Constelação e Profissões

Profissionais de Controladoria: benefícios da Constelação para a área

controladoria

Com o crescimento das empresas, há a necessidade da existência de profissionais de controladoria. Você sabe no que esses profissionais atuam? Como eles trabalham? Além disso, como a Constelação Familiar pode auxiliar nessa profissão? Descubra agora!

Em resumo, a Constelação Familiar é uma técnica terapêutica que busca a solução de conflitos, familiares ou profissionais. Ademais, essa terapia tem como base as ordens do amor para resolver emaranhados das relações. Por isso, ela pode ser utilizada em diversas profissões, principalmente as que são relacionadas com pessoas e relações pessoais. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Como surgiram os profissionais de controladoria?

O crescimento das empresas, em tamanho e complexidade, além da criação de filiais no exterior e a intensificação da fiscalização governamental estão entre os fatores que vêm impactando o modelo de gestão, especialmente as atividades dos executivos financeiros. Assim, a qualidade dos relatórios emitidos e o aumento dos controles internos tornaram-se uma preocupação latente para as corporações. Isso, a partir do momento em que agentes externos passaram a ter mais interesse nas informações internas das empresas.

Por isso, a criação da Controladoria, nos moldes atuais, se deu para atender as necessidades de um ambiente corporativo continuamente competitivo e regulado. No qual tem predominado uma gestão pautada pelo imediatismo na tomada de decisões, com margens de erro cada vez mais estreitas.

A Controladoria é, por definição, o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informação de uma organização. Assim, seja qual for o tipo, de forma a assegurar a otimização do seu resultado econômico.

As mudanças na área da controladoria

Contudo, essa função burocrática vem sofrendo mudanças significativas nas últimas décadas. Porque até há pouco tempo, cumpria ao controlador – ou controller – a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da organização. Ademais, atuava nas suas mais diversas necessidades (estrutura de custos, o grau de eficiência do processo produtivo, o percentual de desperdício de tempo ou de materiais, a gestão de riscos etc.). Entretanto, nos dias de hoje, a função deste profissional se estende para além da administração do sistema contábil da empresa.

Atualmente, o controlador precisa desenvolver o seu trabalho em sinergia com administradores, gestores de produção, supply chain. Além do marketing, analistas de sistemas, psicólogos, estatísticos e outros profissionais que têm a tarefa de entregar, à luz de cada um dos seus campos de conhecimento, um imenso volume de informações. Assim, por este ângulo, o trabalho desempenhado pelo controlador é uma tarefa exigente não apenas no quesito intelectual, mas igualmente no quesito interpessoal.

Como a Constelação Familiar auxilia um profissional da controladoria?

Ao conhecer as leis sistêmicas apresentadas por Bert Hellinger, o profissional de Controladoria poderá compreender as dinâmicas ocultas em seu ambiente departamental e, de forma mais abrangente, no ambiente organizacional como um todo. Assim, alguns dos questionamentos-chave que podem ser elucidados são: •Existe um líder cuja vontade é preponderante sobre o departamento de Controladoria?
• As equipes estão alinhadas entre si?
• As lideranças dos departamentos estão engajadas com a missão da empresa?
• Existe uma ordem ou ela está perturbada?
• Existe algum padrão de fracasso na empresa?
• Alguém foi excluído?
• Como tem sido o progresso do novo ocupante do cargo daquele que foi excluído?
• Pessoas querem deixar o meu departamento?
• Existe algum sócio ou líder sabotador?
• Onde está o cliente e o produto?

Além disso, em casos graves, controllers podem ser confrontados ou intimidados por gestores que, guiados por interesses escusos, solicitam ações que contrariam a ética das funções de Controladoria. Nesse exemplo hipotético, é útil ao controlador ter uma visão sistêmica do que está acontecendo no seu ambiente organizacional, a fim de assegurar o seu dever profissional com qualidade, de forma livre e imparcial.

Questionamentos sob a análise da Constelação

Outrossim, sob a análise pela via da constelação sistêmica, esse profissional de controladoria poderá questionar:
• Os demais líderes e/ou sócios fundadores têm conhecimento da atitude do gestor antiético?
• Para onde os sócios estão olhando?
• O gestor antiético goza de apoio interno para os desvios que pretende promover?
• A hierarquia está sendo desrespeitada?
• Quais são as dificuldades de relacionamento imperantes?
• Enfim, o que precisa ser feito para harmonizar esse sistema novamente de forma justa?

Conclusão

Por fim, a experiência com a Constelação Sistêmica demonstra que todos os membros de uma organização fazem parte de uma teia de pessoas e acontecimentos inevitáveis. Existe, portanto, uma dinâmica silenciosa e sutil que atua sobre todo sistema organizacional. Infrações ou tentativas de infringir a ética decorrem de emaranhamentos organizacionais que atestam a presença de assuntos não resolvidos. 

Portanto, não é incomum que profissionais de Controladoria vivenciem e testemunhem problemas organizacionais graves. Por isso, a composição sistêmica poderá ser um bom recurso para restaurar o equilíbrio nesse departamento tão estratégico. E, possivelmente, na organização como um todo.

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre como a Constelação auxilia em sua área de atuação! Quer aprofundar seus conhecimentos nessa técnica terapêutica? Então se inscreva no nosso curso, 100% online, de Constelação Clínica!

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    O artigo presente foi desenvolvido por uma de nossas alunas do curso de Constelação Clínica Larissa Mallmann Fernandes Almeida Brandão.

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 × um =