% online de Constelação Clínica.

    Nele, você pode se aprofundar na teoria, além de ampliar seu conhecimento sobre os benefícios e aplicações. Além disso, se você quiser uma vantagem maior do que ser 100% online, saiba que o nosso curso tem início imediato. Assim sendo, não deixe de fazer a sua matrícula! Para além de comprar bonecos de constelação familiar, você precisa saber profundamente como usá-los. Com essa parte nós ajudamos!

    2 thoughts on “Onde comprar bonecos de Constelação Familiar?

    1. Estou terminando o pós graduação em constelação sistêmica familiar. Gostaria de adquirir o material para atuar como conateladora

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    18 − dez =