Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Entendendo o desenvolvimento humano na Constelação

Durante toda a nossa vida, percorremos caminhos que determinam quem nós somos e o que nós seremos amanhã. Nem sempre conseguimos fazer isso sozinhos. Por isso, nós necessitamos de um olhar mais clínico nessa jornada. Tendo isso em vista, compreenda melhor o desenvolvimento humano com a ajuda da Constelação familiar.

Qual o papel da Constelação familiar em nosso crescimento?

A Constelação familiar é uma psicoterapia que nos ajuda a entender a parte oculta de nossa vida. Por meio dela, conseguimos compreender quais são as reais motivações por trás de cada um de nossos atos. Mesmo meras ações que parecem não ter relevância possuem respostas às quais nós não temos acesso. Talvez aí estejam os indícios do porquê de nós não crescermos.

Quando se trata de desenvolvimento humano, precisamos olhar para tudo o que nos prende no passado. Basicamente, é impossível progredir na vida quando não liberarmos perdão e deixarmos para trás o que passou. O rancor e a angústia assombrarão nossos conscientes todos os dias até que nos livremos do que nos impede de seguir em frente.

Quando você procura mudar essa situação, você mostra estar apto a romper a sua casca atual e fazer uma transformação. Além disso, você reconhece que as suas habilidades atuais precisam ser revigoradas a fim de que uma nova persona surja em breve. Ao obter clareza de si mesmo, você perceberá o quanto precisa ainda se desenvolver.

O que enxergamos com essa intervenção sobre o desenvolvimento humano?

Quando se trata de desenvolvimento humano, a Constelação familiar atua de forma sistêmica no indivíduo. Não apenas ele, mas qualquer pessoa com quem ele se relacionar também passará por mudanças. Já que essa pessoa aprenderá a lidar com a vida a partir de novas perspectivas e atitudes, inconscientemente ela acabará influenciado as pessoas que estão mais próximas a ela a fazerem o mesmo.

A psicoterapia nos ajuda a termos um entendimento mais preciso de nós mesmos em qualquer momento de nossas vidas. Trata-se de uma reabilitação por assim dizer, já que confrontamos aquilo que não temos coragem de olhar. Com essa clareza, é possível trabalhar alguns pontos que nos ajudam a seguir em frente de forma saudável.

Cabe ressaltar que esse processo acontece de forma facilitada quando o próprio indivíduo se permite a fazer isso. Tanto a psicoterapia quanto o desenvolvimento humano só são possíveis quando aceitamos que eles aconteçam. Por isso, é necessário que nós nos abramos para vivermos mudanças. Assim, nós aproveitaremos de todas as coisas boas que elas nos trarão.

Desenvolvimento humano: Quais pontos devemos melhorar?

Não existe uma receita pronta para que alcancemos o desenvolvimento humano de forma plena ou rápida. No entanto, existem apoios que nos ajudam a dar cada passo de forma mais firme e segura. Assim, nós teremos mais confiança para agir e teremos menos medo de saber o que o futuro nos reserva. Nesse processo, tente começar a aperfeiçoar:

Suas emoções

A forma como você interage emocionalmente com as coisas e com as pessoas define quem você será amanhã. A sua maturidade emocional é mostrada pela forma como você se relaciona com os desafios que estão à sua frente. A cada nova experiência você adquirirá bagagem para amadurecer e lidar melhor com os seus sentimentos. Assim sendo, sempre busque trabalhar a sua parte interna.

Perspectiva

O desenvolvimento humano fica ainda mais otimizado quando você se propõe a enxergar além do que você vê no momento. A ideia aqui é que mude a forma como percebe a vida, procurando ser mais otimista e evitando focar exclusivamente nos problemas. Em suma, se mostre mais positivo quando for pensar em seu próprio futuro.

Relacionamentos

Por fim, tente melhorar a forma como se relaciona com as pessoas, evitando descontar nelas as suas frustrações pessoais. Ninguém é culpado pelas coisas que acontecem com você. Por isso, é importante que você saiba abstrair corretamente suas dores pessoais a fim de ter melhores relações afetivas. Evite também azedar seus relacionamentos.

Desafios e âncoras no desenvolvimento humano

Como abordado linhas acima, o desenvolvimento humano fica impossibilitado de acontecer quando estamos presos ao passado. Muitas vezes, nós acabamos nos prendemos a algum evento do passado mesmo que de forma inconsciente. Embora o corpo físico esteja no presente, a nossa mente e a alma estão aprisionadas em outro momento do tempo.

Dessa forma, aprisionados no “antes”, nós não nos damos a chance de prosseguir com a nossa vida em direção ao “depois”. Mesmo que as pessoas não tenham consciência disso, elas sentem o amargor do rancor ao sentirem o mal-estar que afeta o seu corpo. Muitas delas não sabem exatamente o que as aprisiona. Entretanto, elas sentem como se correntes segurassem seus pés. Nada visível, mas sufocante da mesma forma.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Por conta disso que a Constelação familiar tem um papel tão vital nesse processo de crescimento. Ela ajuda um indivíduo a transpor barreiras das quais ele não conseguiria se livrar sozinho. Dessa forma, essa pessoa pode caminhar de forma mais tranquila e segura. Isso porque ela passa a ter autonomia para definir o que ela consegue fazer.

    Como crescer com a ajuda da Constelação

    A psicoterapia intervém de forma bastante positiva no desenvolvimento humano das pessoas. Na verdade, este é o propósito da Constelação familiar: fazer com que cresçamos de forma contínua. Dessa forma, nós podemos nos ver evoluindo. É importante que você tome os seguintes passos:

    Torne-se responsável por si mesmo

    Tenha em mente que você é o principal responsável pela forma como sua vida irá seguir em frente. Caso você esteja em um impasse, você é a única pessoa que poderá decidir como sair dele. Claro que uma orientação externa ajuda, mas a decisão final sempre será sua. Tome a frente de suas decisões e se responsabilize pelo que acontecerá com você.

    Observe

    Recomendamos que você observe a forma como encara cada novo dia. A partir disso, tente descobrir o que costuma moldar a sua perspectiva com relação ao futuro. É nessa avaliação pessoal que você encontrará alguns gatilhos que te impulsionarão para frente. Ademais, também averigue tudo o que está te atrasando de tomar decisões que podem te trazer felicidade e evolução.

    Trabalhe na sua aceitação

    Infelizmente, nós não somos capazes de mudar todos os eventos que acontecem em nossas vidas. Assim sendo, é normal que você frustre por causa disso. No entanto, a partir de agora, recomendamos que você trabalhe o seu poder de aceitação para que você consiga seguir em frente sem rancor ou tristeza. Talvez no futuro consiga encontrar a solução para o seus problemas.

    Muitas pessoas acabam não conseguindo evoluir na vida porque temem o processo de mudança. Contudo, evoluir é necessário, já que essa transformação abre as portas para algo novo acontecer em nossas vidas. Caso você não saiba como começar esse processo, peça a ajuda da Constelação familiar. Esse é um excelente ponto de partida para você mudar essa situação da sua vida.

    A psicoterapia proporciona o canal que você precisa para cultivar o seu desenvolvimento humano de forma sadia. Ela te mostrará que as respostas que você procura estão em você mesmo. Além disso, ela te ajudará a encontrá-las. Permita-se crescer, evoluir e se transformar.

    Considerações finais: desenvolvimento humano

    Para que você se desenvolva adequadamente, se inscreva em nosso curso à distância de Constelação familiar. Essa ferramenta, como você já leu acima, proporciona um entendimento adequado de você mesmo. Sabendo mais sobre quem você é, você poderá alcançar tudo aquilo que necessita.

    Com o curso online, você poderá estudar quando e onde achar mais conveniente e acessível. Independente da hora e lugar, você terá o apoio de nossos professores, que são qualificados e mestres no assunto. É por meio da orientação deles que você atingirá o seu potencial e absorverá por completo o conteúdo de nossas ricas apostilas.

    Garanta a chance de adquirir a chave para o desenvolvimento humano fazendo o nosso curso de Constelação familiar!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    um × 3 =