A profissão do psicólogo é essencial atualmente, principalmente com as atuais crises que a sociedade está passando. Você sabe como os psicólogos atuam e como eles podem te ajudar? Confira agora em nosso artigo e saiba tudo!
O que fazem os Psicólogos?
O Psicólogo é um profissional que estuda os comportamentos e funções mentais do ser humano. Assim, aplicando métodos científicos e empíricos para compreender a mente humana. O psicólogo é indicado a todos que possuem alguma insatisfação em qualquer âmbito de suas vidas. Seja profissional, pessoal, amoroso ou financeiro.
Isso porque eles atuam no tratamento de traumas, medos e bloqueios em adultos e crianças. Assim, emoções a flor da pele, doenças não diagnosticadas, problemas de relacionamento entre pais e filhos e problemas conjugais, são alguns dos casos mais frequentes nos consultórios dos psicólogos. O acompanhamento com este tipo de profissional visa solucionar pendências íntimas, resultando em uma vida mais leve, plena e feliz.
Ademais, os psicólogos podem atuar em consultórios, realizando sessões de terapia individual, familiar ou de casais. Eles também são necessários em diversos outros setores, como na psicologia organizacional. O profissional dessa área trabalha no setor de recursos humanos e é responsável principalmente por questões motivacionais da equipe e por mediar conflitos. Assim, ele ainda pode atuar em hospitais e escolas, acompanhando crianças e adolescentes nas questões vocacionais. Além de dificuldades acadêmicas, problemas familiares e problemas de relacionamento.
Como ser um psicólogo?
Diferente da formação como terapeuta, tanto como psicanalista como constelador, para ser um psicólogo é necessário o diploma de graduação em Psicologia. Assim, se você se interessa por essa área, considere prestar os vestibulares das universidades públicas e particulares. Após a conclusão do curso, você poderá ser intitulado Psicólogo! Além da graduação, você pode fazer alguns cursos livres, que te capacitarão em outras terapias!
Quais são os benefícios da Constelação para Psicólogos?
Os caminhos para a compreensão da mente humana são muitos, e os conceitos da Constelação Sistêmica são uma ferramenta que podem auxiliar um profissional da psicologia de diversas formas. Assim, o profissional que consegue lidar com seus próprios bloqueios e medos certamente será um profissional mais capaz no exercício de sua função, e isso vale muito para os profissionais da psicologia.
O Psicólogo que, através da constelação alcançou uma maturidade emocional mais plena, certamente será capaz de enxergar com mais lucidez as aflições e bloqueios de seus pacientes. Além do ganho em autoconhecimento, o profissional da psicologia lida com as pessoas em momentos delicados de suas vidas, e a constelação pode ser uma ferramenta rápida para solucionar bloqueios e interpretar de forma mais eficiente os emaranhamentos que impedem o fluxo de vida de seus pacientes.
Através dos conceitos de Bert Hellinger, pode-se ter um ganho no olhar. Ou seja, uma precisão maior nos diagnósticos e o acesso rápido a áreas da mente do paciente que através de outros métodos levaria mais tempo. Assim, os psicólogos que conhecem a Constelação Familiar conseguem ajudar seus pacientes de forma mais rápida e mais precisa. Podendo, muitas vezes, reduzir de forma considerável o número de sessões a que o paciente precisa se submeter.
Outro segmento da psicologia que pode se beneficiar de forma evidente da Constelação Sistêmica é o segmento de recursos humanos. Ele recentemente tem admitido um número expressivo de profissionais da psicologia e constelação. Pois estes são capazes de traçar o perfil dos profissionais mais compatíveis com os valores das empresas, resolverem conflitos, impasses e bloqueios internos. Além de prestarem atendimento individualizado para os colaboradores das empresas.
Exemplo de como Psicólogos podem usar a Constelação:
Até algum tempo atrás, a Constelação Sistêmica não era vista como uma ferramenta para a Psicologia. E existe ainda certo preconceito com a técnica. Porém, com a necessidade de certos profissionais da área buscarem uma nova compreensão do ser humano e respostas menos analíticas para os comportamentos disfuncionais de seus pacientes, o uso da Constelação familiar como ferramenta da psicanálise permite que o terapeuta chegue, com o uso de poucas dinâmicas, ao ponto da questão. Por exemplo, onde o amor se quebrou, onde está o emaranhamento e como resgatar esse amor.
Desta forma, focando na solução da aflição e com algumas poucas informações acerca do problema do paciente, pode-se achar uma solução e um ressignificado para uma experiência traumática do paciente. Fazendo com que ele possa, de forma mais eficiente, ganhar um novo sentido para vida. Com mais leveza, menos ilusão e mais amor.
Conclusão
Hoje em dia, a terapia da Constelação Familiar vem sendo muito utilizada pelos psicólogos em muitas áreas. Como a área da saúde e a área jurídica. Além disso, muitos são os benefícios dessa terapia para a vida pessoal do psicólogo, que poderá utilizar as técnicas tanto em seus pacientes quanto em sua própria vida.
Gostou do artigo? Quer aprofundar mais seus conhecimentos sobre a Constelação Familiar e Sistêmica? Continue acompanhando nosso blog para descobrir muito mais sobre essa área e sobre suas aplicações!