Constelação e vida diária

Atividades lúdicas para maternal: 5 ideias

atividades para maternal

A intenção deste artigo é apresentar atividades lúdicas para maternal. Estas vão além das que costumam ser feitas no dia a dia escolar, tornando o cotidiano da criança mais alegre e divertido.

É importante considerar que as crianças dessa geração passam a maior parte do tempo jogando em smartphones e assistindo a desenhos animados e vídeos na internet. Assim, eles dificilmente saem para jogar.

Como pais, devemos procurar maneiras de fazer com que nossos filhos saiam e joguem jogos ao ar livre, como pega-pega, amarelinha ou esconde-esconde. Isto é, incentivá-los a fazer exatamente o que você fazia na infância.

Definição e características das brincadeiras infantis

Diferentes estudos têm mostrado que o brincar infantil possui uma importância particular na formação do caráter e dos hábitos da criança.

Por meio de brincadeiras lúdicas para maternal, a criança afirma sua personalidade, desenvolve sua imaginação e enriquece seus vínculos e manifestações sociais.

Também vale dizer que a primeira coisa que define o jogo é o prazer. Afinal, o jogo é sempre divertido e geralmente desperta entusiasmo. Assim sendo, faz com que apareçam na criança sinais de alegria.

Atividades lúdicas na quarentena

Estamos enfrentando uma situação sem precedentes de bloqueio global com escolas fechadas, eventos e atividades da comunidade cancelados. Além disso, amigos estão separados e famílias, isoladas.

Durante este período de incerteza, muitos pais acham necessário fazer a transição e navegar em seu novo papel como educadores e companheiros de brincadeira.

De fato, as crianças precisam de uma série de habilidades e, por isso, devem ter várias oportunidades de brincar.

5 ideias de atividades lúdicas para maternal nesta quarentena

Neste tempo de isolamento, os pais têm uma excelente oportunidade de usar o tempo juntos para exercitar habilidades críticas por meio de atividades lúdicas.

Famílias que brincam juntas geralmente são mais felizes, têm melhores conexões com os filhos e são lembradas do que é importante na vida.

Abaixo citamos 5 atividades lúdicas para maternal para ajudar no desenvolvimento da criança. Elas podem ser usadas ao longo do dia ou da semana.

Atividades lúdicas para maternal 1

  • Jogo de simulação

O jogo de simulação, como os jogos clássicos de interpretação de papéis e de atuação, é o tipo de jogo mais procurado. Isto porque ele desenvolve habilidades de raciocínio, desenvolvimento social e criatividade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Sabemos que, se uma criança brinca de ser um personagem fictício (como um super-herói), ela fica mais envolvida e  focada em uma tarefa.

    Vale a pena tentar lavar a louça como o Batman ou fazê-la pensar como seria se os membros da família trocassem de papéis. Certamente, isso te daria mais ideias.

    • Brincar com objetos

    Brincar com objetos começa em uma idade tenra. Afinal de contas, as crianças apresentam comportamentos como manipulação básica de objetos, rotação de objetos enquanto os observa, ação de bater e puxar um brinquedo.

    Em vista disso, envolva seu filho em diferentes tipos de atividades criativas, desde pintar até brincar com massa. Ele pode ficar numa caixa de areia e realizar até mesmo atividades práticas complexas, como cozinhar com você.

    Além disso, você pode pedir a seu filho para reconstruir e combinar dois de seus modelos LEGO. Isso porque eles suscitam a busca pela solução de problemas, o autocontrole e a criatividade.

    Atividades lúdicas para maternal 2

    • Jogo simbólico

    Este tipo de brincadeira se inicia quando a criança começa a se comunicar pela primeira vez. Nesse momento, ela avança na busca por incluir a linguagem falada e descobrir traços, números e música usando os primeiros sinais de símbolos e representações.

    Há boas evidências de que o brincar simbólico melhora o desenvolvimento da linguagem das crianças. A própria linguagem está relacionada a outras habilidades e objetivos importantes, incluindo autocontrole e desempenho acadêmico.

    Coloque alguns blocos ou objetos básicos de sua casa sobre a mesa e atribua uma nova palavra ou ritmo a cada um deles. Ao tocá-los, você pode usar um novo significado para eles a fim de criar uma nova música ou ritmo.

    • Jogos com regras

    Jogos com regras podem substituir a vigilância dos adultos, aumentando a liberdade e o desempenho das crianças.

    Essa é uma grande oportunidade de encontrar um jogo favorito. Além disso, dá para lembrar as crianças de que às vezes a melhor parte do jogo é mudar e concordar com as (novas) regras, seja para pegar uma bola ou um jogo de tabuleiro. Os jogos online também podem envolver a família.

    • Jogo físico

    Jogos físicos incluem atividades físicas (ex: pular, escalar, dançar, pular corda, andar de bicicleta e jogar bola) ou habilidades motoras finas (ex: costurar, colorir, cortar, manipular brinquedos de construção) e jogos de combate (ex: fingir lutar com seus companheiros).

    Estar em contato com a natureza é uma das atividades que produz claros benefícios positivos. No entanto, você pode começar com atividades básicas e simples dentro de casa.

    Transforme o chão em pedras para atravessar um rio, tente equilibrar objetos na cabeça e ombros ou construa torres complexas.

    Contribuições da brincadeira para o desenvolvimento infantil

    Estudos realizados a partir de diferentes perspectivas permitem considerar a brincadeira como peça-chave no desenvolvimento integral da criança.

    Afinal de contas, a atividade lúdica possui conexões sistemáticas com outras áreas. Assim sendo, o brincar também está relacionado ao desenvolvimento do homem em outros planos como a criatividade, resolução de problemas e aprendizagem de papéis sociais.

    Dessa forma, fica claro que o brincar é uma atividade vital e essencial para o desenvolvimento humano, uma vez que contribui para o desenvolvimento psicomotor, afetivo-social e intelectual da criança.

    Importância de atividades lúdicas para maternal

    Alguns estudos relacionam a brincadeira com objetos com o desenvolvimento de habilidades de representação (por exemplo, uma banana que se transforma em telefone), estratégias de raciocínio e resolução de problemas.

    Alguns estudos mostraram ligações entre o jogo com objetos e o desenvolvimento da linguagem, matemática, habilidades espaciais e habilidades motoras finas.

    Brincadeiras fisicamente ativas encorajam as crianças a se exercitarem e também estão ligadas ao progresso acadêmico, autocontrole e competência social.

    Considerações finais

    Embora o jogo possa ser visto como uma forma de descanso e ausência de esforço, reiteramos que esta é uma percepção errada. Afinal, atividades lúdicas pode envolver um grande esforço da criança. Muitos jogos têm regras rígidas e atividades caras ou de alto grau de dificuldade. Já em outras ocasiões acontecem no meio de repetições silenciosas e sem outra intenção além de dar prazer.

    Atividades lúdicas para maternal precisam ser divertidas para a criança. Caso contrário, a diversão acaba em tédio. Se você quiser saber mais sobre atividades para a família, convidamos você para se inscrever no nosso curso online de Constelação familiar. Assim, você ficará por dentro de todos os conteúdos incríveis e dicas que proporcionamos para o bem-estar da sua família.

    One thought on “Atividades lúdicas para maternal: 5 ideias

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1 + dois =