Constelação e Relacionamentos

6 Livros sobre família para você se inspirar

Muitas histórias de superação se destacam no mundo, influenciando pessoas a tomarem atitudes melhores e transformadoras. Por meio dos livros, uma pessoa consegue conversar com a outra, mostrando que é possível reverter totalmente um quadro de adversidade. Assim, confira uma lista com alguns livros sobre família para se inspirar.

1. Livro “Amor e respeito na família”

Emerson Eggerichs argumenta de forma simples como deve funcionar a interação entre a família. Em uma das maiores referências de livros sobre família, Emerson dá dicas de como acabar com o ciclo que nutre e recicla a discórdia entre pais e filhos. Segundo ele, esse ciclo é composto pelos pais que não amam os filhos de forma adequada. Ademais, como os filhos não os respeitam, gera-se uma onde interminável de conflitos.

A linguagem simples do livro objetiva convidar aos pais e filhos para que enxerguem suas próprias limitações. Desse modo, poderão encontrar um caminho convergente para uma relação mais sadia. A ideia aqui é que a relação deixe de ser apenas parental, fazendo com que pais e filhos se tornem amigos.

“Amor e respeito na família” é um pequeno manual que pode guiar vocês em uma jornada de redescoberta. O livro tem uma estrutura para te ajudar a enxergar o caminho a uma vida estável com a família. Veja quais são:

Mostra a importância de amar e respeitar

Materializando o título, o livro ensina sobre a necessidade básica dessas duas ações. Assim, de forma convincente e exemplificada, nos mostra o porquê é fundamental amar e respeitar os entes familiares. Ao fim da leitura, temos a sensação de que isso se torna indispensável para um relacionamento familiar mais saudável.

Maturidade

O livro nos mostra que tendemos a ser bem imaturos na família, independente da idade. Dessa maneira, de forma inteligente, dá ferramentas para mudar esses hábitos.

Desacato

Mostra que há uma hierarquia dentro da família. Portanto, nesse contexto, não há espaço para desacato. Assim, os filhos devem entender que são dependentes dos pais e devem respeito aos mesmos.

Ciclo vicioso

Como dito linhas acima, há um ciclo vicioso de desrespeito que macula a relação na família. O livro ensina a identificá-lo e ajuda a revertê-lo.

2. Livro “Casamento para a vida toda”

Esse livro em questão é narrado em primeira pessoa. Judith Viorst fala sobre a sua vida conjugal de maneira aberta. De forma simples, coloca na mesa conceitos que falam sobre a permanência no casamento. A cada capítulo, o livro cresce e nos dá uma visão mais realista e geral sobre as fases de um casamento.

O livro conta com entrevistas com especialistas e casos reais de terapeutas de casais. Aqui, os leitores encontram um pequeno manual para encontrar os caminhos de um casamento feliz, duradouro, divertido e bastante enriquecedor.

3. Livro “Tempo de qualidade com a família”

O quarteto Allen & Connie Hadidian e Will & Lindy Wilson miram seu trabalho na formação das crianças. Por isso, a ideia aqui é trabalhar o caráter dos pequenos ainda em fase pré-escolar. Isso se dá pelo foco em três campos: unidade familiar, obediência e crescimento espiritual.

Dessa forma por meio de dicas valiosas, os pais encontrarão meios para conduzir a hora da brincadeira, hora da leitura, da conversa e até de tarefas domésticas. Assim, éuma leitura para o casal se reconhecer como pais e também encontrar a posição dos filhos na família. A obra os capacita para serem pais melhores, ajudando a criar filhos felizes, obedientes e curiosos ao saber.

4. Livro “Uma família é uma família é uma família”

Gilda De Aquino e Sara O’leary tratam de diversidade de uma maneira lúdica e bastante atrativa em um dos melhores livros sobre família. No começo do livro, uma professora pergunta aos alunos o que faz das famílias deles serem especiais. Assim, enquanto um aluno afirma que tem várias avós enquanto o outro conta que suas duas mães cantam bem mal e assim por diante.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Contudo, embora seja divertido, o livro ensina à criança sobre diversidade de uma maneira que ela entenda. Assim, somos educados a pensar na estrutura familiar com um pai, mãe e filho. Na obra, ela entenderá que o conceito de família se aplica a todas as pessoas, independente do sexo e idade. Ademais, é uma excelente oportunidade de ensiná-la sobre respeito.

    5. Livro “É tudo família”

    Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl também investem em diversidade quando o assunto é família. Desta forma, apresentam vários tipos de família existentes e as histórias pessoais de cada membro. Assim, cada rosto ganha uma identidade própria, aprofundando o conceito da obra.

    Ademais, o livro também trabalha o papel dos padrastos e madrastas nas novas famílias. Não o bastante, tem uma visão sobre as famílias adotivas e aborda de maneira delicada a violência doméstica.

    6. Livro “Olívia tem dois pais”

    Temos aqui mais um exemplo da diversidade no campo familiar. Na obra, Olívia é uma garota instigada por tudo à sua volta e bastante inteligente. Com cada pai, Luís e Raul, a garota tem uma rotina específica. Dessa forma, realiza diferentes atividades com eles. Contudo, ainda que a história aborde uma menina, bem como uma família, como tantas outras, mostra que a felicidade não escolhe residência.

    Marcia Leite e Taline Schubach também falam sobre diversidade na obra. Assim, conceitos sobre adoção e casais homoafetivos são tratados de maneira simples e natural, sem forçar o leitor a virar as páginas. É um conteúdo inclusivo e bastante divertido. Dessa forma, a família pode entender o mundo através da ótica de uma menina.

    Onde encontrar livros sobre família

    Os livros sobre família citados acima tiveram excelente repercussão nacional nas livrarias. Felizmente, os pais conseguiram enxergar a possibilidade de melhoria familiar através deles. Caso queira adquiri-los, todos se encontram na distribuidoras onde foram lançados. Contudo, caso não encontre uma loja física perto de você, pode recorrer aos sebos online.

    Os mais recomendados são:

    Livros difíceis

    Ainda que funcione de maneira semelhante aos outros sebos, o site dá a garantia de que você vai achar o livro que precisa e não encontrou em outro lugar.

    Estante virtual

    O Estante virtual se consolidou há muitos anos no mercado de vendas online de obras. A vantagem daqui é que apresenta opções mais baratas para uma mesma obra, a depender do seu estado. Contudo, não se preocupe. Os livros seminovos possuem ótima qualidade de preservação.

    Livronauta

    Além dos materiais impressos unicamente em livros, você tem acesso a mídias, como cd’s e dvd’s.

    Os livros carregam um poder gigantesco de transformar os seus leitores. Contudo, quando o assunto é família, a mudança é ainda mais sentida. Assim, por meio da leitura, os membros podem aprender a sua posição naquele ambiente. Dessa forma, podem trabalhar continuamente para preservar o bem-estar dos seus entes queridos.

    Desse modo, adquirir livros sobre família é uma excelente iniciativa. De forma lúdica, ajuda a atrair as crianças, ou de maneira mais sistêmica, você carrega uma ferramenta de construção pessoal. Assim sendo, bem além daquelas páginas você pode encontrar o apoio que precisa para avaliar sua própria relação familiar. Se identificando no outro e se conhecendo e possível fazer melhorias duradouras e irrevogáveis.

    Você já chegou a usar livros sobre família para melhorar o ambiente do seu lar? Se sim, conte para nós como isto revolucionou a aneira de se relacionar com seus pares. Explique as mudanças em sua estrutura afetiva e o que precisou mudar para chegar onde está. Mudanças de verdade levam a vida toda, mas os efeitos já são sentidos no agora.

    Por fim, vale lembrar que você pode conhecer livros sobre família de maneira mais aprofundada. Uma das maneiras de fazer isso é se matriculando em nosso curso de Constelação Clínica online. Dessa forma, você pode se inteirar melhor sobre o funcionamento de uma família de acordo com a perspectiva da Constelação. No entanto, além disso, pode aplicar os conhecimentos adquiridos a nível pessoal ou profissional também. Confira!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 + 19 =