Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Tomar os pais: significado na Constelação familiar (saiba)

É comum para algumas pessoas experimentar algum bloqueio em suas vidas e atribuir isso ao relacionamento familiar. Contudo, a própria maneira como enxergamos isso contribui de maneira direta à nossa postura em relação a nossa própria existência. Portanto, entenda melhor o que Bert Hellinger quis dizer sobre tomar os pais e como isso nos afeta.

O que é tomar os pais?

Tomar os pais na Constelação familiar significa aceitá-los e honrá-los da melhor maneira que a gente puder. Isso porque o respeito e a compreensão dados aos genitores influencia de forma direta na vida de todos, especialmente a nossa, já que estamos progredindo com mais fluidez e urgência.

É comum a qualquer pessoa enfrentar momentos quase que impossíveis de viver ou superar em sua jornada de vida. Tudo isso faz parte das ramificações negativas que a pessoa cultivou em seu próprio passado. Quando negamos nossos pais e impedimos que o amor da existência chegue até nós, perdemos a força necessária para vencer esse tipo de situação.

O significado de tomar os pais é entender a forma como eles viveram a vida e puderam partilhá-la conosco. De todo modo, essas pessoas fazem parte da nossa construção de vida e permitiram nossa passagem por ela. Por isso, honrá-los significa que estamos de acordo com o seu amor e queremos que isso se referencie em nosso futuro.

O sucesso vem dos pais

No momento em que deixamos de tomar os nossos pais, o sucesso da vida acaba sendo interrompido. Isso vem através das coisas simples também, como dizer que são difíceis e que não valem o esforço. Mesmo que de forma indireta, estamos dizendo “não” para eles e, consequentemente, para nossa própria vida.

O plano de vida existencial de qualquer pessoa é alcançar a ordem, de modo que viva juntamente com o equilíbrio. Tomar os pais na Constelação familiar envolve a disposição em colocar as coisas no lugar para restabelecer essa ordem. Assim que nos solidificamos, permitimos que o sucesso possa ser plantado e se instale em nossas vidas.

Bert Hellinger nos ensinou que nós, os filhos, devemos simplesmente aceitar nossos pais como eles são. Isso sem separar o que gostamos neles e o que não gostamos e queremos mudar. Por meio da fusão existencial de nossos pais como eles são/foram exatamente, receberemos a força da vida.

Não seja um juiz

Tomar os pais segundo Bert Hellinger é uma entrega de humildade de nossa parte em que não nos achamos superiores. Ainda que eles tenham nos ferido, a lei da ordem permanece ativa e em seu lugar. Dizemos “sim” para eles sem fazer julgamentos ou qualquer escolha ácida sobre a imagem deles com humildade e respeito.

O campo familiar é sensível a isso, capaz de entender essa movimentação e nos dar um feedback, uma resposta. De modo mais simples, seria como abrir a passagem da água em uma terra castigada pela seca. A vida volta a fluir em nós, no caso, a felicidade com o mundo onde estamos.

Quando evitamos julgamentos conseguimos nos aproximar de uma resolução duradoura e que é difícil de alcançar. Tomar os seus pais é uma estrada de purificação longa, mas necessária ao seu crescimento. Ademais, apenas o fato de ter começado a caminhá-la é um progresso que refletirá em sua vida pessoal e profissional.

Consequências

Não é que não consigamos tomar os pais quando preciso, é porque nós não queremos fazer isso. A mágoa e sentimentos negativos que carregamos impede que enxerguemos as resoluções dessa escolha. Por causa disso que passamos por:

Dificuldades

Uma das piores coisas na fase adulta e sentir e passar por dificuldades, sejam ela quais forem. Enquanto isso perdura a sensação de fracasso vai tomando conta e desconfiamos de nossa própria capacidade de independência. Isso acontece, também, graças ao relacionamento em declínio mantido com os nossos pais.

Carência financeira

A ausência de dinheiro se torna uma constante bem desagradável e que torna a vida um mar de insegurança. Mesmo que a gente tente, acabamos por enfrentar dificuldades contínuas com o dinheiro e vivemos no limite com a falta dele. A solução para isso se encontra na representação do lar ao qual fomos concebidos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Relacionamentos complicados

    Da mesma maneira que impede o amor dos seus pais, acaba impedindo o seu sucesso nas relações. Indo para o lado mais prático, o contato dos nossos pais é o primeiro modelo de casal que vivemos na vida. No momento em que preferimos cortar isso, deixamos de ter um pilar sadio para movimentar nosso próprio amor.

    O poder da gratidão

    A gratidão, devolver tudo aquilo que nos deram, é como semear a vida em terreno esperando plantio. Os filhos devem cuidar dos pais do eles ficarem doentes e fragilizados, assim como fizeram conosco. Isso vem com o respeito, aceitação dos seus desejos e a consideração pelo papel que tomaram em nossas vidas.

    Tomar os pais envolve aceitação e respeito no qual eles precisam da própria liberdade. Nisso, os filhos não devem dizer o que devem fazer ou não com as próprias vidas. Ainda que optem pela morte, os filhos devem apenas assentir e respeitar as suas decisões.

    Quando se recusam a tomar seus pais não estão olhando ou valorizando tudo aquilo que receberam. Sem contar que estão muito ligados naquilo que eles não deram ou não tiveram. Permita que o fluxo da vida continue a correr entendendo o poder e valor da gratidão em sua vida.

    Como tomar os pais?

    Quando queremos tomar os pais, precisamos abrir mão das exigências que nós colocamos sobre a existência deles. É preciso ter em mente a aceitação de coisas que não podem ser mudadas a nosso próprio bem. Em vez disso, podemos realizar ações transformadoras que mirem naquilo que é possível reformular e seguir em frente.

    Contudo, não pense que isso se trata de um trabalho feito apenas em um dia e uma Constelação. Tomar os pais na Constelação familiar é um longo programa de vida. Ou seja, dura para sempre e deve ser feito dia após dia para reforçar o lugar que cada um possui.

    Quando queremos tomá-los, existe um “sim” contínuo que vai permitindo que a força do amor passe qualquer porta. Assim, nós como filhos conseguimos projetar à frente o amor e caminhar ao lado dele.

    Efeitos

    Os resultados de tomar os pais não demoram muito a surgir em nossas vidas. Mesmo sendo uma construção de caminho, já é possível perceber mudanças sequenciadas do amor agindo sobre nós. Isso fica claro na:

    Conciliação

    Além de nos reconectarmos com os pais, fazemos isso com os nossos relacionamentos e com o próprio mundo. Cada vez mais entramos num caminho de melhora e amadurecimento que nos faz repensar nossa postura. Nisso, fica mais favorável iniciar uma jornada com alguém do lado e partilhar o que aprendemos.

    Finanças

    Ainda que seja algo pura e simplesmente material, o dinheiro é necessário para que possamos viver mesmo com o básico. Em vez de correr atrás dele constantemente, aprendemos a caminhar ao seu lado e manuseá-lo em nosso favor. Isso resulta no melhor uso dessa ferramenta, que pode culminar na criação de reservas financeiras e na construção do hábito de gastar apenas com o que é importante.

    Carreira

    A força dada por nós pais nos alimenta o suficiente para que consigamos a nossa independência na carreira. Lembre-se que sem o amor dado por nossos pais, é impossível ter um sucesso genuíno em nossas vidas. Do pai tiramos a autoridade para imposição enquanto da mãe a energia necessária para fazer algo acontecer e dar certo.

    Considerações finais sobre tomar os pais

    Tomar os pais envolve a sabedoria para entender que estamos nos conciliando com a própria vida. Por ressentimento, muitas pessoas acabam deixando de lado esse movimento e carregando uma vida sem carga. Além da magoa nutrida pelos pais, impede que a força deles ajude na construção do seu sucesso.

    É preciso ter em mente que a estrutura da qual saímos impacta diretamente na vida que queremos. Quando dizemos “sim” aos pais, os tomamos com respeito e compreensão, permitindo que nosso ciclo se complete. Em resposta, a vida agradece abrindo oportunidades ao sucesso, amor e reconciliação.

    A fim de te ajudar nessa tarefa, se inscreva em nosso curso online de Constelação Familiar. O estudo vai te proporcionar uma visão mais sensível sobre suas necessidades, desejos e metas com bastante autoconhecimento e confiança. Tomar os pais será feito aqui com a certeza de que alcançar o seu potencial e mudar o ambiente ao redor será a melhor escolha.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × 1 =