Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diária

Amor de filho: como surge e como se expressa

O amor de filho é uma das maiores realizações dos pais, não é mesmo? Por isso, nesse artigo nós falaremos como ele surge. Então, confira agora mesmo!

O amor de filho é uma das maiores realizações dos pais, não é mesmo? Por isso, nesse artigo nós falaremos como ele surge. Ademais, como esse amor se expressa. Então, confira mais sobre esse assunto!

Como surge o amor de filho?

Quando a gente pensa na relação entre pais e filhos é notável perceber o amor de mãe. Afinal, como é ela quem gera o bebê, acaba criando laços mais fortes do que qualquer outra pessoa. Afinal, o período da gestação é longo e traz diversos desafios.

Logo, a mãe precisa readequar seus hábitos para tornar a gravidez o mais segura possível. Ainda, ela cuida de tudo que o filho irá precisar, ou seja, o enxoval, fraldas etc. Então, quando o bebê nasce, o amor pelo filho só aumenta. Já que agora ela pode ter seus filhos nos braços e olhar para ele.

Contudo, o amor de filho pode não ser assim tão imediato, mas ele pode surgir em poucos meses de vida. Porém, há quem acredite que já na gestação o bebê pode comunicar amor com a mãe. Em especial quando ela conversa com ele ou quando coloca alguma música.

Desse modo, a mãe já cria uma relação com o bebê, que quando nasce reconhece a voz da mãe. Assim, sua adaptação ao mundo externo se faz de maneira mais rápida e segura. Desse modo, será mais fácil identificar a voz da mãe e expressar seu amor por ela.

Seja exemplo de amor para o seu filho

Sendo assim, o mesmo pode acontecer com os pais. Não é porque não são eles que geram os filhos que não devem demonstrar amor. Logo, assim como as mães, os pais devem conversar com os filhos ainda na gestação. Desse modo, o bebê aprenderá a reconhecer a voz do pai.

Nesse sentido, percebemos que o amor de filho se vem pelo exemplo. Pois, o filho irá se comportar de forma semelhante aos pais. Então, se eles têm o hábito de cantar, conversar com o bebê e sorrir, logo ele irá repetir tais atitudes.

Então, se os pais não demonstram o amor que têm para com seus filhos, dificilmente os filhos vão retribuir esse amor. Ou seja, se você não abraça e beija seu filho, não espere que ele também tenha tais atitudes. Porém, essas não são as únicas formas de demonstrar amor.

As diferentes expressões de amor

Isso porque, conforme a criança cresce ela tem outras fontes de informação. Então, seu repertório cultural aumenta, assim como as demonstrações de sentimentos como o amor. Logo, o contato com outras pessoas da família e com os amigos da escola expandem as relações do seu filho.

Então, a criança aprende a identificar inúmeras maneiras de demonstrar amor. Seja no desenho que ela assistiu na escola, seja com a professora da escola ou até mesmo num dia na casa dos avós. O importante é que ela saiba reconhecer e expressar seus sentimentos.

Por exemplo, não é porque a criança seja tímida que ela não saiba demonstrar amor. Pois, ela pode fazer um desenho ou deixar um bilhetinho para os pais. Ainda, há crianças que arrumam a mesa para o jantar e capricham na decoração.

Há também crianças que expressam amor ao deitar no colo dos pais enquanto assistem algo na televisão. Outros ainda, podem fazer carinho momentos antes de dormir. Ou ficar do seu lado em atividades rotineiras, enquanto você está preparando o café da manhã ou jantar, por exemplo.

Para entender melhor

Sendo assim, os pais precisam conhecer seus filhos. Só assim saberão como eles correspondem aos sentimentos que recebem. Portanto, não acredite que há apenas uma forma de demonstrar amor e também evite fazer comparações. Pois, cada filho é um ser humano único!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Então, aprenda a identificar as demonstrações de amor e valorizá-las. Isto, é, valorize os esforços que seu filho faz, mesmo que não tenha sido o presente perfeito. Por isso, cada recordação que ele faz na escola ou cartão que desenha para você devem ser vistos com amor.

Leia também:  Há amigos mais chegados que irmãos

Então, evite criticar os defeitos e sempre incentivá-los no dia a dia. Dessa forma, você educa seu filho de forma mais positiva. Além de tornar o ambiente da casa mais agradável para todos que moram lá.

Amor de filho na adolescência

Por mais que para muitos pais esse período é cheio de conflitos, os filhos podem demonstrar amor na adolescência. Sendo assim, considere os momentos em que seu filho prefere ficar contigo em vez de sair com os amigos. Ou ainda quando te ajudam em alguma tarefa.

Pois, temos a impressão de que os filhos nessa fase são egoístas. Logo, ao ajudar nas tarefas de casa quando você não pede é uma demonstração de amor. Desse modo, podemos considerar amor quando ele se esforça para ir bem na escola e em outras atividades que faz.

Queremos também deixar o alerta para que você valorizar esses momentos. Pois, assim você se aproxima mais do seu filho em vez de afastá-lo. Ademais, ele saberá que pode contar contigo.

Então, como o amor de filho se expressa na vida adulta?

Quando os filhos crescem eles passam a viver as suas próprias vidas, muitos até saem da casa dos pais e formam suas próprias famílias. Contudo, isso não significa que o seu filho te esqueceu, mesmo que ele não passe mais tanto tempo com você.

Muitos pais, principalmente quando chegam na velhice, se sentem sozinhos. Por isso, a maior expressão de amor é o tempo que os filhos passam para visitá-los e não necessariamente presentes caros. Logo, os pais gostam de conversar e saber mais sobre a vida deles. Ou seja, mais do que fazer isso apenas em datas comemorativas.

Ainda, os pais também começam a depender dos filhos para cuidados básicos, como consultas médicas e as compras do mês. Então, muitos filhos demonstram seu amor aos pais com esses cuidados, pois os papéis se invertem. Desse modo, a relação entre pais e filhos se torna cada vez mais forte.

Considerações finais sobre amor de filho

Então, viu como o amor de filho varia conforme a idade? Ainda assim, esse amor só será demonstrado se ele sentir que também é amado pelos seus pais. Isso porque muitos pais esperam que os filhos demonstrem amor, mas pouco fazem para demonstrar amor por eles.

Dessa forma, se você quer saber melhor como melhorar as suas relações, faça nosso curso online de Constelação Familiar. Assim, você saberá identificar as raízes de diversos problemas familiares e resolvê-los. Portanto, saberá reconhecer o amor de filho, expressando as suas melhores qualidades. Por isso, não perca tempo e inscreva-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 15 =