É comum para algumas pessoas experimentar algum bloqueio em suas vidas e atribuir isso ao relacionamento familiar. Contudo, a própria maneira como enxergamos isso contribui de maneira direta à nossa postura em relação a nossa própria existência. Portanto, entenda melhor o que Bert Hellinger quis dizer sobre tomar os pais e como isso nos afeta.
O que é tomar os pais?
Tomar os pais na Constelação familiar significa aceitá-los e honrá-los da melhor maneira que a gente puder. Isso porque o respeito e a compreensão dados aos genitores influencia de forma direta na vida de todos, especialmente a nossa, já que estamos progredindo com mais fluidez e urgência.
É comum a qualquer pessoa enfrentar momentos quase que impossíveis de viver ou superar em sua jornada de vida. Tudo isso faz parte das ramificações negativas que a pessoa cultivou em seu próprio passado. Quando negamos nossos pais e impedimos que o amor da existência chegue até nós, perdemos a força necessária para vencer esse tipo de situação.
O significado de tomar os pais é entender a forma como eles viveram a vida e puderam partilhá-la conosco. De todo modo, essas pessoas fazem parte da nossa construção de vida e permitiram nossa passagem por ela. Por isso, honrá-los significa que estamos de acordo com o seu amor e queremos que isso se referencie em nosso futuro.
O sucesso vem dos pais
No momento em que deixamos de tomar os nossos pais, o sucesso da vida acaba sendo interrompido. Isso vem através das coisas simples também, como dizer que são difíceis e que não valem o esforço. Mesmo que de forma indireta, estamos dizendo “não” para eles e, consequentemente, para nossa própria vida.
O plano de vida existencial de qualquer pessoa é alcançar a ordem, de modo que viva juntamente com o equilíbrio. Tomar os pais na Constelação familiar envolve a disposição em colocar as coisas no lugar para restabelecer essa ordem. Assim que nos solidificamos, permitimos que o sucesso possa ser plantado e se instale em nossas vidas.
Bert Hellinger nos ensinou que nós, os filhos, devemos simplesmente aceitar nossos pais como eles são. Isso sem separar o que gostamos neles e o que não gostamos e queremos mudar. Por meio da fusão existencial de nossos pais como eles são/foram exatamente, receberemos a força da vida.
Não seja um juiz
Tomar os pais segundo Bert Hellinger é uma entrega de humildade de nossa parte em que não nos achamos superiores. Ainda que eles tenham nos ferido, a lei da ordem permanece ativa e em seu lugar. Dizemos “sim” para eles sem fazer julgamentos ou qualquer escolha ácida sobre a imagem deles com humildade e respeito.
O campo familiar é sensível a isso, capaz de entender essa movimentação e nos dar um feedback, uma resposta. De modo mais simples, seria como abrir a passagem da água em uma terra castigada pela seca. A vida volta a fluir em nós, no caso, a felicidade com o mundo onde estamos.
Quando evitamos julgamentos conseguimos nos aproximar de uma resolução duradoura e que é difícil de alcançar. Tomar os seus pais é uma estrada de purificação longa, mas necessária ao seu crescimento. Ademais, apenas o fato de ter começado a caminhá-la é um progresso que refletirá em sua vida pessoal e profissional.
Consequências
Não é que não consigamos tomar os pais quando preciso, é porque nós não queremos fazer isso. A mágoa e sentimentos negativos que carregamos impede que enxerguemos as resoluções dessa escolha. Por causa disso que passamos por:
Dificuldades
Uma das piores coisas na fase adulta e sentir e passar por dificuldades, sejam ela quais forem. Enquanto isso perdura a sensação de fracasso vai tomando conta e desconfiamos de nossa própria capacidade de independência. Isso acontece, também, graças ao relacionamento em declínio mantido com os nossos pais.
Carência financeira
A ausência de dinheiro se torna uma constante bem desagradável e que torna a vida um mar de insegurança. Mesmo que a gente tente, acabamos por enfrentar dificuldades contínuas com o dinheiro e vivemos no limite com a falta dele. A solução para isso se encontra na representação do lar ao qual fomos concebidos.
Relacionamentos complicados
Da mesma maneira que impede o amor dos seus pais, acaba impedindo o seu sucesso nas relações. Indo para o lado mais prático, o contato dos nossos pais é o primeiro modelo de casal que vivemos na vida. No momento em que preferimos cortar isso, deixamos de ter um pilar sadio para movimentar nosso próprio amor.
O poder da gratidão
A gratidão, devolver tudo aquilo que nos deram, é como semear a vida em terreno esperando plantio. Os filhos devem cuidar dos pais do eles ficarem doentes e fragilizados, assim como fizeram conosco. Isso vem com o respeito, aceitação dos seus desejos e a consideração pelo papel que tomaram em nossas vidas.
Tomar os pais envolve aceitação e respeito no qual eles precisam da própria liberdade. Nisso, os filhos não devem dizer o que devem fazer ou não com as próprias vidas. Ainda que optem pela morte, os filhos devem apenas assentir e respeitar as suas decisões.
Quando se recusam a tomar seus pais não estão olhando ou valorizando tudo aquilo que receberam. Sem contar que estão muito ligados naquilo que eles não deram ou não tiveram. Permita que o fluxo da vida continue a correr entendendo o poder e valor da gratidão em sua vida.
Como tomar os pais?
Quando queremos tomar os pais, precisamos abrir mão das exigências que nós colocamos sobre a existência deles. É preciso ter em mente a aceitação de coisas que não podem ser mudadas a nosso próprio bem. Em vez disso, podemos realizar ações transformadoras que mirem naquilo que é possível reformular e seguir em frente.
Contudo, não pense que isso se trata de um trabalho feito apenas em um dia e uma Constelação. Tomar os pais na Constelação familiar é um longo programa de vida. Ou seja, dura para sempre e deve ser feito dia após dia para reforçar o lugar que cada um possui.
Quando queremos tomá-los, existe um “sim” contínuo que vai permitindo que a força do amor passe qualquer porta. Assim, nós como filhos conseguimos projetar à frente o amor e caminhar ao lado dele.
Efeitos
Os resultados de tomar os pais não demoram muito a surgir em nossas vidas. Mesmo sendo uma construção de caminho, já é possível perceber mudanças sequenciadas do amor agindo sobre nós. Isso fica claro na:
Conciliação
Além de nos reconectarmos com os pais, fazemos isso com os nossos relacionamentos e com o próprio mundo. Cada vez mais entramos num caminho de melhora e amadurecimento que nos faz repensar nossa postura. Nisso, fica mais favorável iniciar uma jornada com alguém do lado e partilhar o que aprendemos.
Finanças
Ainda que seja algo pura e simplesmente material, o dinheiro é necessário para que possamos viver mesmo com o básico. Em vez de correr atrás dele constantemente, aprendemos a caminhar ao seu lado e manuseá-lo em nosso favor. Isso resulta no melhor uso dessa ferramenta, que pode culminar na criação de reservas financeiras e na construção do hábito de gastar apenas com o que é importante.
Carreira
A força dada por nós pais nos alimenta o suficiente para que consigamos a nossa independência na carreira. Lembre-se que sem o amor dado por nossos pais, é impossível ter um sucesso genuíno em nossas vidas. Do pai tiramos a autoridade para imposição enquanto da mãe a energia necessária para fazer algo acontecer e dar certo.
Considerações finais sobre tomar os pais
Tomar os pais envolve a sabedoria para entender que estamos nos conciliando com a própria vida. Por ressentimento, muitas pessoas acabam deixando de lado esse movimento e carregando uma vida sem carga. Além da magoa nutrida pelos pais, impede que a força deles ajude na construção do seu sucesso.
É preciso ter em mente que a estrutura da qual saímos impacta diretamente na vida que queremos. Quando dizemos “sim” aos pais, os tomamos com respeito e compreensão, permitindo que nosso ciclo se complete. Em resposta, a vida agradece abrindo oportunidades ao sucesso, amor e reconciliação.
A fim de te ajudar nessa tarefa, se inscreva em nosso curso online de Constelação Familiar. O estudo vai te proporcionar uma visão mais sensível sobre suas necessidades, desejos e metas com bastante autoconhecimento e confiança. Tomar os pais será feito aqui com a certeza de que alcançar o seu potencial e mudar o ambiente ao redor será a melhor escolha.