Constelação e Relacionamentos

Professores e pais: 4 dicas para realizar uma boa parceria

professores e pais

Na infância, nós passamos por pelo menos duas instâncias reguladoras: nossa família e a escola. Portanto, é importante que professores e pais tenham uma parceria, pois a educação da criança depende disso. Hoje, nosso artigo traz para você 4 dicas para realizar uma boa parceria entre essas duas instituições. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

A importância da parceria entre professores e pais

A política do ganha-ganha é uma parceria que funciona como uma relação mútua entre pessoas com o intuito de beneficiar a todos. No mundo educacional, estabelecer uma parceria é uma necessidade grande. Isso, porque é necessário para se ter um diferencial no aprendizado do aluno e um convívio integrado com a sociedade.

Montar essa parceria, hoje, não é apenas uma regalia, mas é imprescindível para a sobrevivência do vínculo existente entre a escola e a família. Assim, isso fortalece o bom desenvolvimento do aluno para adentrar nas relações que seriam impossíveis isoladas.

Obviamente, devemos entender que este processo deve ser crucial, porém, não é único na formação de um aluno. Subentende-se que são ferramentas para facilitar, ou mesmo auxiliar na busca do sucesso no mundo educacional.

O que é a Constelação Educacional e como ela auxilia a parceria entre professores e pais?

A Constelação Educacional vem corroborando no sentido de que, através do seu trabalho, a escola tem consciência que, para seu desenvolvimento, é indispensável que os pais dos alunos se sintam reconhecidos pela instituição e tenham um lugar de privilégio dentro dela. 

Portanto, a constelação trabalha com uma declaração explícita, no sentido de que a área educativa começa pelos pais e que eles dão seu consentimento para que a escola possa se ocupar de seus filhos com respeito nos processos de aprendizagem. Quer saber quais são as maneiras pelas quais a Constelação atua educacionalmente? Vamos abordar logo abaixo quatro maneiras de construir parcerias entre pais e professores:

Defina a relação

Você pode até pensar que esta relação é imposta pela escola. De certo que sim e não. Você como professor(a) pode estabelecer um laço e definir a base no início dos anos escolares, sendo aberto a conhecer os pais com suas expectativas e necessidades.

É um momento oportuno para você esclarecer a sua metodologia de trabalho e quais parcerias deseja formar com os pais. Portanto, tenha coerência do seu projeto e também do que cada um pode oferecer.

Certifique-se de aprender todos os nomes dos pais. Enfim, estabelecer um modo de parceria é salutar e benéfico para todos. Porém, a manutenção deve ser constante, gerando laços de compromisso, respeito e compreensão.

Comunique-se cedo

Como falamos anteriormente, a manutenção deve ser constante, gerando laços de compromisso, respeito e compreensão. E como promover? Muitos professores só mantem contato com os pais para “reclamar” de uma conduta do aluno.

Assim, entre em contato com os pais regularmenteA comunicação regular com os pais os mantêm atualizados com o progresso de seus filhos e isso estreita ainda mais a parceria pais e professores.

Partindo do princípio básico de que a comunicação norteia nossas relações interpessoais, haja com precisão e objetividade naquilo que está sendo informando.

Seja assertivo

A ideia aqui é coletar informações detalhadas sobre cada aluno para compartilhar com os pais. Assim, baseando-se mais na importância do que precisa ser transmitido.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Escute bem ou preste atenção enfaticamente para ser eficaz no julgamento da atitude do aluno. Isso cria uma atmosfera de cuidado mútuo com uma solução positiva quando precisar envolver os pais.

    Ou seja, busque soluções ou acordos que sejam reciprocamente benéficos na relação entre professores e pais.

    Quando se trabalha com atitude, nada pode ser um impedimento para a eficácia de alguém na vida. Visualize as características dos seus alunos para que eles possam se desenvolver com atitude e bons relacionamentos na vida.

    Envolva os pais

    A ideia aqui é combinar as forças das pessoas através de uma equipe de aprendizado positiva para atingir objetivos. Lembre-se que nenhuma pessoa trabalhará sozinha.

    Os pais precisam da escola, que precisam dos professores para chegar ao aluno. É importante criar uma sinergia, valorizando e respeitando as pessoas e entendendo que uma “vitória” para todos é fundamental para o bem comum. Portanto, concentre-se nas realizações dos alunos e trabalhe com os pais para ajudá-los a crescer.

    Convide os pais para a sua sala de aula, lembrando eventos especiais, apresentações de alunos e reuniões importantes. Ouça os pais regularmente para que você possa obter feedback da sua aula e melhorar ainda mais o seu trabalho.

    Todas essas dicas facilitarão o seu trabalho, pode acreditar! O que estamos sugerimos é um ano letivo em parceria, aprendizado e leveza.

    Gostou do artigo? Comente sobre como é a sua relação com a Constelação Familiar Educacional. Além disso, de qual lado dessa parceria você está, como pai ou como professor?

    Este texto foi escrito por Maria V. G. Oliveira, especialmente para o nosso blog.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1 × um =