Constantemente, nós apresentamos a vocês possibilidades de atuação da Constelação Familiar e Sistêmica. Hoje, nosso artigo irá provar para você 10 profissões em que podemos utilizar a terapia da Constelação. Ficou curioso? Então acompanhe e confira a atuação da constelação nas profissões escolhidas!
Constelação nas profissões: 10 áreas em que é possível usar a terapia
Há muitas profissões em que a Constelação Familiar pode ser aplicada e trazer sucesso. Hoje, escolhemos 10 delas para aprofundar nosso conhecimento.
1.Psicólogo
Como já é imaginado, o psicólogo atua com diversas práticas, principalmente as terapias. A Constelação Familiar é uma terapia muito reconhecida, por isso, é muito utilizada por psicólogos no mundo todo. Nessa profissão, a Constelação Familiar irá atuar como mais um dos processos pelos quais o psicólogo irá curar a mente do paciente. Assim, sendo caracterizada como uma psicoterapia.
Mas, lembre-se: apenas psicólogos podem utilizar a Constelação Familiar como uma psicoterapia. Pessoas que não são formadas em psicologia usam a Constelação como uma terapia.
2.Professor
O professor é uma figura de muita presença na vida de muitas pessoas. Desde crianças até adultos, inclusive pessoas mais velhas. Nessa profissão, o indivíduo deve saber lidar com pessoas de diversas criações e diversas culturas. Assim, a Constelação na profissão do professor atua tanto na vida do constelador professor quanto na vida do aluno.
O professor, com a formação em Constelação Clínica, passará a entender melhor os emaranhados familiares de seus alunos. Principalmente aqueles com uma carência efetiva grande, que vêm de famílias desestruturadas. Ao entender essas questões familiares, o professor poderá entender e ajudar aquele aluno a também entender tudo que acontece em seu seio familiar.
Com isso, o aluno poderá melhorar seu rendimento escolar. E, caso seja um aluno com problemas de comportamento, estes serão melhorados.
3.Policial
Os policiais são indivíduos que vivem sob pressão, e com a constante ideia de perseguição pelos outros, já que eles nunca sabem quem poderá atentar contra a vida deles. Além disso, os policiais também têm contato com muitas pessoas que, muitas vezes, tem problemas familiares e acabam cometendo crimes contra a sociedade.
Assim, a Constelação na profissão do policial pode ajudá-lo no trato com o próximo, buscando ser mais justo em suas ações e mais empático com a família daquele que transgrediu a lei. Além disso, o policial formado em Constelação Familiar entenderá melhor a sua própria família e seus próprios problemas, como acessos de raiva e alterações de humor.
4.Assistente Social
Um assistente social lida com muitas situações difíceis, em que deve saber como lidar e como auxiliar diversas famílias. Assim, a Constelação Familiar nessa profissão será capaz de dar entendimento ao profissional sobre como descobrir e como resolver os possíveis emaranhamentos familiares.
Com isso, melhorando a vida dessas pessoas que necessitam do auxílio do assistente social, seja por necessidades familiares, sociais, de habitação, de educação, financeiras, entre outras.
5.Empreendedor
Um bom empreendedor é aquele que conhece seu público alvo e sabe como chegar até ele. Nessa profissão, a Constelação irá agregar conhecimentos na área de contato com o público, seja contato físico, seja contato virtual. Para um empreendedor, a opinião do cliente é muito importante, já que ele pode fazer tanto propaganda boa quanto ruim sobre o produto ou serviço.
Assim, ao estudar sobre essa terapia, o empreendedor entenderá melhor seus clientes e, além disso, entenderá sua própria vida. Assim, podendo resolver problemas pessoais e abrindo caminho para um maior crescimento profissional e pessoal.
6.Psiquiatra
O psiquiatra tem a função de dar um diagnóstico ao paciente, para assim tratar e prevenir a doença. Assim, o psiquiatra é o médico que cuida das doenças ocasionadas na mente e tem liberdade de receitar remédios, diferente do psicólogo.
Portanto, nessa profissão, a Constelação pode auxiliar na hora de entender os problemas apresentados pelo paciente para chegar a um diagnóstico. Mesmo que sem a realização de uma sessão, já que terapia é diferente de psiquiatria.
7.Gerentes em geral
Para gerir um negócio, há a necessidade de lidar com diversas pessoas e diversos tipos de situação. Por isso, o gerente com formação em Constelação Familiar estará muito mais bem preparado para tudo que pode acontecer. Por exemplo, um funcionário passa a faltar sem motivo aparente, trazendo prejuízo tanto para si quanto para a empresa.
O gerente constelador pode pedir a liberdade de constelar esse funcionário para entender qual o problema e, caso seja necessário, a terapia poderá auxiliar essa situação, desfazendo os emaranhados e melhorando a qualidade de vida do indivíduo.
8.Diretor escolar
O diretor escolar, tanto de escolas públicas quanto de particulares, lida com situações familiares das mais diversas. As crianças e os adolescentes expõem problemas de família com muita facilidade e, quando não expõem, o diretor constelador pode ter a sensibilidade de entender o que está havendo para, assim, conversar com o aluno e com a família.
Com isso, o desempenho escolar dessa criança ou adolescente irá melhorar. Junto de sua qualidade de vida, já que problemas familiares são muito prejudiciais para pessoas que estão em fase de formação.
9.Advogado
O advogado lida, todos os dias, com pessoas em situações problemáticas e de risco. Um advogado com o curso de Constelação Familiar poderá auxiliar melhor o caso de cada cliente. Entendendo o que impulsionou aquela situação acontecer e quais as consequências disso.
Ademais, poderá auxiliar a família daquele que é o alvo do processo, melhorando, e até diminuindo, as situações problemáticas que podem vir a acontecer com o fim do julgamento ou processo.
10.Nutricionistas
Por fim, os nutricionistas também são beneficiados com essa técnica terapêutica. Com a Constelação Familiar, o nutricionista pode entender de onde vem os distúrbios alimentares presentes em seus pacientes. Por exemplo, uma criança que sofre com a obesidade infantil. Muitas vezes, há emaranhados familiares por trás dessas situações, que impedem que o paciente consiga melhorar desses problemas alimentares. Como a anorexia, bulimia, obesidade, entre outras.
Com o auxílio de um psiquiatra, um nutricionista e um constelador, o paciente poderá entender de onde vem essa situação com a terapia. Ademais, irá tratar com medicamentos situações que necessitem de medicamentos, como a depressão, e ter uma alimentação regrada e saudável com a ajuda do nutricionista.
Conclusão sobre a Constelação nas profissões
Nesse artigo, nós provamos a você que a técnica terapêutica da Constelação Familiar e Sistêmica, de Bert Hellinger, é muito bem-vinda para auxiliar diversas profissões, inclusive outras que não foram listadas.
Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre sua primeira profissão e como a Constelação Clínica te auxilia. Não conhecia essa terapia? Então acompanhe nosso blog e descubra tudo sobre essa técnica terapêutica!
2 thoughts on “Constelação nas profissões: conheça 10 exemplos”
Quais as diferenças no curso de terapia familiar e constelação familiar? Sou assistente social, nos dois posso consultar?
Olá, Adriana, tudo bem? Terapia familiar é um conceito amplo, várias abordagens oferecem terapia familiar (psicanálise, psicologia etc.), inclusive a constelação é um tipo de terapia familiar. Em constelação familiar, você pode atender, após ter sido certificada por nosso Curso e ter compreendido todo o método. Gratidão. Equipe Constelação Clínica.