Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

This is Us: Uma análise da Constelação na série

Nos últimos anos fomos apresentados a excelentes produções graças aos investimentos contínuos de serviços de streaming. Este é o caso de This is Us, série com um viés simplista e totalmente humano que pode ser acompanhada online na FOX ou no NOW. Sob o olhar da Constelação familiar, vamos entender a construção da série e o modo como ela nos impacta.

Sinopse

This is Us nos mostra paralelamente a história de um trio que nasceu no mesmo dia. Sendo uma mulher e dois homens, observamos a vida desses personagens através de narrativas de eventos que se dão no passado, presente e futuro. Dessa forma, conseguimos montar um paralelo entre as suas infâncias e fase adulta e temos uma visão ampla de como tudo se liga.

Ao longo dos episódios, conseguimos explorar a essência de cada personagem de modo cru. Nisso, adentramos em seus segredos, dificuldades enfrentadas ao longo da vida e superações. Em suma, conseguimos perceber que se tratam de pessoas humanas lidando com suas falhas e as consequências dos seus atos.

Ademais, a série pode ser vista como um drama imprevisível, mas com um pouco de alívio cômico. Ainda que nos emocionemos com o desfecho de alguns personagens, entendemos as razões para cada acontecimento marcante. Assim sendo, a produção se mostra um retrato bem fiel do mundo em que vivemos e nos relacionamos.

O reflexo da realidade

Podemos afirmar que boa parte do sucesso de This is Us se deve ao espelho que constrói do mundo real. Os personagens não são caricatos, o que torna o enredo mais fluido e confortável. Graças a isso, o público pode se identificar e se encontrar no drama individual de cada um. A representação atual também abraça o lado emocional.

Aplicando a Constelação percebemos o quanto que o passado é importante para a nossa estruturação futura. Os personagens na fase adulta são reflexos de suas experiências na infância e antes dela. A exemplo temos o personagem Randall. O abandono na infância o motivou a procurar incessantemente por suas raízes.

Quando olhamos para isso, percebemos que, às vezes, as perguntas podem atrair mais perguntas. Nada fica totalmente resolvido até que olhemos para as questões por completo e de forma desinibida. Nem sempre estaremos prontos para lidar com verdades tão cruéis. isso é parte do que o seriado entrega para nós.

A perspectiva em relação à vida

Como dito acima, This is Us é lembrada por espelhar aquilo que realmente somos. Isso se evidencia na postura e posicionamento dos personagens em relação às suas vidas. Comportamentalmente, eles são alimentados pelas vivências pessoais e entre si, de maneira que os moldem. Isso fica claro em:

Kate

Kate é uma mulher de 36 anos que está acima de um peso saudável e realiza diversas dietas. Por conta da rejeição que sente de si mesma, ela acaba por batalhar para se encaixar no padrão social. Além dos seus amigos, a mulher busca ajuda em um grupo de apoio para lidar com suas lutas diárias. Isso impacta diretamente em decisões importantes que ela precisa tomar.

Jack

Jack se mostra um dos personagens mais carismáticos e humanos da série. Tanto suas qualidades como seus defeitos ajudam o expectador a se conectar com ele. Ademais, Jack tem uma percepção mais aprimorada de si mesmo e dos outros. Ele consegue lidar facilmente com os seus problemas de forma madura e direta.

Randall

Como dito linhas acima, Randall foi abandonado quando criança e sempre quis saber de seu passado. Ainda que tenha construído uma família e carreira de sucesso, o mesmo se sente ligado a esse vazio. Entretanto, ele consegue encontrar seu pai biológico no decorrer da série. O problema é que ele acaba se deparando com mais perguntas e segredos.

O passado nos assombra

This is Us nos impressiona pela conexão dos elementos que compõem a obra se misturando perfeitamente. A fase adulta dos personagens é resultado de tudo aquilo que experimentaram desde o nascimento. De acordo com a Constelação, somos resultados das ações do nossos pais e de quem chegou antes deles.

O patriarca da família, Jack, parece ser o modelo perfeito de homem, marido e pai. Ele se mostra extremamente sensível e despido de qualquer barreira por amar incondicionalmente, algo que o aproxima dos filhos. Infelizmente, sua ausência impacta profundamente o campo familiar desse grupo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Acontece que, justamente por essa aparente perfeição, seus filhos vivem em sua sombra em forma de escala. Randall tenta a todo custo superar seu pai, sendo o mais presente e dedicado sempre que possível. Kevin se vê abaixo disso, se sentindo inferior ao patriarca. Kate, por sua vez, se culpa por seu desfecho com o pai e não consegue superar sua separação.

    A fidelidade paterna

    Caso não tenha assistido This is Us na íntegra, teremos de falar sobre um spoiler para continuarmos. Acima mencionamos uma ausência de Jack, mas fica difícil prosseguir sem confirmar a sua morte. O mesmo partiu de maneira abrupta da vida familiar e deixou marcas profundas nos descendentes.

    Ainda que fosse um pai gentil e amoroso, esse comportamento atingiu profundamente a história dos irmãos Pearsons:

    • Kate (interpretada por Chrissy Metz);
    • Kevin (interpretado por Justin Hartley);
    • Randall (interpretado por Sterling K. Brown).

    Agora, vamos entender melhor como tais ações de Jack, o protagonista da série This Is Us, impactaram na vida dos seus três filhos.

    Kate

    Desde pequena, Kate se via avessa com os números crescentes da balança, algo que a mãe, Rebecca, tentava controlar. Por isso que a garota desenvolveu inimizade com a matriarca, bem diferente do que acontecia com o pai. O mesmo aceitava a garota como ela era e não tentava impor dietas e restrições contínuas à sua alimentação.

    O problema é que, na morte de Jack, Kate era a mais ligada a ele do que os irmãos. Sem contar que, indiretamente, acabou por causar a morte dele. Isso deu a ela uma imensa carga de culpa e falta de compaixão a si mesma, algo descontado na comida.

    Randall

    De todos, Randall é o mais bem-sucedido dos irmãos pessoal e profissionalmente. Ele chegou onde está porque teve em Jack um exemplo de como ser um bom pai e homem, refletindo em sua própria vida os valores dele. Contudo, Randall via Jack como um herói perfeito e tentou assimilar isso em si mesmo. Dessa forma, tornou-se perfeccionista ao extremo.

    Por essa razão, o mesmo tem crises de ansiedade e ataque de pânico por se cobrar bastante e sempre querer ser o melhor.

    Kevin

    Dentre os três irmãos, Kevin se sentia desamparado pelos pais. Jack voltava mais sua atenção para Kate enquanto Rebecca protegia Randall das agressões do mundo aos negros. Nessa conjuntura, Kevin desenvolveu uma postura mais rebelde e extremista, cedendo aos vícios e inseguranças da fase adulta.

    Apesar de sua rebelião, o personagem se sente menos por não corresponder a um ideal de homem perfeito.

    Considerações finais sobre This is Us

    This is Us nos convida diretamente a situações puramente humanas e reais como são. O drama familiar envolvendo vivos e mortos culmina numa série de consequências que impactam os descendentes de modo profundo. Graças a isso, temos adultos marcados pelo passado e com medo do futuro.

    Não apenas em relação uns aos outros, mas também com eles mesmos há uma falta de perdão. Se entendessem o quanto são independentes, talvez pudessem experimentar uma vida mais sadia. A família importa, sim, mas precisamos escolher o que fazer com seu legado. Isto é o que somos: criaturas em constante aprendizado entre falhas e acertos.

    Por fim, após essa reflexão sobre This is Us, convidamos você a participar de nosso curso online de Constelação familiar. Através dele, você pode entender as razões por escolher caminhos que colidem com sua vontade. As aulas te ajudam a detectar padrões externos e internos que comprometem uma vida mais plena. Ademais, você pode estudar quando e onde quiser, tendo acesso ao material didático quando precisar. Matricule-se!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × três =