Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Terapias naturais e terapias holísticas: 3 tipos

terapias naturais e holísticas

O que são terapias naturais e terapias holísticas? Em que consistem essas terapias? Neste artigo, vamos fazer um resumo sobre a matéria e destacar três tipos de terapias.

As terapias naturais e holísticas são técnicas que vêm o ser humano como um todo. Elas buscam compreender o todo de cada individuo, desde as suas crenças pessoais, educação, contexto social, personalidade e situação de vida. Dessa forma, lidam com todos os detalhes que nos fazem ser seres humanos únicos.

São naturais porque não recorrem ao uso de medicamentos químicos e holísticas justamente porque abordam o todo do indivíduo. Assim sendo, não analisam apenas o problema em questão. Podem ser chamadas também de terapias integradas pela integração do todo.

A compreensão do todo envolvente do indivíduo permite compreender como a pessoa se relaciona consigo mesma e com o outro. Assim, quando a pessoa está bem consigo mesma, ela transmite energias positivas àqueles que a rodeiam.

No entanto, quando o indivíduo não se sente bem consigo mesmo, devido a questões internas ou externas a ele, acaba atraindo para si diversas dificuldades emocionais. Assim sendo, isso atrapalha seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos e sua felicidade como um todo.

Consequentemente, isso afeta a saúde física e emocional da pessoa. Nesse contexto, é justamente aqui que entram as terapias naturais e holísticas: usando técnicas e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento das virtudes necessárias para a gestão desses conflitos.

Assim, a positividade vai ganhando novamente espaço e a negatividade vai perdendo a força até deixar de se manifestar. No entanto, isso tudo ocorre de forma subtil e natural, sem qualquer tipo de sofrimento.

Muitas pessoas viajam em busca deste tipo de terapias em países orientais como a Índia por exemplo. No entanto, já é possível encontrar todas estas terapias aqui no Brasil, com diversos terapeutas especializados nas mais diversas técnicas holísticas.

Que tipos de terapias holísticas existem?

Existem diversos tipos de terapias naturais e holísticas. Vejamos as três mais conhecidas e muito usadas no mundo ocidental e, especialmente, aqui no Brasil.

Shiatsu

A técnica do shiatsu pode se parecer muito com uma massagem. No entanto, ela incide em pontos energéticos fundamentais para o equilíbrio do nosso corpo e mente. Nesse contexto, o principal objetivo deste método holístico é compreender em que pontos existe um excesso ou uma carência energética. Dessa forma, busca-se o equilíbrio desse fluxo.

Desta forma, é possível promover diversas melhoras quer ao nível da saúde física como mental. Nesse contexto, os resultados são notáveis desde a primeira sessão e tem sido cada vez mais procurado como tratamento complementar ou como forma de relaxamento e encontro pessoal.

Psicoterapia holística

Este é um processo muito interessante de auto-conhecimento que desenvolve a importância e a força do auto-equilíbrio. Permite compreender que temos uma responsabilidade quanto a isso.

Nosso bem-estar emocional e nossa saúde dependem de muitos fatores e são consequência de nossas atitudes pessoais. Nesse contexto, a psicoterapia holística nos faz ver isso de uma forma muito consciente e utiliza técnicas de acordo com a situação de cada um.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Uma das técnicas empregadas é a regressão terapêutica, em que é possível rever memórias e vivências passadas que nos ajudam a compreender ações presentes que, muitas vezes, nos impedem de ter saúde ou paz interior.

As pessoas que procuram este tipo de tratamento são, sobretudo, aqueles que buscam a harmonia e equilíbrio em suas vidas. Assim, essa terapia atua como uma forma de reajuste que possibilita uma maior qualidade de vida.

Aromaterapia

Esta prática consiste em usar óleos essenciais naturais, extraídos das flores, folhas, raízes ou caules de plantas que têm um efeito medicinal. Dessa forma, elas auxiliam na melhora da qualidade de vida, no equilíbrio das energias corporais.

Leia também:  Neurolinguística, PNL e Inteligência Emocional: definições (objetivas)

Esta técnica tem grande embasamento científico e os seus resultados são muito positivos, sobretudo ao nível da promoção do bem-estar do indivíduo. Nesse contexto, a escolha dos óleos são feitas por um especialista em aromaterapia de acordo com a necessidade de cada um.

Estes são três dos exemplos de muitos tipos diferentes de terapias naturais e holísticas. Nesse contexto, são outros exemplos o reiki, a acupuntura, a hipnose, a regressão, o ioga e a meditação. Todas estas são formas de buscar o equilíbrio entre corpo e mente de uma forma natural.

 

Mais considerações sobre terapias naturais e holísticas

O mais importante a salientar aqui sobre estas terapias é que elas dão ao indivíduo as ferramentas que ele deve usar em benefício de si mesmo. No entanto, o principal trabalho deve ser feito pelo próprio, diariamente, descobrindo seus potenciais e eliminando de si os sentimentos que o bloqueiam e aprisionam.

Sentimentos como mágoas, raivas, ressentimentos e vingança são hábitos negativos que contribuem para o nosso desiquilíbrio pessoal e causam problemas emocionais e físicos. Assim, a mudança deve ser feita de dentro para fora. Dessa forma, de modo a eliminar os sofrimentos internos que carregamos, por vezes, por tanto tempo.

Assim, a melhor forma de conseguir isso é sempre através do amor. Dessa forma, através dele, deixarmos de ser dependentes e de alimentar os sentimentos negativos dentro de nós. Portanto, desejar e alimentar o positivo permite ao ser humano ampliar seus potenciais e atingir o tão almejado equilíbrio que deseja.

Nesse contexto, as terapias vão auxiliar você na busca desse caminho. Assim, através do seu livre- arbítrio e da sua personalidade, a melhor forma de lidar com essas emoções que bloqueiam sua qualidade de vida fica mais evidente.

 

O processo de melhora não é imediato

Tudo isso não ocorre do dia para a noite. Trata-se de um processo que deve ser treinado e aplicado diariamente dentro de nosso íntimo, com força de vontade e amor. Nesse contexto, o amor é sempre o melhor caminho para a busca de si mesmo.

Só quando o individuo reconhece o amor dentro de si, ele passa a ser capaz de compreender melhor suas emoções.

Acreditar que esse é o caminho para a felicidade e equilíbrio, ajuda a fazer com que as emoções negativas percam sua força. Assim, as positivas ganham novo vigor. Gerir as emoções negativas perante as situações mais diversas do cotidiano é uma tarefa complexa mas possível.

Para isso, reconhecê-las é parte importante do processo. Ademais, ter técnicas que auxiliem na compreensão destas é uma grande ajuda para a melhoria da nossa qualidade de vida como um todo.

As terapias naturais e holísticas tem o seu papel justamente no auxílio do percurso. Assim, mostram ao cliente que ele tem todo o potencial dentro dele mesmo. O fundamental nesse contexto é a aplicação diária das práticas que auxiliam a manter a energia positiva e equilibrada.

Assim, é importante afastar pensamentos negativos. Além disso, é importante não alimentar emoções que bloqueiam nossa qualidade de vida e causam doenças.

As terapias naturais e holísticas são uma grande ajuda nesse processo pessoal de reconhecimento. Uma vantagem é que você pode escolher a que melhor se adapta à sua realidade.

Nesse contexto, procure sempre profissionais especializados e credenciados na área. Isso para que possam ajudá-lo da melhor forma a buscar a terapia mais indicada para você. No entanto, caso você queira ser este profissional, confira nosso curso EAD para se formar em Constelação, que é também uma forma de terapia holísticaConheça mais informações sobre nosso Curso Online de Constelação para mais informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =