Constelação Familiar

Relato de Constelação Familiar em Recife

Neste artigo, vamos trazer um relato de uma Constelação Familiar em Recife, Pernambuco. Será um convite a você, que tem interesse de tornar-se constelador ou quer ser constelado.

O relato contempla um caso de uma equipe de uma Organização Não Governamental, esta equipe foi constelada em conjunto. Além de pessoas, projetos e empresas também podem ser constelados, como veremos a seguir.

Meu primeiro contato com a Constelação Familiar em Recife

Eu não conhecia as constelações familiares sistêmicas, a não ser de ouvir falar. Mesmo sendo formada em Psicologia, não me interessei muito por essa ferramenta.

No entanto, um certo dia, me despertou o interesse e resolvi ir ao espaço Recanto do Ser, em Recife-PE e assistir a uma Constelação. Na verdade, aconteceram 4 constelações numa manhã de sábado.

A Consteladora era a Eliane Sena, muito competente e hábil na condução do processo. As pessoas estavam sentadas em círculo (assistentes/representantes e os que iam ser constelados). Um caso que me chamou a atenção foi o de um rapaz que resolver constelar um grupo de participantes de um Projeto Social.

Como Constelar um Projeto Social?

A conversa entre o constelado e terapeuta acontece em tom muito baixo, pois só a ambos interessa algumas informações do problema a ser constelado. Isso eu não compreendia ainda, pois era leiga no assunto. E muito curiosa ainda…

Mas deu para entender que ele colocaria as seis pessoas envolvidas nesse projeto, que eram em número de seis. Essas pessoas da equipe do Projeto Social vinham se encontrando há dois anos, montando um projeto ligado à proteção contra o Abuso Sexual.

E naquele mesmo dia da constelação, essas pessoas se reuniriam ali, para serem consteladas. Ficou claro para mim que seria possível constelar qualquer tipo de caso: individual, casais, pais/filhos, famílias inteiras, equipes de trabalho, projetos, litígios judiciais, entre outros.

Os conflitos e emaranhamentos da equipe constelada

Todos os seis membros do Projeto Social estavam presentes à Constelação, homens e mulheres, a maioria jovens entre 25 e 35 anos.

Pois bem, um dos líderes do Projeto (constelado) escolheu cada representante, dispôs os mesmos no lugar onde achou conveniente e a terapeuta deu início ao processo, como acontece no início da montagem da constelação.

Eu representei um desses membros do Projeto. O próprio Projeto também estava lá representado, por um dos presentes.

As movimentações da Constelação

A terapeuta pede para que as pessoas se movimentem e se posicionem onde se sentir mais confortável.

A primeira manifestação foi a do Projeto, que dizia querer sair dali, querer ir para o futuro, inclusive o representante abriu as janelas da sala. Dava a entender que esse projeto não tinha saído ainda do papel e que havia entraves.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

A terapeuta vai conversando com cada representante e perguntando: o que acontece nesse campo? Quais impressões e sentimentos estão se evidenciando? As movimentações vão acontecendo.

As revelações de uma Constelação

Dois dos representantes (que faziam os papeis dos membros reais) disseram que não tinham nada a ver com aquele Projeto. Eles simplesmente se afastaram bastante do Projeto, indo para o fundo da sala e ficando de costas.

Nessa ocasião, a pessoa representada (o membro real, que a tudo assistia) caiu num riso histérico ao ver seu representante demonstrar o seu não envolvimento com o Projeto.

Inclusive a pessoa que representava o criador do Projeto se mostrou bem perdido, confuso. E a terapeuta nomeou uma outra pessoa da plateia para representar sua mãe.

Essa mãe conversa com ele, diz que ele já é independente e pode seguir o seu caminho. Isso melhorou muito para esse rapaz. A partir dessa permissão da mãe, ele consegue juntar quatro pessoas do grupo ao Projeto.

Leia também:  Resolvendo conflitos usando a Constelação Sistêmica

Confusões de sentimentos reveladas pela Constelação

Neste momento, esta sessão de Constelação Familiar em Recife já se encaminhava para um desfecho, mas havia ainda um clima tenso. As duas pessoas que se afastaram não conseguiam se juntar ao Projeto de forma alguma.

O Projeto consegue se unir às quatro pessoas (aproximando-se delas), sentindo-se bem confortável e fazendo essas pessoas voltarem os olhos para o futuro, simbolizado pela janela aberta.

E assim a terapeuta finalizou a Constelação.

Conclusão sobre esta Constelação Familiar em Recife

O que ficou claro é que o próprio idealizador do Projeto ainda estava inseguro, ainda se sentia “pequeno” e precisava da libertação da mãe, do aval dela, do consentimento, do reconhecimento de que ele já podia dar conta da própria vida.

Depois que isso aconteceu, ele sentiu-se fortalecido e as pessoas realmente interessadas no Projeto, se uniram a ele.

As duas pessoas que se recusaram se unir ao Projeto realmente, por alguma razão, não estavam envolvidas com o mesmo. Certamente devem ter outras atividades e interesses. Inclusive, o rapaz me confessou que foi bem difícil a reunião acontecer após aquela Constelação.

Benefícios da constelação familiar

Na minha visão, a Constelação Familiar e Sistêmica é mesmo uma lupa que nos permite enxergar fatos/sentimentos/situações que comumente não percebemos, pois estamos desatentos e focados em muitas outras atividades.

O processo nos ajuda a compreender nossos emaranhados, a ver melhor, enxergar a raiz dos conflitos e poder assumir novos posicionamentos na vida. Além disso, a Constelação permite ao indivíduo enxergar o emaranhado da sua vida, ressignificando-o, a partir dos insights obtidos no processo, fornecido pelo Sistema.

Dentro dos campos mórficos, os movimentos da alma acontecem, as soluções surgem. O que se percebe é que o terapeuta precisa estar habilitado a entrar no Campo e sair dele, sem controlar os resultados, pois o sistema e a energia que vem dele, é inteligente, e sabe o que faz.

Terapeutas e representantes

Os representantes não precisam se preocupar com o que fazer ou falar, pois o processo acontece naturalmente. Ao constelado interessa o desenrolar do processo, pois ele é quem precisa compreender o que que acontece no campo.

Ao terapeuta, apenas cabe a habilidade de conduzir de forma neutra o processo, conversando com os elementos ali dispostos, observando a manifestação de cada um e promovendo as falas de cura que se fizerem necessárias.

Conheça nosso curso de constelação familiar

Se interessou pelo o que eu falei? se inscreva em nosso curso de constelação familiar. Além de saber sobre Constelação Familiar em Recife, você estará por dentro de todo o processo em qualquer lugar.

Autora: Maria Goretti Lima, exclusivamente para o site Constelação Clínica.

3 thoughts on “Relato de Constelação Familiar em Recife

  1. a constelaçao tem vida própria e fazem parte do sistema do nossa consciência que esta escrita no nosso interior.

  2. Acho maravilhosa as possibilidades de insights que a constelação permite através da movimentação espontânea dos participantes.
    Só que me surge essa dúvida quando se fala no trabalho com bonecos. Será que estes mesmos insights são possíveis através de bonecos?

    1. Olá, Maria Aparecida. Obrigado por sua mensagem. Sim, a constelação com bonecos ou mesmo a constelação a distância podem ser tão interessantes quanto à presencial em grupo. Havendo uma atuação qualificada e inspirada do Constelador e estando o Constelado realmente engajado a se envolver com a sessão de constelação, os resultados são ótimos. Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =