Uncategorized

Parceria escola e família: 20 melhores ideias

parceria da família na escola

A parceira escola e família é muito importante para o envolvimento dos alunos, pais e escola. Tanto que os resultados desse trabalho em conjunto garantem aos envolvidos um desenvolvimento humano muito mais enriquecido. Por isso, a nossa equipe reuniu 20 ideias de criar uma parceria família e escola bastante produtiva.

1.Escola à disposição da família

Uma das melhores ideias de parceria escola e família é a instituição incentivar a participação da família no cotidiano escolar. Para tanto, é preciso existir uma relação mais próxima da escola com o núcleo familiar. Essa meta pode ser alcançada por meio de diálogos frequentes e inclusão dos pais nos debates escolares.

2.Dia da família

Como um evento aberto à comunidade, o Dia da família pode beneficiar muitas pessoas. Se a escola for ajudada por alguns parceiros, a mensagem “família e escola: uma parceria que dá certo” pode realizar diversas ações. Por exemplo:

  • corte de cabelo e maquiagem;
  • inscrição para abertura do CPF e RG;
  • teste de glicose;
  • palestras variadas e educativas;
  • aplicação de flúor;
  • aferição da pressão arterial;
  • peças musicais e teatrais.

3.Acolhimento familiar

Os pais podem se sentir desconfortáveis dentro de uma escola que não os acolhe. Por isso que toda a equipe escolar deve investir no atendimento mais humanizado com o intuito de aproximar a família da instituição.

4.Plano de ensino

Os pais dos estudantes precisam entender quais são os planos da escola e aonde os gestores querem chegar. Apresentar um plano de ensino dará mais confiança para eles em relação a aposta que fizeram na escola. Desse modo, a instituição pode realizar um evento no começo das aulas para comunicar ou enviar um e-mail para os responsáveis com um resumo das propostas de inovação.

5.Embaixadores escolares

Que tal se a escola escolher uma ou mais famílias para serem os embaixadores da comunidade? Famílias com visões positivas podem criar parcerias entre comunidade e escola a fim de desenvolver ações de participação. Além disso, compartilhar as próprias habilidades de desenvolvimento favorecerá interações positivas na escola.

6.Cumprir os planos de ensino

Os planos de ensino apresentados aos pais e para a comunidade devem ser cumpridos. Além de conquistar a confiança deles, os gestores escolares demonstram a capacidade de trabalhar o potencial dos alunos.

7.Envolva a comunidade em projetos

Reuniões e encontros são excelentes para a parceria escola e família e para mostrar os projetos escolares para a comunidade. Se possível, envolver a comunidade em algumas ideias e receber indicações de melhoria.

8.O trio gestor da escola à disposição dos pais

O professor não pode e nem deve lidar com todas as necessidades dos pais e escola sozinho.. Por isso que o trio gestor deve ter um espaço na agenda para atender os pais. Faz parte dele o:

  • Diretor

O diretor lidera a área pedagógica e administrativa da escola, sendo experiente para realizar tal função.

  • Coordenador pedagógico

Além de definir os planos de ensino, o coordenador define os métodos junto ao corpo docente. Desse modo ele pode criar aulas, fazer melhorias e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Não só trabalhar com os alunos, mas também desenvolver as habilidades do corpo docente.

  • Supervisor

Para finalizar, o supervisor, profissional que orienta, avalia e atua no apoio da equipe escolar ajudando a direcionar ações escolares.

9.Trabalhar os valores

A parceria escola e família funciona melhor quando a equipe da escola entende e conhece o bairro onde está. Contudo, o conhecimento obtido pela escola em relação ao bairro deve entender também as reivindicações para transformações locais.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

10.Mostre os resultados para os pais

Divulgar os resultados das propostas escolares para os pais é um exemplo de como demonstrar a inovação do método de ensino. Além de revelar uma execução eficaz, a equipe escolar faz um excelente marketing do colégio. Qualquer mãe ou pai gosta de saber que a escola onde o filho está matriculado é a melhor para ele.

Leia também:  Bert Hellinger e Virginia Satir: contribuições e diálogos

11.Aborde os temas locais

A família e escola, uma parceria necessária, podem juntas adicionar no planejamento alguns temas importantes para a comunidade. Ou seja, criar ações que possam impactar positivamente na comunidade enquanto traz novos significados aos alunos. Desse modo é possível gerar engajamento e motivar a participação ativa de muitas pessoas.

12.Mutirões

Que tal um mutirão envolvendo professores, alunos e pais para melhorar o ambiente escolar? Se um número considerável de pessoas se reunir é possível realizar tarefas como pintar salas ou mudar a decoração do pátio e melhorar o aspecto escolar. Por fim, a escola pode disponibilizar lanches ou refeições para agradecer a presença e trabalho de todos.

13.Práticas pedagógicas na solução de problemas locais

Os projetos escolares devem enriquecer o aprendizado dos estudantes e estimular a integração entre escola e comunidade. Esse trabalho pode ser feito por meio de caminhadas ou distribuição de panfletos com as propostas das mudanças do projeto escolar.

14.Criação de um jornal/revista

Os pais dos alunos podem sugerir e trazer ideias para a elaboração de um jornal ou revista escolar com temas variados.

15.Canal nas redes sociais

Uma página na internet pode ser uma alternativa acessível e rápida para a comunicação entre a escola, pais e comunidade. Além disso, a página pode servir para a divulgação dos trabalhos realizados e recrutamento de voluntários para as atividades internas.

16.Amostras culturais

A parceria escola e família pode acontecer também através de shows musicais, dança ou peças teatrais para a família.

17.Chamados populares

A instituição de ensino pode convidar abertamente a comunidade para os eventos internos e conhecer o trabalho local.

18.Vídeos

Assim como uma página nas redes sociais, é bastante vantajoso um canal de vídeos criado pelos professores e alunos. Esse material pode ser assistido em casa pelos estudantes e suas famílias.

19.Exposições

A medida que o ano escolar avança a escola pode fazer exposições com os trabalhos dos estudantes. Com a ajuda dessa exposição os pais terão a oportunidade de avaliar a evolução escolar dos seus filhos. O tema e o formato podem ser decididos em grupo.

20.Quiz online

Por fim, a escola pode realizar uma gincana ou quis online para entreter os pais e alunos. Mesmo que a brincadeira entregue prêmios para os vencedores, a atividade deve unir estudantes e família enquanto se divertem.

Considerações finais sobre parceira escola e família

A parceria escola e família pode ser criada com ações mais simples do que você pode imaginar. Quando se unifica propósitos semelhantes ao redor de um mesmo objetivo, as realizações se tornam cada vez mais possíveis. Desse modo, os alunos sairão ganhando com uma formação de qualidade e os pais têm segurança em relação à competência da escola.

Além deles, a comunidade deve ser incluída nesses processos escolares para fortalecer as relações entre ela e a instituição de ensino. Não só compartilham respeito mútuo, mas também solidariedade e amizade entre si. Logo, quando um plano de gestão escolar envolvendo o ambiente ao redor é bem desenvolvido, todos saem ganhando.

Já conhece o nosso curso online de Constelação? A parceria escola e família agora tem uma ferramenta de apoio completa para ajudar a fazer transformações significativas nessa parceria. O material didático e metodologia é perfeito para quem busca fazer melhorias na escola e fora dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − seis =