Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Entenda o que significa Constelação Familiar

Embora esteja ganhando o seu espaço no mundo terapêutico, muitas pessoas ainda não sabem o que é a Constelação familiar. A psicoterapia trabalha elementos escondidos às outras ferramentas e por isso se mostra tão eficaz na busca por reconciliamentos. Descubra o que significa Constelação Familiar e como ela pode agir em sua vida.

O que significa Constelação familiar?

Constelação familiar é uma terapia alternativa que visa sanar problemas decorrentes do seio familiar. Graças a ela, conseguimos montar um estudo do porque somos do jeito que somos. É como se fizéssemos um raio-x de nossa vida e chegássemos até nossos antepassados. A partir disso é que conseguimos montar um planejamento e sanar nossos problemas.

A resposta está na construção de nossa árvore genealógica. Segundo a Constelação familiar, cada ato proferido por nós fica impresso em um campo invisível chamado “campo familiar”. Graças a ele, essas ações se perpetuam em nossa família, atingindo os membros que ainda estão por nascer, os forçando. É a impressão digital do nosso seio familiar.

Bert Hellinger, criador da terapia, indica que esse mesmo campo induz novos indivíduos a repetir papéis a fim de curá-los. Portanto, o campo familiar empurra esse ente na tentativa de que ele faça o conserto que o evento precisa. Contudo, esse movimento é bastante complicado e doloroso para quem faz, já que esse indivíduo é obrigado a repetir as mesmas dores do passado.

Origem

Para entender melhor o que significa Constelação familiar, devemos olhar para a própria origem dela. Em uma viagem para a África, Bert Hellinger entrou em contato com nativos de uma tribo Zulu. Durante anos, conheceu e estudou o ritmo daqueles habitantes, descobrindo padrões interessantes. Bert notou que eles estavam ligados de uma forma única.

Isso porque quando um único membro necessitava de ajuda para resolver algo, toda a tribo se mobilizava para ajudá-lo. Ou seja, o problema dele não era apenas dele, mas, sim, de todos. Havia uma grande comunhão naquele lugar, onde uma conexão única mobilizava o grupo. A tribo Zulu era o retrato perfeito do que deveria ser a família.

A partir daí, Bert Hellinger iniciou os primeiros estudos do que viria a ser a Constelação familiar. Levou anos para que aperfeiçoasse o método, mas finalmente ele conseguiu. De lá para cá, excelentes e numerosos resultados foram obtidos, ajudando milhares de pessoas a encontrarem a paz na família.

Leis do amor

As leis do amor te ajudam a entender mais o que significa Constelação familiar. Ou seja, elas são a base de como a relação familiar deve ser construída de forma saudável. Embora existam diversas diretrizes, Hellinger estabeleceu três leis principais. São elas:

  • Ordem;
  • Equilíbrio;
  • Pertencimento.

Lei da ordem

Na primeira lei, Hellinger indica que deve haver uma hierarquia dentro do seio familiar. Os pais merecem respeito e os pais deles merecem mais respeito ainda por parte do jovem. Na contramão, os mais velhos devem ensinar a nova geração sempre que possível. Não se trata do melhor ou pior; a ordem de nascimento que regeu a chegada dos indivíduos em posições e momentos diferentes.

Lei do equilíbrio

Para que a corrente da família continue a fluir de modo adequado é preciso pensar no peso das trocas familiares. Indivíduos precisam dar e receber de forma igualitária, visando o gasto e o ganho de energia equivalentes. Quando um passa a dar ou receber demais dentro de um círculo, acaba contribuindo para que a família decline.

Lei do pertencimento

Segundo esta, todos nós temos um direito irrevogável de pertencer a uma família, independente de nossas ações. Mesmo aqueles indivíduos cuja conduta não é das mais positivas não pode ser apagado do campo familiar. Caso o façam, sofrerão com o efeito contrário ao que queriam. Ao invés de afastá-lo, acaba aproximando ele de forma dolorosa.

Leia também:  O que é Divórcio na Constelação Familiar?

Qualquer pessoa pode participar dela?

Contanto que esse indivíduo saiba o que significa Constelação familiar, não existem restrições aparentes. Para quem é leigo, todo o processo pode parecer bastante complicado. Através de uma dinâmica, o constelador pedirá que o paciente represente alguns entes queridos com alguns objetos. O objeto em si não significa nada, mas quem ele representa sim.

A partir daí começa o trabalho de verdade, já que o terapeuta fará algumas perguntas sobre o grupo representado. Então, é observado a forma como ele reage aos traumas gradativamente revelados. Com as diretrizes corretas, um indivíduo pode explorar o trauma que carrega e consegue fazer as pazes com ele.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Como cada paciente tem uma percepção diferente, é preciso escolher bem a abordagem que fará com ele. Às crianças, por exemplo, fica inacessível o uso de um linguajar mais rebuscado. É necessário que ela entenda onde está e o que faz para responder melhor. Trabalhar a sua visão em desenvolvimento também auxilia na busca por resultados satisfatórios.

Onde pode ser aplicada?

Qualquer pessoa pode entender o que significa Constelação familiar, independente de onde estejam. Isso porque a terapia pode ser encaixada em qualquer ambiente social ou corporativo. Ela se molda perfeitamente às necessidades do local e promove o bem-estar que os indivíduos tanto procuram. Pode ser utilizada em:

Palestras

Voltado a um público mais diversificado, a Constelação ofertada em palestras possibilita observar como esta funciona. Mesmo que alguém só esteja interessado em conhecer o processo, pode participar de forma mais indireta. Para quem está em dúvida, vale a pena checar antes de decidir.

Escolas

Os estudantes também se beneficiam bastante da terapia. Eventualmente, muitos apresentam problemas quanto ao rendimento escolar e a origem se encontra em como a família o está influenciando. Um constelador pode visitar a escola com frequência ou o próprio professor pode adquirir esse conhecimento durante sua formação.

Ambientes empresariais

Para que uma empresa funcione é necessário que todos os seus funcionários trabalhem juntos. Quando um setor tem as suas atividades corrompidas, isso pode passar aos outros como um efeito dominó. Sendo assim, tomar a decisão de consultar um constelador na equipe pode salvar e melhorar a forma como todos interagem. Dessa forma, podem retornar ao vigor anterior.

Considerações finais: o que significa Constelação Familiar

Saber de verdade o que significa Constelação familiar pode melhorar a sua vida. Por meio da terapia, você entra em contato com aspectos inerentes e vitais a você, pouco trabalhados até aqui. É uma forma de entender por que você é quem é e faz o que faz. Isso permite uma jornada ao autoconhecimento.

Portanto, não hesite assim que tiver uma oportunidade. Procure a Constelação familiar e presencie a reciclagem que esta fará em sua vida. Talvez o que você precisava durante todo esse tempo é de algo para lhe abrir os olhos internamente.

Além disso, que tal você procurar uma formação completa em Constelação familiar? Entre em contato conosco e descubra o que nosso curso de Constelação Clínica pode fazer por você. Mesmo que o seu trabalho se volte aos outros, você mesmo se beneficiará do processo.

Nossas aulas são transmitidas via internet, o que facilita a sua integração e acompanhamento no curso. Você nunca perderá nada porque os professores manterão contato constante para verificar o seu progresso. Além do mais, as ricas apostilas proporcionam a base que você precisa para se tornar um excelente profissional.

Não perca mais tempo e garanta a sua vaga em nosso curso de Constelação. Curso de qualidade a um baixo custo não se vê todo dia! Além disso, você descobre de uma vez por todas o que significa constelação familiar. A partir de então vai exercitar os conceitos e ajudar muita gente!

Leia também:  Constelação Familiar e Psicanálise: Principais diferenças

4 thoughts on “Entenda o que significa Constelação Familiar

  1. Olá, gostaria de saber se nesse curso tem bastante conteúdo prático ou mais teórico a respeito de como constelar as diversas áreas possíveis.
    Aguardo retorno.
    Grata.

    1. Olá, Karina, tudo bem? Obrigado por seu contato. O Curso engloba o mais completo conteúdo em Constelação Familiar e Sistêmica em língua portuguesa, através de apostilas autorais e centenas de vídeo-aulas autorais, atualizadas praticamente todos os meses. Temos certeza de que, se for este o momento ideal na sua vida para você se aprofundar em Constelação, você vai gostar muito desta Formação. Veja alguns depoimentos de nossos alunos. Você pode também ver nossa FAQ de dúvidas frequentes. Estamos à disposição. Gratidão. Equipe Constelação Clínica.

    1. Gabriel, tudo bem? Normalmente, participa apenas a pessoa constelada. Com a ajuda do Constelador, a pessoa constelada escolhe membros ou símbolos para representarem seus familiares. Além disso, é possível também constelar em casais, equipes de trabalho dentro de empresa etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − três =