Constelação FamiliarDepoimento

Terapia Familiar Sistêmica Breve e Constelação

terapia familiar breve e constelação

Neste artigo, vamos mostrar como a Constelação pode enriquecer e complementar o trabalho de uma profissional de terapia familiar sistêmica breve. Sou uma terapeuta desta área e, desde que comecei meus estudos no Curso de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica, posso afirmar que minha atuação se aperfeiçoou e dotou-se de sentido.

O início do meu interesse pela Terapia Familiar Sistêmica Breve

Conheci a Constelação Familiar, durante minha especialização em Terapia Familiar Sistêmica Breve. Na verdade, houve apenas uma citação sobre ela durante o curso, mas de alguma forma, isso aguçou a minha curiosidade.

A Terapia Familiar Sistêmica nem sempre tem o devido reconhecimento

Essa “citação”, não aconteceu exatamente de uma forma elogiosa, mas sim, quase que pejorativa. Eu e todos que estavam no grupo ouvíamos coisas do tipo:

  • muito louco;
  • muita viagem;
  • uma vibe estranha.

Devido a esse fato, fiquei bastante intrigada com tais comentários.

Quando aprofundei os conhecimentos na técnica e vi a necessidade e a importância do seu uso

Aos poucos fui pesquisando no Youtube sobre a Terapia Familiar Sistêmica e desmistificando o conceito primeiro, que foi a mim apresentado. Tive dificuldade de entender exatamente do que se tratava. Portanto, com muito receio de não estar misturando o meio científico com o místico e religioso, ingressei nessa busca desafiadora e solitária.

Fui constelada uma única vez. Confesso que entrei no local onde foi feita a constelação, em princípio, com bastante desconfiança e quase temor. Mas após alguns minutos de trabalho, pude finalmente entender.
Isto é, agora não sei apenas a teoria, mas a prática através das minhas próprias questões,. A partir desse momento, resolvi estudar de forma mais aprofundada a ferramenta em questão.

Uma ferramenta que me fornece resultados mais rápidos e que me auxiliou na vida pessoal

Hoje, considero a Constelação Familiar como uma ferramenta mais rápida. Ela, sem dúvida, merece ser agrupada dentro da prática do meu consultório.

Um dos motivos, além da questão profissional, está relacionado a um fato da minha vida pessoal. Tenho um filho que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo ou pensamentos intrusivos.

Reconhecendo a necessidade que tenho de ser constelada

Embora o mesmo seja submetido a Terapia Comportamental Cognitiva há alguns anos, confesso que os avanços são lentos. Isso gera em mim sentimentos como:

  • ansiedade;
  • frustração;
  • desânimo.

Tais sentimentos demonstram a minha fragilidade diante dos resultados do tratamento dele e colocam em evidência a necessidade que tenho de ser constelada.

A ajuda da Constelação Familiar na minha atuação com terapeuta

A Constelação ajuda a minha profissão de terapeuta sistêmica, no sentido de esclarecer mais rápido algumas questões trazidas pelo cliente/paciente. Essas questões, por vezes, são de difícil acesso e compreensão.

Embora a Terapia Familiar Sistêmica também trabalhe com dramatização e psicodrama do psiquiatra Moreno, venho considerando-a como uma forma mais direta e assertiva em relação à queixa principal trazida pelo paciente ao consultório. Nessa terapia também se propicia uma ação dramática do indivíduo. Portanto, fazendo com que entre em contato consigo mesmo. Além disso, em contato com suas estruturas e inter- relações.

Sinto que os clientes demonstram mais facilidade através da utilização dos bonecos, de expressarem suas demandas na terapia e isso me deixa muito otimista.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Associando a Constelação Familiar com o trabalho voluntário

Realizo um trabalho voluntário com adolescentes de uma instituição religiosa. Penso que, de alguma forma, a Constelação Familiar, tem me ajudado a ser um pouco mais empática e paciente com esse grupo. Isso porque, à medida que me permite olhar para os mesmos com menos julgamento e mais amor.

Embora o trabalho realizado com esse grupo não seja terapêutico, procuro trazer de forma sutil algumas questões da Constelação Familiar Sistêmica. A exemplo disso, destaco a importância do respeito à hierarquia, bem como o entendimento sobre o equilíbrio entre o dar e o receber.

Leia também:  Novembro Azul: Uma prevenção contra o câncer de próstata

O reflexo das práticas de Constelação Familiar na minha e na vida dos outros

Hoje, a Constelação Familiar, responde por algumas questões, que anteriormente, não conseguia compreender, tanto na vida dos meus clientes; como na minha própria vida e de meus familiares. Hoje, ajudar meu filho, meu casamento e ao próximo, são tarefas que vão além do profissional; mas que acabaram por se tornar minha missão de vida.

Conclusão

No meu trabalho, enquanto voluntária, sinto-me muito mais produtiva e próxima dos adolescentes, já que antes atuava apenas como uma professora de reforço escolar. Mas agora posso atuar também como ouvinte de demandas diferentes das escolares. Sinto-me mais próxima e mais eficiente.

Assim, vejo a Constelação Familiar Sistêmica como uma ferramenta eficaz. Como terapia breve, ela é algo que abrevia, e muito, o sofrimento das pessoas que nos procuram enquanto paciente, amigos ou membros de minha própria família.

Autora: Katia Silva, aluna do Curso de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica (100% EAD, clique para inscrever-se). Deixe sua dúvida, crítica ou sugestão, abaixo.

 

2 thoughts on “Terapia Familiar Sistêmica Breve e Constelação

  1. Olá, Kátia.
    Incrível como a sua história é semelhante a minha. Durante a formação em Intervenções Sistêmica Familiar, percebi o efeito do campo morfogenético. A partir fui buscar conhecimentos na constelação sistêmica familiar, hoje uno os dois conhecimentos na minha prática.

    1. Sandra, gratidão por seu relato. Como você bem disse, muitos relatos são recorrentes, por serem também recorrentes o que sustenta os relacionamentos humanos. Parabéns por sua dedicação aos estudos, que você possa continuar ajudando pessoas com a Constelação Familiar. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − doze =