Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Como fazer uma árvore genealógica

árvore genealógica

Nesse artigo vamos ensinar você a saber como fazer uma árvore genealógica. Você pode convidar toda a família para participar dessa diversão.

Uma das atividades que costumam ser feitas na escola é a árvore genealógica. Essa atividade é realizada para que as crianças possam se aproximar de suas raízes e aprender sobre seus antepassados de forma divertida.

Assim sendo, fazer essa atividade vai ser agradável e muito instrutivo. Você só precisará de um momento de silêncio e de um pouco de material para fazê-la.

Como se faz uma árvore genealógica

A primeira coisa que precisamos fazer para começar a montar uma árvore genealógica, obviamente, é coletar nossos dados familiares. Para isso, será necessário fazer uma pesquisa genealógica.

Uma árvore genealógica pode conter todos os dados das gerações de uma família (isto é, os dados de nossos ancestrais até chegar a nós) ou ser descendente (possuir os nossos dados, bem como o de nossos filhos e netos).

Árvore genealógica com materiais recicláveis

Devemos partir da importância de ensinar às crianças, desde a mais tenra idade, a necessidade da reciclagem. Afinal, ela possui múltiplos benefícios, contribuindo para o combate das mudanças climáticas.

Além disso, podemos fazer muitos artesanatos e atividades com materiais reciclados, que podemos reaproveitar e não jogar fora.

Por isso, a partir de materiais reciclados, você pode criar uma árvore genealógica. Assim, as crianças poderão conhecer a sua história familiar de forma divertida e sem agredir o meio ambiente.

Dica

Não podemos deixar de incluir fotos de cada um dos familiares e animais de estimação em nossa árvore. Isso porque as crianças costumam gostar muito de animais, que acabam fazendo parte da família.

No início será difícil para eles entenderem que seus pais têm ou tiveram outros pais e outras relações familiares.

Por isso, é necessário começar mostrando-lhes fotos da família ou contando pequenas histórias. Dessa forma, depois será mais fácil para eles entenderem as relações.

Como fazer árvore genealógica da família

Se você quiser mergulhar em suas origens e aprender mais sobre a história de sua família, aqui mostramos o passo a passo de como fazer uma árvore genealógica. Faremos isso fornecendo algumas ideias diferentes.

Como fazer uma árvore genealógica original

Os materiais de que você precisará para criar a sua árvore genealógica são os seguintes:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

  • um grande pedaço de papelão;
  • CDs usados;
  • fotos de parentes, tanto da mãe quanto do pai;
  • cola.

Montando uma árvore da sua família

Você começará colando o primeiro CD no topo da base de papelão, com a parte brilhante voltada para fora (a foto da criança será colocada neste CD).

Em seguida, adicione dois CDs abaixo deste (onde você colocará as fotos dos pais). Abaixo de cada pai haverá mais dois CDs que serão os avós do lado paterno e materno.

Sucessivamente, o restante dos membros da família será adicionado com uma foto em cada CD (incluindo até mesmo os primos). Assim, a sua árvore estará finalizada.

Como se faz uma árvore genealógica com papelão

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 folha de papel ou cartão A3 ou A4. Ele pode ser branco ou colorido;
  • lápis de cor;
  • tesouras;
  • fotos com os membros mais diretos da família: pais, irmãos, avós, tios e primos (opcional);
  • cola;
  • revistas para recortar (opcional).

Como montar a árvore genealógica

  • Desenhe em um papelão uma árvore. Ela deve ter um tronco curto e uma grande coroa. Se preferir, você pode baixar da internet os desenhos da árvore genealógica e imprimi-los.
  • A criança deve desenhar seus parentes em uma folha: avós, pais, irmãos e, dependendo da idade da criança, tios e primos. Outra opção é revelar fotos dos familiares e colá-las na árvore. Isso fica ao seu critério.
  • Em seguida, cada uma das figuras será recortada. Você deve indicar quem é cada uma. A criança contará as características de cada membro da família: o que ele faz, como a ajuda, quais jogos ou atividades compartilha com ele, etc.
  • Para finalizar, os desenhos e fotos serão colados no topo da árvore: os 4 avós, os pais da criança, seus irmãos, tios e primos.
Leia também:  Pensamento sistêmico: o que é, como desenvolver

Quais são os diferentes tipos de árvores que posso ter?

Você pode manter simultaneamente três tipos de árvores genealógicas no site de sua família:

Uma árvore genealógica online

Essa árvore começa diretamente no site da sua família. Ele pode ser editado e visualizado online nesse local. Além disso, você pode permitir que os membros do seu site editem a árvore também.

Uma árvore genealógica GEDCOM

Ela é basicamente uma árvore online. Portanto, não pode ser iniciada a partir de uma página em branco.

Deve necessariamente ser importada do Family Tree Builder, de outro software genealógico ou de um site onde o arquivo GEDCOM está localizado. Você pode importar qualquer arquivo GEDCOM padrão para o site de sua família.

Uma árvore genealógica no Family Tree Builder

Esta árvore genealógica é construída usando o software Family Tree Builder (FTB). Você pode baixá-lo gratuitamente.

Com o Family Tree Builder, as funções de sincronização permitem que você publique a sua árvore genealógica com todas as informações e a edite. Isso pode ser feito em um software de computador ou em seu site de família online (você pode usar um aplicativo móvel).

Onde quer que você edite sua árvore genealógica, ela será sincronizada com seu site online e no Family Tree Builder em seu computador.

Principal função da árvore genealógica

A árvore genealógica é mais do que um desenho, acúmulo de dados ou histórias familiares. É um instrumento que ajuda a compreender o seu presente, melhorar as suas relações interpessoais, conhecer a origem de algumas doenças e curar feridas do passado.

Portanto, aquela tarefa que a maioria de nós realizou na escola também pode ser praticada na idade adulta. Assim, será possível descobrir a história de seus ancestrais.

Considerações finais

Nesse artigo, você entendeu como fazer uma árvore genealógica. Agora você sabe que elas têm o objetivo de retratar as relações entre pessoas que fizeram ou fazem parte das gerações de uma determinada família. Elas se caracterizam por dar uma imagem visual do conhecimento que se tem sobre os ancestrais, descendentes ou pares de uma determinada pessoa.

Hoje, as pessoas buscam as árvores genealógicas de suas próprias famílias para entenderem melhor suas raízes e seu passado genético e cultural.

Além disso, essa é uma arte muito divertida que fará com que você passe uma tarde divertida em família fazendo algo diferente. Nesse momento, você pode ensinar a uma criança novos conhecimentos e causos sobre a sua história familiar, a do país, alguma questão cultural, etc.

Conheça nosso curso de Constelação Familiar

Se inscreva no nosso curso online de Constelação familiar para ficar por dentro de todos os conteúdos incríveis relacionados à família. Inclusive você entenderá a importância de saber como fazer uma árvore genealógica. Em suma, você aprenderpa a melhorar a convivência do seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 4 =