Constelação e Relacionamentos

Casais apaixonados: características e dicas

características de casais apaixonados

Há quem pense que casais apaixonados desfrutam de uma aura de felicidade permanente, paixão constante e ausência de conflitos. No entanto, nada disso é verdade.

No relacionamento saudável, o que predomina é o amor e não o enamoramento. Os conflitos existentes são discutidos. E nem sempre tudo é felicidade. Afinal de contas, existem momentos bons e momentos ruins numa relação.

Cientistas e pesquisadores passaram anos estudando casais felizes para descobrir o que os mantêm sempre concordando. No entanto, não existe um guia exato para um relacionamento perfeito. De qualquer maneira, separamos aqui estão algumas características de casais apaixonados.

Casais apaixonados: características

Casais apaixonados aproveitam o momento de privacidade

Um professor de sociologia da Universidade do Colorado em Boulder descobriu que casais que relataram ter relações sexuais pelo menos três vezes por mês tinham 33% mais probabilidade de relatar um nível mais alto de felicidade. Isso porque eles aproveitavam o momento de privacidade 100% juntos.

O casal apaixonado tem amizade também

Pode-se dizer que a chave para um relacionamento de sucesso é começar um vínculo forte e equilibrado.

O pesquisador John Gottmman descobriu que os casais que compartilham uma amizade profunda também estão satisfeitos com seus níveis de sexo, romance ou mesmo paixão.

Casais apaixonados não têm filhos

Ninguém disse que ter filhos é fácil. Mas alguns especialistas dizem que os casais sem filhos são os mais felizes, independentemente de seu estado civil.

Algumas frases sobre casal apaixonado

  • Faça sua parte para que seu parceiro se sinta amado. Assim, sacrifique seu orgulho para que o amor sempre reine.
  • Tente se colocar no lugar de seu parceiro quando se trata de questões do coração.
  • Esforce-se para que suas lutas e discussões terminem sempre em boas condições e, se possível, com um forte abraço.
  • Uma das principais dicas para casais apaixonados é a comunicação constante. Os problemas muitas vezes surgem porque não há comunicação suficiente ou nenhuma comunicação.
  • Em vez de manter o romance em seu relacionamento, esforce-se para construir uma amizade. Porque com o passar dos anos o romance vai e vem, mas a amizade sempre permanecerá. Portanto, seja o melhor amigo possível da pessoa amada.
  • Nunca brigue em público porque isso só traz constrangimento, raiva e frustração.
  • Faça elogios regularmente ao seu parceiro para que ele se sinta bem.
  • Uma das dicas mais importantes para os casais apaixonados é que cada pessoa se esforce para não magoar ou ridicularizar seu parceiro. Afinal, isso pode deixar feridas em seu coração que podem prejudicar o seu relacionamento.
  • Aprenda a perdoar e pedir perdão por quaisquer erros que você ou a pessoa amada possa cometer.
  • Controle a sua frustração e o seu instinto em vez de dizer coisas das quais você pode se arrepender mais tarde.
  • Outra dica importante para casais apaixonados é dar à pessoa amada um tempo de qualidade. Essa é a melhor maneira de o relacionamento crescer.

Os ingredientes mágicos do amor

O amor é uma emoção humana tão forte que os especialistas o estudam constantemente. Eles descobriram que o amor tem três qualidades principais:

Atração

Atração é a parte “química” do amor. Refere-se ao interesse ou desejo físico/sexual que é experimentado por causa de outra pessoa.

A atração é responsável pela vontade que temos de beijar e abraçar o objeto de nosso afeto. Ela é também o que está por trás dessa mistura de constrangimento, nervosismo e excitação que sentimos quando essa pessoa está por perto.

Intimidade

Intimidade é o vínculo que desenvolvemos quando compartilhamos pensamentos e sentimentos com uma pessoa que não compartilhamos com mais ninguém.

Quando você experimenta aquela sensação de intimidade com seu namorado ou namorada, você se sente apoiado, cuidado, considerado e aceito do jeito que você é. Em vista disso, a confiança é um componente essencial da intimidade.

Compromisso

Compromisso é a promessa ou decisão de permanecer ao lado da pessoa amada apesar dos altos e baixos que possa haver no relacionamento.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Essas três qualidades do amor podem ser combinadas de maneiras variadas em diferentes tipos de relacionamento. Por exemplo, intimidade sem atração define o tipo de amor que sentimos por nossos melhores amigos.

    Afinal, compartilhamos segredos e experiências pessoais com eles, os apoiamos e sabemos que podemos contar com eles. Mas não sentimos um interesse romântico nesses casos.

    Atração sem intimidade é paixão. Assim, você se sente fisicamente atraído por alguém. No entanto, não conhece essa pessoa bem o suficiente para ter a intimidade derivada de compartilhar experiências e sentimentos pessoais com ela.

    O que define um bom relacionamento?

    Quando as pessoas se apaixonam, geralmente o relacionamento começa como atração. O desejo sexual pode fazer parte dela. Nesse estágio, os adolescentes podem sonhar acordados em namorar um novo conhecido ou nova conhecida. Além disso, eles podem escrever o nome daquela pessoa especial repetidamente ou pensar nela ao ouvir uma determinada música.

    Esses jovens com certeza sentem que esse sentimento é amor. Mas ainda não é. Não houve tempo para desenvolverem a intimidade e a proximidade emocional necessárias para que o amor aconteça.

    Visto que atração e desejo sexual são sentimentos novos e que temos ao nos dirigir a uma pessoa com quem gostaríamos de nos relacionar, não é de se surpreender que confundamos atração com amor. É tudo tão intenso, tão emocionante e tão difícil de entender…

    Saiba mais!

    A loucura e a intensidade da fase de paixão e atração desaparecem depois de um tempo. Assim como quando colocamos toda a nossa energia para vencer uma corrida, esse tipo de paixão é estimulante, mas extremo demais para durar para sempre.

    Se um relacionamento precisa durar, a intimidade deve entrar em jogo. A intensidade apaixonada do início pode ser atenuada, mas é substituída por um profundo vínculo afetivo.

    Algumas das maneiras pelas quais as pessoas desenvolvem intimidade são:

    • Aprendendo a dar e receber. Um relacionamento saudável envolve o “dar e receber” entre ambos os parceiros. Assim, o foco não está apenas no quanto uma pessoa pode receber de outra ou no quanto uma pessoa pode dar a outra.
    • Expressar sentimentos. Um relacionamento de amor e apoio permite que você expresse detalhes pessoais como gostos e desgostos, sonhos e preocupações, momentos de orgulho, decepções, medos e fraquezas.
    • Ouça e apoie. Quando duas pessoas se importam, elas se apoiam quando se sentem vulneráveis ou com medo. Eles não se menosprezam nem se insultam, mesmo quando discordam.

    Considerações finais

    Tenha sempre em mente que se apaixonar é uma das melhores coisas que pode acontecer com você. Embora com certeza você já tenha ouvido tais dicas para casais apaixonados milhões de vezes, não faz mal lê-las novamente. Ainda assim, mais importante que isso é aprender a aplicá-las.

    Tudo se torna mais mágico quando você estabelece um relacionamento saudável com a pessoa por quem se apaixonou. Por isso, nós te convidamos a se inscrever em nosso curso online de Constelação familiar. Afinal, mais do que melhorar seu relacionamento, você poderá auxiliar casais apaixonados a superar problemas com seus parceiros.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezesseis − 7 =