Constelação FamiliarFormação em Constelação

5 exercícios de Constelação Familiar que podem ser aplicados

exercicios-de-constelacao

De forma inconsciente, até tendemos a trabalhar alguns aspectos da vida sem um planejamento adequado. Procuramos seguir a maré como forma de termômetro, ainda que sabendo dos riscos e consequências. Você gostaria de melhorar sua vida por meio de dicas simples? Então veja cinco exercícios de Constelação para aplicar no seu cotidiano e facilitar a sua vida.

Por que agregar a Constelação em nossas vidas?

Salvo raras exceções, você já se perguntou o motivo de tomar atitudes tão impulsivas e/ou descontroladas? Algo que dominou você momentaneamente, como se fosse um fantoche de si mesmo? Esse comportamento é parte do que herdamos de nosso campo familiar, local de atividade ininterrupta que registra cada ação de nossa família.

A Constelação Familiar é uma terapia especializada em estudar e tratar desse campo. Graças a ela, podemos descobrir a fonte das amarras que nos prendem ao passado e à família. Por incrível que pareça, essas impressões são dificilmente ou nunca identificadas por outros métodos terapêuticos. Sendo assim, a Constelação Familiar é um excelente caminho ao próprio entendimento.

Após constelados, conseguimos entender toda a história da família que nos prende. Dessa forma, observando as nossas raízes, nos livramos de frutos impuros que continuam a contaminar nosso comportamento. Isso garante mais liberdade quando nos depararmos com um desafio à frente. Nesta hora, após constelados, seremos apenas nós e a nossa vontade própria.

Nosso papel em sociedade

Cada um de nós, independente da classe, gênero, condição ou motivação espiritual tem um encaixe a preencher na sociedade. Esta funciona com uma grande rede, interligando cada pessoa e procurando se manter graças à interação delas. Somos nós que movimentamos o cotidiano, dando seguimento às atividades de outras pessoas, e são nossas relações que nos moldam peranter o mundo social.

Contudo, quando estamos em desequilíbrio pessoal, acabamos por danificar essa cadeia, inclusive prejudicando o outro. Isso porque o conflito que carregamos no interior, influenciado pela herança familiar, declina nosso desempenho no mundo externo. Acabamos por arrebentar com um anel que ajudava a selar a força de uma grande armadura. Assim, esses problemas podem acontecer por diversas razões, tanto próximas a nós quanto de antepassados distantes.

Isso significa que qualquer ação em que estejamos envolvidos certamente ficará aquém do esperado. Dessa forma, com a ajuda da Constelação, precisamos nos avaliar e encontrar um consenso interno. Assim, é necessário ouvir as vozes certas e direcionar as energias a uma produção positiva. Porque somos parte de um todo e devemos nos esforçar para que fiquemos bem e, consequentemente, o grupo também.

Resultados inesperados

Não se planejar com exercícios de Constelação vai te deixar a mercê das circunstâncias. Por exemplo, você dependerá unicamente da maré para poder agir. Sem uma ação mais proativa, você acaba improvisando, o que certamente é um gasto de tempo e energia desnecessários. Em qualquer situação, isso é bastante desconfortável.

Não o bastante, você também não terá motivação para seguir adiante com as atividades, porque haverá a sensação de que tudo pode dar errado a qualquer momento. A carga negativa que carrega é suficiente para retirar qualquer interesse sobre uma relação ou projeto. Dessa forma, sem um direcionamento prévio, qualquer chance de sucesso fica sufocada sem um empenho.

Mais que isso, a má vontade acaba por ser integrada na sua persona diante do coletivo. Em suma, você acaba virando uma má referência, tanto para si quanto para os outros.

Exercícios de constelação para aplicar diariamente

Ainda que seja trabalhoso, é possível reorganizar a nossa vida com a aplicação de exercícios de Constelação familiar. Com a ajuda deles, estruturamos uma rotina sadia, trazendo resultados em pouco tempo de aplicação. Veja cinco exercícios de Constelação familiar que podem ser introduzidos em sua vida:

Leia também:  Workshop de Constelação: confira agora tudo que aconteceu!

1/5 exercícios de Constelação: disciplina

Tal qual nosso sistema interno, somos levados a cometer irregularidades em nosso cotidiano. Quando acrescentamos a disciplina em nossa vida, temos resultados mais certeiros. Não apenas isso, mas também mobilizamos os recursos e energia necessários no momento correto.

Ao sermos disciplinados, evitamos distrações e conseguimos uma chance de sucesso maior em qualquer nicho.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

2/5 exercícios de Constelação: decisões

Por incrível que pareça, muitas pessoas se mostram indecisas diante de atividades simples. Isso porque o conflito interno acaba por levá-los em duas direções opostas. Exercitar o poder de decisão nos deixa mais seguros quanto às escolhas. Ainda que seja uma decisão importante ou urgente a ser tomada, estaremos confortáveis com aquilo.

3/5 exercícios de Constelação: percepção

Perdemos muitos acontecimentos ou chances pela simples incapacidade de observar. Isso significa também perder caminhos ao crescimento, seja pessoal ou não. Trabalhar para ser mais atento e praticar a percepção no dia a dia nos eleva como parte integrante de algo. Isso porque teremos mais oportunidades à mão para gerenciar e transformar algo.

4/5 exercícios de Constelação: hierarquia

Em qualquer sistema da vida há uma ordem a ser respeitada e seguida. Graças a ela, a estrutura em questão se mostra rígida e eficaz a operar. Dessa forma, devemos reconhecer nossa posição na cadeia. Caso tenhamos um superior, devemos obediência a ele, assim como devemos ajudar um subordinado no seu crescimento.

5/5 exercícios de Constelação: equilíbrio

Valendo-se de uma das leis primordiais da terapia, devemos praticar a equidade como um dos exercícios de Constelação. Precisamos rever as nossas relações e procurar o que está em falta e demasia. Sendo assim, não devemos dar em excesso, assim como não devemos receber algo de forma passiva. Equilíbrio gera estabilidade nos relacionamentos.

Recompensas

Ao aplicar esses exercícios de Constelação, conseguimos notar as diferenças em algum tempo. Nossas interações se tornam mais satisfeitas e sadias. Não há o comprometimento do sistema por que as trocas e apoios balanceados fornecem a liga necessária para que o grupo se mantenha de pé. Veja alguns benefícios dessa mudança:

  • Recursos

Quando você pratica esses exercícios comportamentais, consegue diminuir o uso de recursos físicos e emocionais. Há um desgaste bem menor do que se espera para alguns movimentos no trabalho e nos relacionamentos.

  • Referência

Nada melhor do que servir de bom exemplo para alguém, não? Sendo assim, algumas pessoas começarão a seguir você, implementando atitudes positivas nas rotinas delas.

  • Influência

Quando você se torna uma referência para alguém, também se torna um influenciador. De forma positiva, pode conduzir alguns elementos para facilitar a vida de toda a comunidade. Contudo, não abuse. Existe uma linha tênue entre influência e controle.

Considerações finais

Diariamente, somos expostos a estímulos que podem nos tirar de um caminho produtivo. Graças a isso, somos impedidos de tomar algo que seria nosso por direito de esforço. Contudo, se exercitar comportamentalmente evita esses declínios pouco favoráveis.

Estabelecer uma rotina para um aperfeiçoamento pode ser um primeiro passo ao sucesso. Ainda que o empecilhos surjam, não deixe que o abalem. Seja incisivo e certeiro quanto ao que quer, fazendo o esforço e até sacrifícios necessários para trabalhar a meta. Sua ótima postura carregará a certeza de um indivíduo seguro de si e de seu papel no mundo.

Caso queira aprender sobre outros exercícios referentes à prática da Constelação Familiar, entre em contato conosco e inicie a sua formação em Constelação familiar. Nosso curso online carrega uma grade sólida e eficiente para construir um constelador de qualidade, pronto a sanar as necessidades do mercado. Com um preço acessível, material de apoio e estudo eficiente, certamente se destacará entre os demais no mesmo nicho. Seja você o guia do seu futuro!

Leia também:  Curso de Constelação Online: onde estudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 4 =