Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Sucesso empresarial através da Constelação Organizacional

As empresas são a materialização de um sonho para os seus criadores. O empenho que colocaram e os obstáculos vencidos ao longo do caminho deram um gosto melhor aos frutos que colhem atualmente. Assim, descubra o que faz o sucesso empresarial de um negócio sob a visão da Constelação organizacional.

Entendendo a empresa

Para visualizarmos melhor o funcionamento de uma empresa, vamos compará-la a uma colmeia. Assim como as abelhas, cada integrante tem um papel específico a cumprir. São eles, unidos, que conseguem pôr em funcionamento as diretrizes do lugar, alcançando as metas as quais foram submetidos.

Eles trabalham de acordo com a diretriz criada ainda no início da empresa. É ela quem direciona os envolvidos a um determinado ponto, servindo de referência às conquistas das metas. Neste caminho, também serve de referência aos clientes. O modo de trabalho é o que atrai o público a comprar os seus serviços, bem como a propagá-lo.

Assim, a empresa deve ter um esquema de trabalho integro, sem oscilações. Isso porque qualquer ruptura em sua estrutura compromete toda a sua ação de trabalho. Por menor que seja, consegue desencadear um efeito dominó interno, prejudicando o sucesso empresarial de todos os envolvidos.

O que a Constelação organizacional procura?

Caso o pior venha a acontecer e o sistema quebre, certamente a empresa passará por momentos difíceis. O círculo que antes equilibrava o ambiente é o que acaba por arrastar o negócio ao declínio. Contudo, a Constelação organizacional pode solucionar esse problema.

Ao adentrar naquele ambiente, um constelador procura trabalhar individualmente e em grupo. Através de uma metodologia eficaz, ele organizará uma terapia onde visa detectar a postura dos membros em relação ao ambiente onde trabalham. É aí que reside o seu campo de trabalho: nas manifestações inconscientes e inerentes que cada um possui.

Princípios para as empresas

Para que se atinja o sucesso empresarial, uma instituição tem de estruturar bem os seus princípios e valores de trabalho. Em suma, eles funcionam como um guia para que se avalie a qualidade e andamento daquele projeto de vida.

Sem eles ou com a sua composição comprometida, a empresa pode se tornar má referencia interna ou externa. Assim, veja quais os princípios que toda empresa deve ter para alcançar o sucesso empresarial:

Ordem

Para que uma empresa funcione bem, é necessário uma ordem estabelecida. A hierarquia existe e deve ser obedecida, pois é algo importante para história do lugar e de seus membros. Ainda que todos os integrantes sejam importantes, o presidente vem antes do vice, assim como este vem antes do gerente e assim por diante.

Equilíbrio

Dentro de uma empresa deve haver um perfeito equilíbrio na realização de tarefas, bem como na compensação delas. Aqui falamos sobre o “dar e receber”. Assim, manter a balança neutra é uma das chaves que mantém o sucesso empresarial vigente. Sem esse retorno, e com a sensação de que estão dando mais que recebem, os funcionários podem se desviar do caminho da empresa.

Vínculo

Todos nós sentimos vontade de ser integrado a um grupo. Instintivamente, sabemos que este é o melhor caminho à sobrevivência. Este princípio baseia-se na ideia de que um funcionário deve entender e respeitar as regras, bem como os padrões e políticas da empresa.

Desse modo, ele pertence e está conectado ao ambiente de trabalho e ao objetivo. Por essa razão, deve seguir as regras que permitem a integração harmoniosa de toda a equipe.

Benefícios

A Constelação organizacional pode ser o divisor de águas na história de uma empresa. Quando um dos funcionários relata ao constelador o conflito existente, este pode traçar um plano de construção da empresa, ainda que não interfira diretamente na terapia. Ao ser constelada, veja os benefícios que a instituição pode alcançar:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Integridade

    Ao recorrerem a um constelador organizacional, os funcionários percebem que o problema presente é de ordem estrutural. Esse empecilho é o que resseca as raízes daquele sistema de cooperação. Desse modo, ao serem submetidos a Constelação organizacional, podem se reestruturar e se unirem como uma equipe de verdade.

    Respeito

    Uma das ferramentas da terapia é representar os envolvidos, seja por meio de outras pessoas, bonecos ou objetos. Cada participante vivencia as sensações que o outro ente causa, seja alegria, medo ou tristeza.

    Quando o alvo da Constelação entende o porquê daquele movimento e também como é enxergado pelos demais, passa a se compreender melhor. Ele pode entender como está danificando aquele sistema, ver os esforços que os colegas fazem para amenizar e buscar a própria evolução.

    Resgate

    Funcionários em conflitos desviam facilmente do propósito da empresa. Nesse caminho, acabam por macular o progresso e a reputação que a mesma construiu. Assim, a partir da Constelação é possível sanar os problemas e conflitos, fazendo um resgate do que é importante ao sucesso empresarial do lugar.

    A terapia serve para mostrar o que é importante de verdade aquele ambiente, livrando-se de comportamentos que são bastante destrutivos.

    Exemplos de sucesso empresarial

    É comum o relato de funcionários que questionam as atividades dos seus superiores no ambiente de trabalho. Por exemplo, um jovem relata que durante seu período em uma empresa de telefonia, sua supervisora era bastante ausente e pouco comprometida com o trabalho.

    Desse modo, acabava por se sentir mais isolado e desamparado no ambiente de trabalho. Para sanar os problemas que recebia, passou a assumir a posição da sua superiora. Com o tempo, se mostrou um atendente mais estressado e desleixado com as suas atividades.

    Neste caso temos o exemplo da disfunção da hierarquia, um princípio básico. Por se sentir desamparado, o jovem assume uma postura que não lhe compete e acaba por afetar os próprios resultados naquele ambiente.

    Uma empresa vai bem além dos holofotes que recebe, necessitando do trabalho árduo de muitas pessoas. É a atividade em conjunto delas que mantém o ambiente funcionando, reativando a rotatividade da produção. Entretanto, o declínio desse ambiente pode pôr em risco a ascensão da empresa.

    Neste sentido, a Constelação organizacional visa a harmonia ambiente de cada funcionário envolvido. Ela é capaz de detectar as razões por trás de comportamentos tão erráticos e destrutivos. É o agente transformador que cura as feridas do lugar e o leva ao sucesso empresarial.

    Afinal, todo empreendedor quer ter o seu nome bem divulgado no mercado.

    Já pensou em fazer um curso de constelação para alavancar os negócios?

    Sabia que você também pode ser o responsável pelo renome da empresa onde trabalha? Independente da área em que atua, por que não se inscreve em nosso curso de Constelação Clínica 100% online? Nele, você tem acesso às ferramentas que podem te dar um diagnóstico de local de trabalho e identificar as causas do retrocesso.

    Com nossas aulas virtuais, o objetivo é formar um constelador qualificado e apto a levar crescimento pessoal onde quer que vá. Por um preço bastante atrativo, você pode ser a ponta decisiva de uma instituição para o sucesso empresarial dela, por exemplo. Assim, não perca mais tempo. Comece já a sua formação em Constelação organizacional conosco!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    12 − 6 =