Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Amizade: conceito na Constelação Familiar

amizade significado para constelação familiar

A amizade é muito importante para o desenvolvimento de um indivíduo. Esse é um vínculo afetivo que cria um sentimento de querer bem ao outro, se doar, e ser leal. Mas, o que é amizade, conceito tão falado e pouco compreendido e vivenciado? Veremos a resposta do ponto de vista da Constelação Familiar e Sistêmica.

Nesse contexto, destaca-se a importância da família, que através da amizade, abrirá caminho para que seus filhos sejam seletivos em suas próprias amizades. Isso diz respeito ao hábito de diferenciar os verdadeiros dos falsos. Assim, estabelecendo uma convivência harmoniosa no âmbito familiar e social.

De que forma a família influencia na escolha dos amigos de seus filhos?

O ambiente familiar deve ser um lugar de calma, diálogo e respeito. Desta forma, será transmitido de forma inconsciente à criança, que a amizade é um tipo de relacionamento que nos ajuda a aprender e respeitar as diferenças.

Assim, a ideia de um convívio harmonioso e de respeito devem ser fixados na mente da criança ainda nos primeiros anos de vida.

O peso da influência familiar para o caráter da criança

Ainda que as amizades na escola, na rua possam influenciar no caráter da criança, a família ainda deve ser o principal referencial da criança. Assim, é a família que vai guiá-la em sua conduta e que estará sempre aberta ao diálogo. Além disso, os pais é quem podem definir quem permanece ou não, no círculo de amizade da criança.

É responsabilidade da família, proporcionar às crianças, experiências positivas, tais como: paciência, amor, perdão, recompensa, gratidão e união. Quanto mais fortes estas ideias estiverem na cabeça da criança, mais ela estará predisposta a repetir estas ações com os outros. Dessa forma, se tornando segura e vivendo de forma tranquila e harmônica em sociedade.

Impacto de experiências negativas no comportamento da criança

Experiências negativas no ambiente familiar, sem dúvidas, não são nada saudáveis para o desenvolvimento de uma criança. Nesse contexto, isso se torna pior se essas experiências são frequentes, pois elas podem gerar um comportamento de insegurança, passividade, dependência e introversão.

Vivenciar experiências negativas durante a infância pode gerar uma criança influenciável e conformista. No entanto,  um ambiente familiar harmonioso coloca a criança em posição de se tornar influenciadora. E o melhor: de forma positiva.

A amizade e figuras de influência na família

De forma geral, as primeiras referências comportamentais de uma criança, são os pais e irmãos mais velhos.

Isso nos traz à mente o que ouvimos de nossos pais e avós: “tem que ser exemplo”. Pois bem, é exatamente isso. Nesse contexto, a família define o comportamento da criança através de suas atitudes. Assim sendo, não adianta cobrar uma atitude responsável e segura de uma criança, se o ambiente familiar não é propício.

Visitas de amigos em casa

Muitos pais tratam as amizades de seus filhos de forma secundária. Assim, não se dão conta de que uma amizade, em especial destes amigos os quais as crianças trazem em casa, ajuda na tarefa de conhecer a si próprio. Dessa forma, as crianças aprendem a se superar e se autocorrigir.

Ao lembrarmos de nossa própria infância no vêem a mente memórias de nossas amizades. Grande parte de nós viveu momentos felizes e de diversão, mas também algumas brigas. Quem não se lembra de ir à casa de um amigo, almoçar lá, assistir TV, ficar horas e horas só jogando conversa fora… falando do novo filme que vai estrear…

Ao passo que amizade se fortalece, as crianças estabelecem uma relação de confiança, compartilhando seus problemas, alegrias e seus medos também. Enfim, a vida se torna mais significativa quando se tem amigos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Como os pais podem encorajar os filhos a se relacionar socialmente de forma positiva?

A princípio o pai pode elogiar algum comportamento que seu filho teve para com seu amigo. Assim, é possível criar uma aproximação, ainda que discreta, da família do amigo, para o conhecer melhor. Também é possível permitir que o amigo durma em casa e promover atividades divertidas para as crianças.

Leia também:  Uma família de dois: resumo do filme

Uma alternativa interessante é nas férias levar o amigo junto com vocês em uma viagem curta. Isso pode promover a amizade desta criança com seus outros filhos. Ademais, permita e incentive seu filho a presentear seus amigos em alguma data especial. Assim, você encontrará no dia-a-dia diferentes possibilidades de promover uma amizade saudável e feliz.

Quais perguntas você precisa fazer a si mesmo para criar um filho sociável e feliz?

  • Mantenho uma relação próxima com todos os membros da família?

  • Existe um clima de autoritarismo ou cooperação para tomada de decisões nesta casa?

  • Cooperação dos membros da família ou individualismo?

  • Você gratifica seu filho por essas relações sociais ou você simplesmente não aceita os amigos deles em sua casa?

  • Qual sua relação com seus próprios amigos

Se você encontrou problemas em suas respostas, algo que de alguma forma esteja prejudicando o crescimento saudável de seu filho, tente seguir nossas recomendações. Além disso, acompanhe sempre os nossos artigos, dentre outras fontes de aprendizado como revistas, livros sobre educação infantil.

Como gerenciar os conflitos familiares sem prejudicar o crescimento dos filhos?

Sabemos que todas as famílias enfrentam problemas, como discussões e momentos de tensão. No entanto, não permita que seu filho cresça em um ambiente tóxico de violência, xingamentos, discussões constantes.

E se não houver saída e a criança inevitavelmente vai enfrentar uma situação traumática

Em uma situação, por exemplo, em que os pais estão se divorciando, não é possível evitar que a criança sofra. Neste momento, as relações sociais dela podem mudar, e ela pode passar ser mais introvertida.

Se realmente não tem solução, você agora terá a missão de tornar esse momento menos pior para a criança. Dessa forma, estabelecendo uma relação mais forte de amizade, além de voltar a encorajá-la a manter-se próxima de seus amigos.

Leve seu filho para ser acompanhado com psicólogo, pois é muito importante que seu filho exponha seus problemas, e nunca se feche em seu próprio mundo.

Preciso ser perfeito?

Sabemos que como seres humanos, sempre vamos falhar em algum ponto, e portanto ainda que você falhe em algum momento, busque por soluções, formas de melhorar.

Você precisa ter em mente que, outra vida depende de você e ainda que nenhum de nós sejamos perfeitos, temos de ser melhores possíveis, aprender com nossos erros e ajudar nossos filhos se desenvolverem em todos os aspectos.

Quais as vantagens de manter uma relação próxima dos amigos dos seus filhos

A vantagem é descobrir com quem seu filho está se relacionando, de que forma eles estão influenciando um ao outro, e qual o impacto disso.

Além, claro, de se tornar próximo desta criança, promovendo bons momentos para ambos.

Torne seu filho autor de sua própria história, entenda a importância da amizade para ele e tenha atitudes positivas que o nortearão dia após dia, e farão com que ele seja uma pessoa segura e assertiva.

Gostou do nosso texto? Ele foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo.

Para que mais pessoas aprendam sobre amizade, curta nossa página no Facebook e compartilhe este texto! Além disso, você pode fazer o nosso curso EAD sobre Constelação Familiar que ajuda muito no tratamento dos relacionamentos. Saiba mais sobre nosso curso e sobre Constelação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =