Constelação e Relacionamentos

25 anos de casados: bodas de quê e frases

mensagem de 25 anos de casados

O crescimento em um relacionamento não é algo que pode ser alcançado facilmente. É o produto de muito trabalho, paciência e verdadeiro comprometimento. Alcançar 25 anos de casados não é apenas uma questão de ser feliz e ficar junto. Mas que o casal cresça junto e com um certo esforço de ambos.

Um relacionamento pode crescer se as pessoas aprenderem a trabalhar juntas e acima de tudo manter o respeito. Sendo assim, preparamos um post muito interessante sobre Bodas de Prata para você. Esperamos que goste!

25 anos de casados

Esta é uma das mais famosas comemorações de casamento mundo afora.

Tal comemoração é chamada de Bodas de Prata e marca o aniversário de 25 anos de casados. É umas das mais comemoradas e conhecidas, principalmente por ser a celebração que ressignificou a história de quando referido casal se contraiu em matrimônio.

Além de todo o ato festivo gerado por este marco, há de se considerar aspectos fundamentais ligados a valores e crescimento pessoal. Haja vista que 25 anos são “uma vida” de experiências, conquistas, desafios, ganhos, perdas etc.

Bodas de prata

Em continuidade ao ato de comemorar o marco de 25 anos de casados, temos de considerar alguns dados interessantes, tanto históricos quanto culturais.

Desta forma, a palavra “boda” tem origem na palavra em latim “vota”, que significa “promessa”. Este termo é usado para se referir aos votos matrimoniais trocados na ocasião da data do casamento.

Há indícios históricos de que a comemoração surgiu na Alemanha. Em que havia costume de presentear os casais com uma coroa de prata pelos 25 anos de união e uma de ouro pelos 50 anos. Esses metais eram escolhidos por serem duráveis, preciosos e valorizados – características esperadas em um casamento sólido.

A prata

Ainda sobre o costume alemão, descrito anteriormente, vale lembrar que cada boda tem um significado muito especial na vida de um casal. Pois, é considerada a renovação de suas promessas matrimonias e tudo o que construíram juntos.

Sendo assim, pela escolha de metais nobres como a prata e o ouro, essas bodas representam a preciosidade de um relacionamento. Não apenas isso, mas também sua maleabilidade, seu brilho e tudo o mais que possa ser acrescentado de forma estrutural, bela e positiva.

Em particular, a prata é um metal nobre, maleável e quanto mais polido for, mais brilhante se tornará. Ou seja, dá um significado de um relacionamento amadurecido e correspondido com ternura, respeito e companheirismo.

Traçando um paralelo com a psicanálise

Dentro do tema acima, 25 anos de casados, quando comparado aos 25 anos de vida de um indivíduo, nos traz uma ótima reflexão. Nesse sentido, sobre todo o período matrimonial superado e a relevância do momento alcançado.

Freud dizia que “o que realiza a vida adulta é o amar e o trabalhar”. Em torno dos 25 anos, as pessoas estão definindo os rumos de suas vidas. Somado a isso, novos especialistas estudam que a adolescência tem seu fim próximo aos 25 anos de idade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Contudo, ainda em paralelo, 25 anos de vida se assemelham aos 25 anos de vida conjugal. Podemos considerar ser um período que atravessou um início cheio de dúvidas e desafios, um meio de amadurecimento e expectativas e atingiu um presente maduro e claro.

    Para um presente maduro e claro, uma comemoração à altura

    Voltando-nos ao que nos anima… a comemoração. A tradição de Com-Memorare significa trazer à memória, junto com o outro. Por isso, também é importante planejar uma comemoração como parte da consolidação do casal.

    Entretanto, essa organização festiva das Bodas de Prata, acaba se tornando semelhante a organização de um casamento.

    Por fim, como um bônus, confira os principais pontos que merecem atenção na hora de organizar a festa. De maneira suscinta, as etapas estão descritas em quatros itens a seguir:

    1. Lista de convidados:

    Este é, certamente, um dos primeiros pontos a serem decididos, pois influenciará diretamente na organização do evento.

    Adicione-se que, após 25 anos, é normal existir uma renovação no círculo de amizades do casal. Por isso, a lista de convidados deve ser constituída por pessoas mais próximas e relevantes e que façam parte de sua história.

    Também deve ser considerado o viés religioso. Nesse caso, de uma cerimônia religiosa, deve-se pensar em quem fez parte da vida do casal para que ele – ou ela – presida a celebração.

    2. Local:

    Após os convidados, o local é uma variável de extrema importância para viabilização do evento.

    Para essa escolha, devem ser considerados o número de convidados, localização, orçamento e estilo de comemoração que se pretende fazer.

    Por fim, após o levantamento do dados acima, também é preciso pensar na cerimônia de renovação. Cuja qual poderá ou não ser efetuada no local da festa, ou na igreja, enfim, conforme a religião do casal.

    3. Cardápio:

    Na sequência dos dois itens anteriores, este item determina a coerência, o requinte e a acolhida do casal aos presentes. Neste caso são considerados o horário do evento, o número de convidados e o que se espera da festa.

    Enfim, pode-se optar por algo mais tradicional, clássico e sofisticado ou algo mais animado, descontraído, e até mais simples. Lembrando que um jantar, mesmo que simples, sempre cai muito bem e é sempre elegante.

    4. Atrações:

    Passados os três itens, chegamos às atrações, cujas quais ajudam no processo de fixação do evento na memória do casal e dos convidados.

    Com esse intuito, o casal pode se restringir a contratação de música ao vivo ou a uma pista de dança com direito à DJ. Isso considerando-se uma abordagem mais comum.

    Para uma abordagem mais completa e interativa, há a opção de contratação de uma cabine fotográfica, telão com retrospectiva, apresentação de escola de samba etc. As atrações são de acordo com a criatividade e orçamento do casal.

    Da comemoração para as mensagens de apoio e afeto

    Num todo, conforme abordado neste post, todas as referências históricas, paralelo científico, entendimento popular, o passo a passo para organização de uma festa etc. Não é possível deixar de lado os destaques de mensagens de apoio e afeto para os 25 anos de casados.

    Mensagens de apoio, carinho, afeto, são amplamente enviadas, com as mais diversas e positivas intenções, mundo afora.

    Por fim, não importa o meio pelo qual essas mensagens são enviadas, o que realmente importa é o poder motivador e transformador que as mesmas exercem no receptor. Deste modo, finalizamos deixando inspirações de mensagens acerca dos 25 anos de casados. Felicidades, amor e paz!

    Inspirações para mensagens positivas

    Mensagem 1

    Os contos de fadas não nos ensinam a acreditar em pós de perlimpimpim, mas sim, no verdadeiro amor. Parabéns pelo seu “era uma vez” e pelos 25 anos de casados!

    Mensagem 2

    Depois de 25 anos juntos, eu só peço outros tantos de amor e felicidade. Desejo mais 25 anos de nossa feliz união até que prata se transforme em ouro. Te amo!

    Mensagem 3

    Uma das melhores coisas de envelhecermos lado a lado é que descobri força e beleza onde menos esperava. Parabéns e obrigado pelos nossos 25 anos de casados. Te amo!

    Considerações finais sobre 25 anos de casados

    Gostou deste post? Esteja apto a clinicar e ser um Profissional de Destaque! Acesse nosso curso 100% online e esteja habilitado para esta Profissão do Futuro. Prospere ajudando milhares de casais a atingir seus 25 anos de casados, superar suas expectativas matrimoniais e melhorar sua qualidade de vida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × dois =