Constelação FamiliarFormação em Constelação

Clarissa Pinkola Estés: Conheça sua trajetória

Há alguns autores que modificam nossas vidas com suas obras. Você já leu algum livro que te fez refletir sobre sua vida e sobre sua profissão ao mesmo tempo? Para nós, Clarissa Pinkola Estés é uma dessas autoras e, por isso, gostaríamos de compartilhar como você um pouco da trajetória dessa incrível psicóloga, poeta e escritora norte-americana.

Quem é Clarissa Pinkola

Biografia

Clarissa Pinkola Estés é uma norte-americana nascida em Indiana no dia 27 de janeiro de 1945. Ela é uma psicóloga Junguiana, poeta e escritora especializada em traumas pós-guerra.

Clarissa era filha de Cepción Ixtiz e Emilio Maria Reyés, de ascendência mexicana e nativa americana. Seus pais eram trabalhadores braçais mexicanos, próximos à divisa com o Michigan. É importante pontuar isso, pois veremos que a sua descendência é importante para sua obra.

Ainda no que diz respeito à família de Estés, foi em casa que ela aprendeu a falar espanhol. No entanto, ainda muito nova ela foi posta para adoção. Assim, aos 4 anos de idade, ela foi adotada por um casal de imigrantes húngaros:  Maruska Hornyak e Joszef Pinkola. Eles também eram muito pobres e analfabetos.

Educação

Como conviveu com imigrantes desde sua infância, Clarissa teve acesso a muitas histórias, lendas e mitos de outros povos. No entanto, essas histórias eram contadas e recontadas pelos novos parentes que conheceu pro intermédio dos pais adotivos. 

No tocante à educação formal, Clarissa seguiu a seguinte trajetória:

  • Formou em psicologia e psicoterapia pela Colorado Heights University em 1976.
  • Pelo Union Institute & University, já em Cincinnati, ela obteve seu doutorado em psicologia étnico-clínica em 1981. Essa pesquisa de doutorado focou na história indígena e de padrões psicológicos e sociais de grupos e culturas tribais.
  • Já em 1984, Estés fez pós-doutorado pela The Inter-Regional Society of Jungian Analysts, na Suíça.

Atuação profissional

Como profissional, Clarissa se tornou especialista em eventos traumáticos e recuperação pós-trauma. A partir dessa experiência, começou a trabalhar na área ainda na década de 1960 no hospital de veteranos Edward Hines Jr., de Illinois. Com esse trabalho, atendeu e ajudou muitas pessoas na área. Ademais, Clarissa Pinkola Estés também ensinou escrita criativa em várias prisões dos Estados Unidos.

Trabalho humanitário

Na época em que trabalhou em locais de desastres naturais, Estés desenvolveu um protocolo de recuperação pós-trauma para sobreviventes do terremoto na Armênia. Esse protocolo foi traduzido para diversos idiomas. Ademais, vem sendo usado em locais de desastre para ajudar os sobreviventes na recuperação e em como orientar os resgatistas.

Uma outra atuação importante de destacar foi na comunidade após o Massacre de Columbine entre os anos de 1993 e 2003.

Por fim, Estés ficou mundialmente conhecida por um livro lançado em 1992, intitulado “Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem”. Nele, a autora aborda o arquétipo feminino, seus mistérios e potência com base em mitos, histórias ancestrais e contos.

Destaques de Clarissa Pinkola Estés

Aproveitando que estamos falando sobre os livros de Clarissa Pinkola Estés, vale destacar que ela começou a escrever com cerca de 25 anos. No entanto, seu primeiro livro só foi publicado só 25 anos depois de ela escrevê-lo.

Radialismo

Em 1989, Estés ampliou seu trabalho e começou a trabalhar em uma rádio falando sobre Jung, já em Denver. Foi esse trabalho que começou a dar fala a ela, de modo que ela foi construindo sua notoriedade. Dessa forma, ela conseguiu um contrato com uma gravadora para lançar fitas cassete com suas observações e orientações.

Essas fitas foram campeãs em vendas em poucos meses. Assim, a partir disso, as editoras se interessaram por Clarissa Pinkola Estés. Em alguns meses, cerca de seis editoras começaram a fazer ofertas pelo seu primeiro livro, já mencionado aqui e que foi um sucesso. Ele ficou cerca de 70 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times. Um feito grandioso!

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Uma vez que você está lendo um blog de Constelação Familiar, deve estar se perguntando o que Estés tem a ver com isso, não é? Vamos falar sobre isso mais adiante!

    Principais obras

    Nós reunimos neste tópico as grandes obras de Clarissa Pinkola Estés  que você precisa conhecer.

    • O dom da história (1993) – Edição brasileira; Editora. Rocco; 1ª edição – 1 de janeiro de 1998.
    • O jardineiro que tinha fé (1996) – Edição brasileira. Editora: Rocco; 1ª edição – 7 de abril de 2015.
    • Mulheres que correm com os lobos (1999) – Edição brasileira. Editora: Rocco; 1ª edição – 17 de setembro de 2018.
    • A ciranda das Mulheres sábias (2007) – Edição brasileira. Editora: Rocco; 1ª Edição – 28 de maio de 2007.
    • Libertem a mulher forte: O amor da mãe abençoada pela alma selvagem (2011) – Edição brasileira. Editora: Rocco; 1ª edição – 6 de outubro de 2012.

    Clarissa Pinkola Estés e reflexões importantes para a Constelação Familiar

    Além de indicarmos as obras no tópico anterior, acreditamos que você deve conhecer algumas reflexões de Clarissa Pinkola Estés que são muito enriquecedoras. Assim, considerando isso, reunimos aqui algumas das melhores frases dela para você.

    A relação com o selvagem

    Para Clarissa, todo ser humano tem anseio pelo que é selvagem. Ademais, de acordo com ela, o ser humano não deve ter vergonha do desejo ardente, de modo a esconder o que se sente.  Quantas não foram as vezes em que fomos ensinados a nos comportar de maneira extremamente conservadora, algo que se perpetua por gerações?

    A mulher e o lobo

    No primeiro livro de Estés, é feita uma comparação entre lobos e mulheres. De acordo com ela, há certas características psíquicas em comum entre essas suas “espécies”. São elas: percepção aguçada, espírito brincalhão e  devoção extrema. Ademais, possuem grande resistência e força.

    O choro

    Para Estés, as mulheres não só podem como devem chorar mais. Para ela, chorar é correto e permite que processos de cura sejam finalizados sem que uma mulher entre em colapso.

    O amor

    Para finalizar as reflexões de Clarissa Pinkola Estés, tenha em mente que para ela o amor não é um encontro romântico entre dois amantes. Trata-se da união entre dois seres cuja força reunida facilita a entrada em comunicação com o mundo da alma e a participação no destino.

    Considerações finais sobre Clarissa Pinkola Estés

    Clarissa Pinkola Estés é uma escritora e psicóloga incrível, cujo legado é algo que ela tem construído com maestria e que merece nosso respeito e admiração. Assim, por essa razão, vale a pena conhecer tudo que ela tem a nos mostrar!

    Esperamos que nossas listas de recomendações e reflexões tenham lhe ajudado com isso. No que diz respeito à Constelação Familiar, vale refletir sobre repressão social e problemas familiares.

    Por fim, voltamos a ressaltar que esse artigo é uma breve introdução sobre a autora. Assim sendo, se está interessado em conhecer os conceitos explorados na obra de Clarissa Pinkola Estés, conheça nosso curso virtual de Constelação Clínica! Essa formação é 100% online e tem início imediato. Com o certificado, você poderá trabalhar como constelador em escolas, empresas ou apenas aplicar o que foi aprendido na sua vida pessoal. Confira!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    sete + 4 =