Constelação FamiliarFormação em Constelação

10 ideias da teoria de Bert Hellinger retirada de seus livros (entenda)

O trabalho da Constelação familiar condensa um rico compilado de práticas a serem vividas e experimentadas para o nosso crescimento. A teoria de Bert Hellinger mostra quais caminhos podemos trilhar para que cheguemos na felicidade. Confira uma lista com 10 ideias de como trabalhar esse rico aprendizado!

Leis do amor

Na teoria de Bert Hellinger, as leis do amor são princípios de como podemos aprender a viver harmonicamente. Não apenas com outras pessoas, mas também com a nossa própria essência. São três leis, sendo elas:

Ordem

A família possui uma hierarquia, sendo que quem nasceu antes tem prioridade sobre quem veio depois. Os mais novos, por sua vez, são cuidados e guiados para serem a melhor versão de si. Nisso, o respeito deve sempre imperar e cada um deve ocupar a posição que lhe pertence.

Equilíbrio

Tudo o que é dado deve ser recebido de volta na mesma quantidade e intensidade. Seja o amor, companheirismo ou mesmo disposição física, as ações e emoções devem ser equipadas. Assim, nada de entregar demais ou retribuir de menos aos demais.

Pertencimento

Por mais que alguém tenha causado desconforto dentro da família, o mesmo não pode ser retirado dela emocionalmente. Isso porque essa pessoa possui um lugar de direito na família e, quando isso é revogado, dor e sofrimento podem se aproximar.

Campo familiar

Uma teoria de Bert Hellinger que é base do seu trabalho é o campo familiar. Por meio da ssunção de que esse campo existe, temos a clareza de que estamos conectados e construímos a base atual de nossa família. Da mesma maneira acontece com eles, já que estão em posição semelhante à nossa.

Em suma, somos partes vivas e conscientes de um caminho energético que não se rende ao tempo e ao espaço. Ou seja, nossos pais, avós e bisavós continuam influenciando as nossas vidas, mesmo que já tenham partido. Através de uma sessão de Constelação podemos tornar essas interações mais esclarecidas.

Consciência do que e quem somos

As ideias de Bert Hellinger apontam a um caminho onde podemos rever as nossas falhas de modo consciente. Como mencionado acima, uma sessão de Constelação torna evidente os mecanismos que regem nossos pensamentos, emoções e ações. Isso é muito importante quando se busca autoconhecimento para rever a própria vida.

Nisso, conseguimos reformular as nossas falhas e moldá-las para algo melhor e mais positivo. Ter mais consciência sobre nós mesmos significa nos responsabilizarmos por aquilo que queremos nos tornar.

Empatia

Os conceitos de Bert Hellinger envolvem bastante a conexão com as outras pessoas, especialmente a família. Por muitas vezes deixamos de nos colocar no lugar do outro para entender as suas razões e motivações. Em vez de alimentar essa lacuna, a Constelação vem para somar e preenchê-la.

Assim, adquirimos a capacidade de sermos mais empáticos e traduzir com mais fidelidade o que o outro tem por dentro. Isso acaba sendo saudável a qualquer relacionamento, pois gera um campo de compreensão em que o diálogo impera. Em consequência, fica muito mais fácil conversar e interagir positivamente nas discussões.

Crescimento profissional deriva da família

A interação com o trabalho e o sucesso dele advém diretamente de como nos relacionamos com a família. Especialmente com nossas mães, já que foram o primeiro e principal canal por onde o sustento chegou a nós. O relacionamento que mantemos com as nossas mães é o que vai definir o quão longe chegaremos em nossas profissões.

É difícil dar um passo à frente quando as nossas origens não foram bem amarradas. Não que isso diga quem somos agora por completo, mas ajuda a entender o que podemos alcançar. Fazer as pazes com esse meio é importante para selarmos qualquer brecha que nos impeça de ter sucesso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Conhecimento

    A teoria de Bert Hellinger tem sido muito avaliada dentro das instituições de ensino. Isso porque tem sido a responsável por trabalhar as necessidades dos estudantes independente de suas necessidades. Tudo acontece porque as origens dessas pendências sempre estão no centro familiar, área de ação da Constelação.

    Para as crianças, por exemplo, é vital a construção de um ambiente para que possam se desenvolver naturalmente. O trabalho da Constelação ajuda os pequenos a compreenderem a si mesmos mesmo sendo tão jovens. Não se limita a eles, podendo ser usada com estudantes de qualquer e os próprios profissionais da educação.

    A saúde

    Como deve imaginar, a Constelação também é bastante útil quando se fala de saúde e meios de tratamento. A terapia sistêmica se porta como um reforço para chegar nos lugares em que a terapia convencional não alcança. Nisso, um tratamento médico pode alcançar resultados melhores do que era esperado.

    Sem contar que isso acaba trabalhando e estruturando a parte interna do indivíduo. Seu lado emocional muitas vezes fica esquecido e não consegue se recuperar por completo. Assim, a cura se mostra completa, eficaz e prolongada.

    Infância e crescimento

    Como aberto linhas acima, os conceitos de Bert Hellinger se aplicam perfeitamente ao desenvolvimento das crianças. Desde novas o contato delas com a Constelação estimula o seu aprendizado e compreensão pessoal. Dessa forma, acabam se tornando adultos com convicção e capazes de fazer um mundo melhor.

    Respeito à família

    O trabalho de Hellinger sempre se pautou a respeito dos problemas que uma família pode apresentar ao longo do percurso. Através disso encontramos diretrizes básicas de como restaurar esse laço tão importante rumo a uma vida melhor. Dentre as diretrizes encontramos:

    Maturidade

    Os conflitos que surgem precisam ser trabalhados em grupo e com um único propósito para evitar desvios. Apesar das dificuldades, essa jornada permite um encontro ao amadurecimento pessoal e em grupo. Sua família como um todo acaba crescendo.

    Quebra de ciclos nocivos

    Padrões repetitivos acabam expondo toda a família à desordem, confusão e sofrimento constantes. Felizmente, é possível lidar com isso, ressignificando a postura de cada um na dissolução desses automatismos comportamentais.

    Inclusão

    Por fim, a ideia de inclusão indica o abraço à diversidade e ao respeito entre grupos. Com isso, fica muito mais fácil compreender aquilo que não faz parte do nosso cotidiano e na nossa rotina. Nossa tolerância fará entender que há diversos tipos de amor e que todos eles contam.

    Considerações finais sobre teoria de Bert Hellinger

    A teoria de Bert Hellinger deu origem a diversas abordagens construtivas ao desenvolvimento humano. Por meio dela conseguimos esclarecimento sobre como trilhar os caminhos do crescimento de maneira sadia e possível.

    Ademais, vale um estudo mais aprofundado das obras de Hellinger, de modo a expandir a perspectiva sobre si mesmo. Tenha em mente que a porta que abrirá dará a chance de explorar oportunidades quase infinitas.

    Para começar a entender melhor a teoria de Bert Hellinger, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação Familiar. A estrutura única dele possibilita que alcance o seu potencial e encontre novas formas de aprimorar a sua vida. O autoconhecimento adquirido dará a clareza que precisa para te elevar a uma jornada de transformação.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    12 + três =