Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diária

Felicidade em família: o que é, como alcançar?

Você sabe o que é felicidade em família? Então, fique atento porque nesse artigo falaremos sobre esse assunto. Ademais, traremos algumas dicas para você!

Você sabe o que é felicidade em família? Então, fique atento porque nesse artigo falaremos sobre esse assunto. Ademais, traremos algumas dicas para você colocar em prática! Por isso, confira agora mesmo!

O que é felicidade em família?

A primeira coisa que precisamos falar sobre a felicidade em família é que esse conceito é muito subjetivo. Ou seja, depende dos valores que cada núcleo familiar constrói. Isso porque as pessoas são múltiplas, logo, seus desejos e felicidade variam muito.

Então, se para a sua família felicidade é sair para fazer compras, para outras pode ser uma viagem. Ainda, uma noite de jogos ou até mesmo maratonar uam série no conforto do sofá. Ademais, a felicidade pode mudar ao longo dos tempos.

Sendo assim, o que fazia a sua família no passado, pode não trazer a mesma satisfação no presente. Um exemplo clássico seria um passeio que os pais fazem com os filhos  pequenos, como ir a um parque de diversões. Contudo, com a chegada da adolescência e outros fatores, esse programa já não traz mais feclidade.

Sobre a felicidade na vida familiar

Desse modo, a felicidade não é algo permanente e imutável. Mas que sofre alterações devido às mudanças temporais e formação da personalidade de cada integrante da família. Por isso, é difícil encontrar algo que atenda às expecxtativas de todos.

Nesse sentido, é importante destacar a definição de felicidade. Assim, segundo o Dicio, a felicidade está atrelada às ideias de estado, sensação, condição e circusntância. Ou seja, ninguém vive o tempo todo feliz e esperar a felicidade plena para a sua família em todos os momentos é uma ilusão.

Afinal, todas as pessas enfrentam problemas no dia a dia. Seja questões relacionadas às finanças, enfermidades ou insatisfação na vida profissional. Então, como consequência, as decepções e influenciam na dinâmica familiar. Contudo, a diferença se dá quando vencemos essas barreiras para ser feliz em família.

Como alcançar a felicidade em família?

Diante do que foi exposto, agora sim podemos falar das dicas para alcançar a felicidade em família. Por isso, reflita sobre as nossas sugestões a seguir!

1. Conheça e valorize a personalidade de cada membro da família

Como dissemos, cada pessoa tem a sua personalidade. Sendo assim, a felicidade familiar depende do equilíbrio de todas essas personalidades. Em especial na fase da adolescência que é tão complexa e desafiadora. Sendo assim, se atente ao que cada pessoa em sua casa goste de fazer e principalmente o que não gosta.

Por exemplo, se o seu marido não gosta muito de festas, um aniversário surpresa cheio de convidados não é a melhor opção. Por outro lado, se a sua esposa não gosta de atividades ao ar livre, propor um acampamento pode trazer inúmeras frustrações para todos: tanto a esposa, quanto para os demais que queriam um passeio sem discussões.

2. Aprenda a ceder de vez em quando

Voltando à ideia do equilíbrio, muitas vezes cada pessoa deverá aprender a ceder. Por isso, é tão importante conhecer os limites de todos. Mas ao mesmo tempo pensar também que uma determinada atividade que você não goste deixará os demais felizes.

Pois, é preciso considerar que ser feliz em família é estar junto, dando apoio e suporte, mesmo que você precise abrir mão de algumas coisas. Então, se você é uma pessoa matinal, enquanto sua irmã não é, evite fazer muito barulho quando acordar.

Se você não gosta de lavar roupa, se comprometa com outras tarefas de casa. Ou então faça quando a pessoa responsável por isso estiver impossibilitada.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

3. Escute mais

Muitas pessoas carregam diversas mágoas por guardar suas aflições. Desse modo, crie o hábito de escutar mais. Pode parecer besteira, mas essa experiência pode dar conforto. E isso não vale apenas para as situações de emergência, mas para as atividades do dia a dia que geram boas risadas.

Leia também:  Resolvendo conflitos usando a Constelação Sistêmica

Já reparou como em filmes e séries norte-americanos têm sempre aquela cena clássica do jantar em que todos falam sobre como foi o dia? Portanto, aprenda a escutar mais o que seus familiares têm a dizer, e, preste atenção ao que eles estiverem contando.

4. Transforme as adversidades em boas memórias afetivas

Para exemplificar essa dica, vamos falar sobre a série “This is us”. Durante um feriado de Ações de Graças, quando os filhos ainda eram pequenos, os Pearson acabam ficando presos em um motel. Isso porque eles estavam fazendo uma viagem de carro para ir à casa dos pais de Rebecca.

Entretanto, o dia trouxe diversos problemas, desde às brigas das crianças, ao carro que quebra no meio da estrada. Como estava no meio da noite, eles não podem seguir com a viagem. Então, Jack faz de tudo para tornar o feriado o mais marcante para todos.

Assim, em vez de comer o tradicional peru, eles comem o que tinha disponível: cachorro-quente assado coberto de queijo, além, de uma espécie de biscoito. Para entreter a família, Jack interpreta o jeito “estranho” do dono do motel, Rick usando um determinado chapéu. Por fim, a família assiste à Loucademia de polícia 3, o único filme disponível no quarto.

Mesmo não sendo o que foi planejado, a família gosta muito desse dia. Assim, fazem questão de reproduzir essa tradição todos os anos. Ainda mais depois da morte de Jack e de torná-lo sempre presente. E ainda, passar os costumes para os filhos e netos.

5. Faça atividades que despertem o companheirismo e a amizade

Na maioria das vezes, os nossos melhores amigos não fazem parte da nossa família. Contudo, os pais devem estimular a união dos irmãos sempre que possível. Nesse sentido, buscar programas para unir a todos é fundamental para a felicidade em família.

Sendo assim, estejam todos presentes em momentos importantes, como as competições esportivas. Além disso, valorizem as apresentações escolares e formaturas. Ademais, outros programas ideais para fazer em família são dias no parque, na praia ou no campo.

Pensando nisso, vocês todos podem fazer uma atividade juntos, como um curso de gastronomia, dança ou teatro. Assim como fazer algum serviço comunitário ou sair com os animais de estimação para passear. Porém, reforçamos que o ideal é preservar um tempo de qualidade para desenvolver as relações familiares.

Considerações finais sobre felicidade em família

Por fim, todas essas dicas visam a felicidade familiar, assim como a harmonia. Pois, ela é essencial para o equilíbrio de todos no ambiente em que convivem. Portanto, felicidade em familiar é muito mais do que os valores materiais, mas sim as experiências que são construídas e fortalecidas ao longo dos anos.

Sendo assim, se você quer saber outras dicas para alcançar a felicidade em família, faça nosso curso online de Constelação Familiar. Dessa forma, você aprenderá ferramentas para lidar com as diferenças e conflitos com as pessoas à sua volta. Então, não perca tempo e inscreva-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + sete =