Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Vocação e aptidão profissional: 10 ideias valiosas (saiba mais)

Entender qual a sua vocação e aptidão pode ser um dos maiores desafios, mas não é impossível de ser feito. Sair da zona de conforto em busca de mudança deve ser um impulso natural para que todos nós tenhamos a vida que desejamos. A fim de te ajudar nessa conquista, montamos uma lista com 10 ideias para transformar a sua trajetória.

O que você gosta de fazer?

Para entender qual é a sua vocação e aptidão profissional é preciso se perguntar antes do que gosta de fazer. Mesmo que pareça uma pergunta genérica, a mesma é importante para definir por quais caminhos pode trilhar. Você precisa se sentir atraído quanto ao que faz, pois isso impacta diretamente sobre você e os demais.

Ademais, é uma excelente maneira de explorar um objeto que sempre te deu um prazer e satisfação. Fora isso, vai evitar se conectar com qualquer coisa que causaria algum desconforto no seu futuro. Suas escolhas serão mais certeiras quando quer se achar naquilo que te eleva.

Pense na habilidade que gostaria de ter

Para elaborar o seu teste vocacional, se abra e questione qual habilidade gostaria de ter e/ou aprender. Sua vocação e aptidão profissional nessa etapa precisam de sua forma desinibida para que construa os seus próximos passos. Faça a sua mente viajar, explorar possibilidades de encontrar algo novo para aprender.

Se já está em uma profissão que gosta, por exemplo, pense em como pode agregar nesse meio. Imagine com equilíbrio, de modo que te faça se desenvolver enquanto adiciona isso a um meio externo. Ao pensar em suas escolhas, selecione o que pode te deixar feliz, melhorar o seu trabalho ou mesmo trazer alguma renda extra, por que não?

Quais os seus objetivos de vida?

Quando se fala em vocação e aptidão, sua passagem não se constrói quando não se tem por onde pisar e entrar. As metas entram aqui porque acabam moldando o esqueleto do seu futuro a curto, médio e longo prazo. Por meio de um planejamento você pode selecionar as possibilidades que deseja ter na própria vida.

Com base nas suas escolhas e desejos, separe uma lista ou mapa que indique quais lugares deseja ficar. Pense em conquistas, lugares, pessoas ou mesmo ferramentas físicas que te ajudem a conquistar os seus planos. E, claro, separe um tempo para projetar as suas conquistas finais, conectando ações e resultados pelo caminho.

Avalie-se

Entender e enxergar a sua aptidão profissional depende de uma avaliação pessoal profunda e segura. Ser capaz de olhar a si mesmo a fim de buscar compreensão garante escolhas assertivas a respeito do próprio futuro. Construa isso usando:

Sinceridade

A si mesmo e aos demais, procure ser honesto nas escolhas que faz e quanto ao que sente. Procure sentir as suas reais necessidades sem fazer julgamentos ou esconder como reage a elas e as consequências.

Sempre abrace a melhora

Aperfeiçoamento constante te ajuda a lidar com as mudanças e necessidades dentro de um ambiente específico. Em relação à carreira, isso te torna proativo e capaz de lidar com adversidades e desafios.

Responsabilidade

Evite culpar as outras pessoas pelas coisas que dependiam unicamente de suas próprias mãos. Procure assumir as suas falhas e aprenda com as mensagens que ela pode trazer em seu desenvolvimento.

Seja ambicioso

Antes de continuarmos, cabe ressaltar a diferença entre ser ambicioso e ganancioso quanto à sua carreira. Ter ambição significa que você tem o desejo de crescer e conquistar uma vida nova em seu próprio esforço. Por outro lado, a ganância indica que além de desejar tudo, fará essa busca sem qualquer escrúpulo ou respeito pelos demais.

Assim, tenha o desejo de crescer, empregando suas habilidades e força interna para concretizar isso. Nesse caminho, tenha ética, respeito pelos demais e saiba a concepção do que é limite. Alcançar sua vocação e aptidão é muito mais satisfatório quando você segue pelo caminho correto.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Como deseja crescer em sua profissão?

    Um conselho: mesmo que atinja uma grande posição dentro da sua carreira, evite se acomodar. Ao encontrar a sua vocação e aptidão profissional, você também precisa enxergar além quando as conquistar. Para aumentar suas chances de crescimento, trabalhe esses aspectos:

    Identificação

    Determine o que você quer fazer com base em cada projeto que você se identifica em sua vida. Através disso pode antecipar os caminhos a serem escolhidos para conseguir novas vistas. Caso ajude, revisite as listas que fez antes em relação aos seus sonhos, vontades e desejos.

    Tenha referências

    Procure se espelhar em pessoas nas quais admira por serem quem são e a disposição que carregam para aprender. A inspiração em indivíduos que agregam positivamente a qualquer ambiente te dará um norte a seguir. Deixe que elas te ensinem, mesmo que a distância e aprenda como viver de um jeito diferente rumo à prosperidade.

    Excelência

    Um bom profissional é lembrado pela forma como ele entrega o que produz. Quando se preza pela excelência, você se torna uma referência e bom exemplo a ser seguido. Com isso, sempre se valha da dedicação e vontade em aperfeiçoar tudo o que faz.

    Veja os seus pontos fortes e fracos

    Através da reavaliação você entenderá em quais partes se sai bem e no que ainda precisa melhorar. Dê ênfase nas suas falhas, já que elas podem comprometer o seu desempenho e até o seu sucesso. Não sinta vergonha em admitir qualquer coisa, mas tenha a coragem em tentar melhorar o que puder sobre si mesmo. Só assim é possível entender melhor sua vocação e aptidão.

    Encontre as suas motivações

    O que te motiva a levantar da cama e batalhar por tudo aquilo que deseja ter? Em relação às suas atividades, por quais razões gosta de fazer algumas e outras não?

    Encontre as suas justificativas necessárias para que consiga esclarecer as ações que tem tomado até aqui. Se for necessário, reveja algumas, de modo a ressignificar as suas próprias escolhas. Com base nisso, você entenderá melhor a sua personalidade, capacidade e potencial para realizar.

    Tem buscado evoluir?

    Como aberto no meio do texto, mesmo que tenha um alto cargo, nunca relaxe e permaneça imóvel nele. Questione-se de quais maneiras você tem buscado crescer e evoluir no seu meio. Tratando-se de vocação e aptidão profissional, ter força de vontade para continuar a seguir é essencial.

    Se ajuda, faça um mapa do quanto progrediu no último ano em relação aos seus sonhos pessoais e profissionais. Refletir sobre os meios no qual a sua vocação tem se desenvolvido é importante para melhor a sua perspectiva de futuro.

    Onde se imagina daqui a algum tempo?

    Por fim, faça uma projeção de onde quer estar daqui a um determinado tempo no futuro. Veja o seu lado emocional e laboral, de maneira que cosniga preparar as ferramentas para esse encontro. Essa projeção é saudável porque ajuda a colocar a sua consciência no próprio potencial e vontade de fazer acontecer.

    Considerações finais sobre vocação e aptidão

    Entender os caminhos da sua vocação e aptidão é importante para validar a existência do seu próprio futuro. Por meio disso, você pode estruturar as bases que precisa para traçar o seu plano de crescimento e revitalização.

    Quando iniciar essa busca, olhe a si mesmo sem inibição ou qualquer tipo de bloqueio com medo do que encontrará. É necessário olhar as suas falhas e necessidades para selecionar aquilo que realmente necessita. Acredite, as respostas que pode encontrar serão esclarecedoras e motivarão a sua mudança.

    Para encontrar mais facilmente a sua vocação e aptidão, se inscreva em nosso curso online de Constelação. Ele te ajudará a construir as ferramentas que precisa para melhorar o seu desempenho no mundo externo. Dentre as maiores recompensas, você ganhará autoconhecimento e alcance do próprio potencial para realizar qualquer propósito.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    10 + oito =