Constelação e Relacionamentos

Crise no casamento: sinais, motivos e dicas

motivos da crise no casamento

Uma crise no casamento é um problema de relacionamento muito peculiar e, ao mesmo tempo, muito complicado de administrar.

No entanto, os problemas conjugais podem ser resolvidos desde que ambas as partes queiram isso e se esforcem para melhorar a situação.

Neste artigo, discutiremos sinais e motivos de crise no casamento que podem ajudar muitos casais. Também daremos dicas para auxiliar os cônjuges que já tentaram resolver seus problemas, mas não viram resultados.

Motivos de crise no casamento

Aqui deixamos uma lista com as causas mais comuns para crises de casais. Se você está passando por problemas no casamento, é bem possível que você identifique uma ou mais delas em sua relação.

Indiferença e atitude passiva

A apatia geral te leva a agir como se você fosse um mero espectador e não o protagonista da relação. Assim, você se deixa levar pela indiferença e para de fazer coisas importantes para o casamento dar certo.

Além disso, você não se envolve de forma alguma com as prioridades do casal, deixando os dias passarem. Assim, o tempo e a rotina passam a ditar o sucesso ou o fracasso do relacionamento.

Falta de envolvimento

Há um almoço para os trabalhadores da empresa do seu parceiro e você não quer ir? Seu cônjuge toca em um grupo musical e você não foi vê-lo tocar?

Seu parceiro pede várias vezes para você ir àquela exposição de arte que você sabe que o deixa muito animado e você não faz nada?

Essa falta de envolvimento inevitavelmente desgasta o seu relacionamento e faz que vocês dois se afastem cada dia mais.

Falta de interesse

Você para de ouvir e não presta atenção quando seu parceiro está te contando detalhes de uma situação específica que aconteceu com ele no trabalho?

Você se esqueceu de parabenizá-lo pelo aniversário? Acredite ou não, esses pequenos gestos são importantes para alimentar o relacionamento.

Problemas de comunicação

A comunicação é um dos pilares fundamentais em qualquer relacionamento. Se houver respeito e espaço para os dois membros do casal se expressarem, vocês terão um fator de proteção em qualquer momento.

Não importa se vocês tiverem problemas no presente ou no futuro. Caso contrário o relacionamento de vocês irá por água abaixo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Abandono de projetos comuns que antes aproximavam vocês

    Vocês pararam de ir à academia juntos mesmo que apreciassem isso? Vocês não fazem mais maratonas de séries juntos porque não estão mais com vontade nem estão animados? Sem dúvidas esse é um sinal de que o casamento está em crise.

    Como superar crise no casamento

    Busque manter a qualidade do diálogo e da comunicação

    Seja próximo, humilde e tente não impor constantemente o seu ponto de vista.

    Use “mensagens para mim”

    Quando falar com o seu parceiro mostre como você se sentiu com determinada atitude em vez de acusá-lo. Diga por exemplo: “Me senti mal quando você me disse como eu tinha ficado quieto a noite toda” em vez de “você me fez sentir mal”. Isso porque falar do “você” vai causar mais conflitos e afastar o casal de uma solução.

    Melhore a assertividade

    Tente dizer as coisas quando elas te incomodarem (momento em que nos expressamos com nossas melhores palavras) e nunca quando elas te irritarem (hora em que nos expressamos com nossas melhores ofensas).

    Concentre-se no momento presente

    Tente não se lembrar de conflitos do passado ou trazer à tona velhos fantasmas do relacionamento.

    Evite olhar para culpar

    Às vezes, as reflexões de um casal em crise o levam a culpar constantemente o outro. No entanto, isso não faz sentido. Assim sendo, tente não fazer mais isso.

    Preste atenção em quando você dá um feedback

    Feedbacks expiram. Assim sendo, não demore muito para dizer o que você gostou ou não gostou quando for o momento para isso. Se algo for importante o suficiente, transmita isso para o seu parceiro. Porém, se não for relevante, deixe para lá.

    Entenda as diferenças e desacordos como normais

    Ser casal não implica em concordar em tudo. Pelo contrário, amar alguém significa respeitar as diferenças, conviver com valores divergentes e aprender com as dessemelhanças.

    Prepare momentos especiais

    Vale ser uma surpresa, um presente, uma piscadela, uma brincadeira com nuances doces e inteligentes em momentos de tensão, uma carícia, um olhar conhecedor, um corpo procurando um abraço, um detalhe inesperado, etc. Tente descobrir os detalhes e dar atenção a eles.

    Não se concentre apenas nas coisas negativas

    Tente tirar a lupa das coisas que o seu parceiro não faz bem ou das que você não gosta e tente ver a imagem inteira.

    Isso porque, quando estamos com raiva, tendemos a filtrar a realidade para focar no que não nos cabe. Experimente o exercício oposto e note quando seu parceiro está fazendo algo certo. Com certeza, você ficará surpreso!

    Reflita antes de agir e seja mais prudente

    Quando a situação fica tensa e as emoções nos oprimem, é melhor nos dar um tempo. Pare, respire, acalme-se, pense mais de uma vez, respire novamente e reflita antes de agir. Não se deixe levar por impulsos imediatos e aja melhor quando estiver com a cabeça fria.

    Aprenda a ouvir

    Aprenda a ouvir as críticas e desabafos que seu parceiro desejar lhe contar.

    Encontre atividades comuns

    Para compartilhar mais tempo juntos, recupere aquelas atividades que você gostavam de fazer e também organize novas. Vale planejar uma viagem surpresa, um jantar, uma noite de teatro, uma escapadela no campo, uma tarde no spa, etc. Depois deixe-se levar pela espontaneidade, sem obrigações, sem seguir um planejamento, curtindo por experiência própria.

    Os relacionamentos são, fundamentalmente, aquele conjunto de momentos compartilhados em que expressamos afeto e intimidade.

    Trabalhe na confiança

    Confie em seu parceiro. Assim sendo, não o sobrecarregue e não o afogue com ligações ou mensagens frequentes.

    Respeite suas decisões e seu espaço pessoal. Afinal de contas, a liberdade é o germe do amor verdadeiro. Além disso, a confiança é a chave em qualquer vínculo autêntico que queiramos preservar. Tenha em mente que você não pode viver como um casal ou ter um relacionamento saudável sem liberdade.

    Mensagem para casal em crise no casamento

    Por mais que o casal se ame, qualquer relacionamento acaba atravessando momentos ruins ao longo do tempo. Ainda assim, viver uma crise em um casamento não significa o final dele.

    Faz parte passar por esses momenos. Felzmente, enquanto houver amor e amizade, qualquer obstáculo pode ser superado. Mas é preciso que os dois lutem por isso, cada um fazendo sua parte. Para isso, é importante pensar no bem maior, no bem dos dois, e lutar por isso.

    Não se deixe levar pelos sentimentos ruins que uma discussão arrasta. Lute para recordar todos os motivos que uniram vocês, lembrando do amor e de todos os sonhos que construíram juntos!

    Considerações finais

    Muitos casais têm lindas fotos no Facebook, mas isso não significa que estão longe de um casamento em crise. A verdade é que todos nós temos problemas. Assim sendo, não sabemos quem pode estar passando pelas maiores e mais fortes crises no casamento.

    Portanto, convido você para se inscrever em nosso curso online de Constelação familiar, onde trazemos conteúdos e soluções para você melhorar o seu relacionamento familiar e amoroso. Tenho certeza de que você vai se apaixonar pelo nosso curso ao saber como poder ajudar pessoas a superarem crise no casamento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × um =