Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Qual o objetivo da Constelação Familiar?

Mesmo que receba atenção e adoção contínua, muitas pessoas ainda não sabem a finalidade da Constelação. Ao que parece, acreditam que o trabalho é complexo, já que lida com questões profundamente pessoais. Entenda melhor o objetivo da Constelação familiar e como a psicoterapia pode te ajudar.

Um mergulho interno

A Constelação familiar funciona de modo alternativo em relação às demais psicoterapias. Isso porque ela se concentra no campo familiar que existe em cada um de nós. Segundo Hellinger, criador do método, esse campo registra as ações de nossos antepassados e as canaliza através de nós mesmos.

Por conta disso, reproduzimos padrões erráticos que atrapalham o nosso desenvolvimento em qualquer área da vida. Poucos ainda conseguem perceber como se algo os empurrasse a isso quando pensam na situação posteriormente. De acordo com eles, havia um impulso para que tal ação, independente do prejuízo, se concluísse.

Assim que a Constelação entra em cena, os constelados entram na própria essência. A ideia é que entendam de vez quais as mãos que estão guiando seus movimentos de forma subliminar. O objetivo da Constelação familiar, inicialmente, é propor uma abertura para que haja uma compreensão maior de si mesmo.

O objetivo

O principal objetivo da Constelação familiar é mostrar o que atua sobre o constelado e o seu sistema. Como aberto linhas acima, a psicoterapia vai expor as influências invisíveis que interferem no indivíduo e no sistema que faz parte. A ideia é que este entenda de vez as engrenagens que o movimentam.

O sistema, chamado de campo familiar, é o vínculo dele com outras pessoas ou determinados objetivos. Esse vínculo permite a passagem de impressões, sentimentos e outras informações que afetam a todos de modo interno. A natureza dele é que impacta diretamente na conduta de sua vida, assim refletindo o que este carrega.

Ou seja, se o seu campo familiar é bem construído, você está mais propenso a uma vida próspera. Caso o contrário, enfrentará empecilhos constantes, tendo problemas pessoais e no trabalho. O objetivo da Constelação é fazer com que crie consciência e possa alterar as coisas ao seu favor.

Benefícios

Assim que descobrir o objetivo da Constelação familiar, hora de colher os frutos dessa imersão. A terapia sistêmica reorganiza de dentro para fora os componentes que montam a nossa existência. Por causa disso, podemos ter acesso livre a um:

Autoconhecimento

Como dito acima, a Constelação proporciona luz à escuridão que cobre nossos olhos em relação a nós mesmos. Quando entendemos o motivo por trás de nossas ações, podemos construir uma consciência mais apurada. Dessa forma, o autoconhecimento adquirido nos impele a sermos mais independentes em relação ao que fazemos e sentimos.

Desenvolvimento constante

Já que sabe quem você é, sabe o que necessita exatamente. Com isso, busca se aprimorar de forma continua para desenvolver as suas capacidades físicas, mentais, emocionais e cognitivas. Esse conjunto permite uma melhor e maior autonomia na hora de sociabilizar e viver em grupo.

Expressão sentimental

Além dos pontos anteriores, você desbloqueia as barreiras que impedem que emita seus sentimentos. Desse modo, você pode emitir melhor os seus sentimentos e demonstrar controle sobre essas emissões. O benefício direto é o melhor relacionamento com a família, já que tudo fica esclarecido na questão sentimental.

A quem se direciona?

O objetivo da Constelação familiar é fazer que os constelados mergulhem em si mesmo a fim de que se compreendam. Contanto que compreenda o processo, qualquer pessoa pode se beneficiar da psicoterapia. À medida em que possa entender o que acontece consigo, poderá absorver as mudanças que são propostas.

Assim sendo, qualquer faixa etária pode ser perfeitamente constelada por um psicoterapeuta. Seja uma criança dentro da escola ou um idoso em sua casa. Todos irão compreender da forma como podem. Porém, cabe ressaltar novamente que isso depende diretamente da sua compreensão para que chegue a um entendimento.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Onde é permitida?

    Cremos que não se trata de uma questão de permissão, mas, sim, necessidade. Muitas pessoas têm problemas que se manifestam nas mais variadas áreas da vida. Com isso, qualquer objeto que sirva de auxílio na recuperação desse indivíduo vale a pena ser usado. Assim, a mesma pode ser aplicada em:

    Empresas

    Ainda que alguém seja muito bom no que faz, isso não significa que também mantém uma boa relação com todos. Apenas um indivíduo é suficiente para decair o rendimento de uma equipe, criando um efeito dominó negativo na empresa. Assim que a Constelação é aplicada, o mal-estar pode ser resolvido.

    O objetivo da Constelação familiar aqui é iluminar as razões do contato ruim de determinado funcionário com os demais.

    Escolas

    Nem sempre as crianças possuem um rendimento tão atrativo como os pais desejam. Basicamente, elas refletem tudo o que vivenciam dentro do seu campo familiar sem entender ao certo. Por conta da intervenção da Constelação, elas podem assimilar o que as prende dentro de si. Compreendendo a si mesmas, podem trabalhar seu potencial.

    Palestras

    Sendo um veículo mais consentido, é o momento de várias pessoas assistirem as histórias dos demais. Mesmo que não seja constelado, você pode participar direta e indiretamente na psicoterapia de terceiros. Isso permite que se envolva o suficiente para que olhe para si mesmo através do outro.

    Considerações finais sobre o objetivo da Constelação Familiar

    Ainda que pareça complicada e confusa para alguns, a Constelação familiar é direta em seu trabalho. A ideia é fazer com que o constelado possa caminhar por si de forma mais consciente e eficaz. Resumindo, o objetivo da Constelação familiar é proporcionar ao indivíduo a exposição dos emaranhados que conduzem a sua vida.

    Dessa forma, entenderá o que está por trás dos seus impulsos e tomará medidas para chegar a uma mudança positiva. Essa mudança garantirá uma alteração bem-vinda em todo o campo familiar ao qual está envolvido. Ainda que ele se constele, os outros podem se beneficiar indiretamente.

    Com isso, o convido a se inscrever em nosso curso online de Constelação Clínica. Como viu acima, a clareza que pode obter é a chave direta para melhorar a sua vida de forma grandiosa. O autoconhecimento abrirá as portas fundamentais para que se desenvolva e prospere aonde quer que vá.

    Como o nosso curso é online, você pode estudar quando e onde for mais acessível a você. Essa flexibilização permite que crie uma grade de estudos adequada ao seu ritmo e rotina comum. Além disso, mesmo que distantes, os professores se adequam a esse plano, fomentando o seu potencial de forma contínua.

    Quando concluir o seu itinerário estudantil, você receberá em casa um certificado impresso com cada competência adquirida. Em suma, obtenha a ferramenta que pode mudar a sua vida para melhor. Inscreva-se em nosso curso e descubra na prática o objetivo de Constelação familiar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    oito − 3 =