Transtornos e Doenças

Acalmar a ansiedade: 7 técnicas e dicas simples

Acalmar a ansiedade é essencial para encontrar a calma no dia a dia. Por isso, confira as 7 dicas que trouxemos nesse artigo! Não perca e confira agora!

Acalmar a ansiedade e encontrar a calma no dia a dia é o resultado de uma mescla de ações para cuidar tanto da mente quanto do corpo. Todavia, a ansiedade é uma emoção forte que todos conhecemos.

Existem aqueles que estão mais propensos a experimentar estados de ansiedade e aqueles que, por outro lado, são mais calmos por natureza. Embora às vezes sejam necessários medicamentos e terapia, adotar dicas e estratégias pode fazer toda a diferença. Dito isto, vejamos 7 técnicas para acalmar a ansiedade.

Entenda o que é a ansiedade

A ansiedade é a reação natural de sua mente e corpo a situações estressantes. Estresse é qualquer coisa que ameace o seu bem-estar. Assim, essa ameaça pode ser física, emocional ou psicológica, o que faz com que você tenha respostas diferentes.

Dessa forma, a ansiedade pode aparecer como uma resposta fisiológica, como respiração pesada ou suor; uma resposta emocional, como raiva ou preocupação. Na maioria dos casos, o evento que causa sua ansiedade é apenas temporário e os sintomas desaparecem.

Nesse sentido, a pandemia do coronavírus apresentou uma variedade de ameaças ao bem-estar, desde nossa saúde até nossos empregos, nossas rotinas e nosso estilo de vida normal.

Por essa razão, aprender a lidar com situações difíceis e estressantes, sejam elas de curta duração ou sem um ponto final óbvio, é uma ótima ferramenta para manter sua saúde mental.

Os sintomas mais comuns da ansiedade

Alguns dos sintomas físicos e cognitivos mais comuns de ansiedade são:

  • Insônia e falta de descanso: você tem dificuldade para adormecer ou leva mais de meia hora para adormecer;
  • Tensão nos músculos e tiques musculares: também ocorre em movimentos involuntários da mandíbula ao apertar os dentes (bruxismo);
  • Dores de estômago e desconforto digestivo: a ansiedade e o estresse tendem a se concentrar na área do estômago. Quando somatizamos, este é um dos primeiros órgãos a acusá-lo;
  • Medos estúpidos: você começa a ter insegurança e a viver com medo. Existe até medo de realizar atividades cotidianas que não representem perigo ou ameaça.

7 dicas para acalmar a ansiedade

Aqui estão algumas maneiras simples de lidar com a ansiedade quando ela surgir em sua vida.

1. Mantenha uma vida saudável

Para acalmar e evitar a ansiedade, priorize alimentos com nutrientes necessários ao sistema nervoso, como vitaminas B e magnésio. Alguns deles são chocolate amargo, banana, aveia ou nozes.

Também é recomendado que você tente reduzir a ingestão de cafeína, bebidas energéticas e refrigerantes. A cafeína estimula o sistema nervoso e pode agravar os sintomas de ansiedade.

Sem dúvida, manter um estilo de vida saudável é um dos princípios fundamentais do tratamento para acalmar e combater a ansiedade.

2. Ansiedade como acalmar: respire fundo

Os exercícios de ancoragem são uma técnica comum usada para conectar a mente com o corpo e acalmar pensamentos ansiosos. De acordo com pesquisadores, é recomendado fazer alguns exercícios de respiração profunda quando você notar que sua ansiedade está aumentando.

Para praticar, inspire pelo nariz contando até cinco e, em seguida, expire pelo nariz contando até cinco. Repita esse processo por cinco minutos inteiros até sentir que seu corpo começa a relaxar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    3. Identifique os seus sinais de alerta

    Embora todos experimentem ansiedade, a forma como as pessoas a vivenciam pode variar muito com base em sua personalidade, genética e experiências anteriores. Isso pode incluir mãos trêmulas, aperto no peito, batimento cardíaco acelerado, palmas das mãos suadas, inquietação e pensamentos acelerados.

    Além disso, as coisas que desencadeiam a ansiedade podem ser diferentes para pessoas diferentes. Tudo, desde empregos exigentes a problemas financeiros, fumo e uso de álcool, pode influenciar sua ansiedade.

    Portanto, conhecer os seus gatilhos e sinais de alerta exclusivos pode ajudá-lo a acalmar e reconhecer quando você precisa dar um passo atrás e resolver a situação.

    4. Priorize exercícios físicos

    O exercício físico é outra abordagem comprovada para gerenciar problemas de saúde mental, como depressão, ataques de pânico e ansiedade.

    Dessa forma, os especialistas recomendam fazer pelo menos trinta minutos de exercícios aeróbicos cinco vezes por semana para melhorar seu humor e queimar os hormônios do estresse em seu corpo, como o cortisol.

    Logo, isso pode incluir corrida, ciclismo, caminhada, caminhada, ciclismo, dança. Ou qualquer outra coisa que você goste de fazer que o ponha em movimento e aumente sua frequência cardíaca.

    5. Tenha um sono de qualidade para acalmar a ansiedade

    O sono é a raiz da nossa saúde e bem-estar porque é a hora do nosso corpo relaxar e se recarregar todos os dias. Sem sono suficiente ou de qualidade, seu desempenho no trabalho ou na escola pode ser prejudicado.

    Além disso, seu risco de lesões aumenta, seu humor diminui e você pode correr um risco maior de ter problemas de saúde como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

    Sendo assim, adicionar exercícios ao seu dia, construir tempo para relaxamento mental pode ajudá-lo a dormir mais rápido e a descansar melhor a cada noite.

    6. Olhe as coisas pelo lado bom

    O poder do humor e da gratidão não podem ser subestimados quando se trata de controlar seus sintomas de ansiedade. Isso porque, a negatividade pode facilmente tomar conta de sua mente e distorcer o quão ruim a situação parece ser.

    Por outro lado, o humor o ajuda a recuperar o senso de poder e o riso diminui os níveis dos hormônios do estresse. Ao mesmo tempo que aumenta o nível de endorfinas em seu corpo.

    Portanto, mudar o foco para as coisas que estão indo bem em sua vida e procurar maneiras de ser grato pode ajudar muito a lidar com sua ansiedade.

    7. Pratique a atenção plena para acalmar a ansiedade

    Quando você está sobrecarregado de estresse, é comum sentir que está perdendo o controle. Por isso, conscientização e atenção plena são ótimas ferramentas para ajudá-lo a recuperar um pouco desse controle e administrar suas emoções.

    Está comprovado que atividades como ioga e meditação proporciona alívio natural da ansiedade, concentrando-se no auto-alívio. Além disso, quando sua ansiedade aumenta, pode ser difícil para você pensar em outra coisa.

    No entanto, encontrar uma distração saudável pode dar ao seu cérebro algo mais com que interagir, de modo que você possa se livrar de seus pensamentos estressantes.

    Considerações finais sobre como acalmar a ansiedade

    Agora que você já sabe como ansiedade afeta a sua vida, é importante monitorar seus sintomas e identificar quando ela começa a dominar. Se você notar que sua a ansiedade está começando a afetar seus relacionamentos, sua vida profissional ou sua saúde, converse com seu médico ou profissional de saúde mental.

    Além disso, se você deseja aprender mais ferramentas e técnicas para acalmar a ansiedade e trabalhar melhor os seus relacionamentos, se inscreva em nosso curso online de Constelação Familiar. Com aulas 100% Ead, você terá acesso a conteúdos exclusivos e de qualidade. Então, não perca esta oportunidade e mude a sua vida agora mesmo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    18 − 14 =