Constelação e vida diáriaConstelação FamiliarFrases e mensagens

Nomes Nórdicos: 20 nomes masculinos e femininos

A chegada de um novo membro na família é sempre regada de muita felicidade, mas também de certas dúvidas, por exemplo: que nome dar ao bebezinho? Com isso, os pais sempre estão procurando os nomes e seus significados. Então, venha conferir 20 nomes nórdicos e os significados de cada um deles.

Nomes nórdicos para bebê: masculinos

1. Erick

O primeiro nome nórdico para menino que apresentamos aqui é bastante conhecido no Brasil, é Erick. Esse nome é o mais conhecido da história por conta de um guerreiro poderoso “Erik, o Vermelho”. Embora aqui no nosso país o termo tenha ganhado uma outra versão, Érico, ainda assim a origem é nórdica.

O nome vem de Erarich, que tem dois elementos:

  • Era, que significa águia;
  • Rich, que tem o significado de senhor, príncipe e senhor.

Com isso, o nome significa aquele que está reinando como uma águia. Ou ainda, é mais difundido o significado de o “o rei-águia”.

2. Ragnar

O protagonista da série “Vikings” fez um grande sucesso no Brasil e o seu nome é de origem nórdica que pode nomear o seu filho. Ragnar foi um rei viking lendário, que está presente em muitas histórias e lendas. Contudo, a ideia mais difundida é que não existiu apenas uma pessoa, mas sim vários guerreiros que se complementaram.

O nome vem do germânico “Raganher”, sendo que “ragan” significa conselho e “harja” significa povo. Por isso, o significado é conselheiro do povo.

3. Thor

O famoso herói da Marvel que se popularizou no Brasil por conta das franquias cinematográficas tem origem nórdica. Thor é o deus dos trovões e da guerra. Além disso, ele é extremamente forte.

Então, o significado de Thor é trovão e está associado a pessoas que desejam ser corajosas e que tem uma liderança natural.

4. Harald (Haroldo)

O termo Harald tem uma versão para o português que é Haroldo, mas, mesmo assim, a origem é nórdica. O significado desse nome pode ser:

  • poderoso do exército;
  • comandante do exército;
  • líder do exército.

Vale ressaltar que Harald nomeou vários reis da Dinamarca e Noruega o que destaca ainda mais o nome nórdico masculino.

5. Bjorn

Outro nome da nossa lista de nomes nórdicos que ganhou espaço por conta da série “Vikings” é Bjorn, o filho de Ragnar. Na Noruega, ele é bastante popular assim como em outros países ao redor.

O significado de Bjorn é “urso”, mas, além disso,o nome também tem o sentido de “uma pessoa resistente” ou “aquela que suporta”.

6. Igor

O nome Igor é uma variante do nome nórdico “Yngvi”, que significa aquele que trabalha na terra. Além disso, também tem o significado de agricultor e guerreiro. Yngvi é um deus responsável pela prosperidade e fertilidade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    7. Loki

    Diferente de Thor e Odin, Loki não tem um significado claro. Contudo, algumas hipóteses apontam que esse nome nórdico significa aranha, lobo ou fim. Ainda pode representar “ar” (Loptr) ou “fogo” (Lodurr).

    Na Mitologia Nórdica, Loki é um deus da trapaça, da travessura e do fogo. Ele está relacionado à magia, o que permite com que ele mude de forma sempre que desejar.

    8. Odin

    Odin é uma das personalidades mais conhecidas da cultura nórdica, pois é o deus da guerra, da morte e da sabedoria. Embora o nome não tenha um significado específico, muitos apontam que significa “aquele que traz inspiração” ou “inquieto e exaltado”.

    O nome é derivado de “óðr”, cujo significado pode ser “inspiração”, “exaltação” e “inquietação”.

    9. Rolfo ou Rollo (Rodolfo)

    O nome surge com a língua nórdica antiga “Hrólfr”. No português, há uma tradução: Rodolfo. O nome é bastante conhecido e o significado é “lobo famoso”.

    10. Sten

    Para finalizar a nossa lista de nomes nórdicos masculinos, falaremos de Sten. Esse nome tem variações como Stein (Norueguês) e Steen (Dinamarquês). Seu significado é “pedra”, mas ganhou o sentido de:

    • resistência;
    • força;
    • firmeza.

    Nomes nórdicos para bebê: femininos

    1. Hilda

    Para iniciar a nossa lista de nomes nórdicos femininos, falaremos de Hilda. Trata-se de um nome bem fácil de encontrar no Brasil e que é também bastante popular na Suécia. O significado de Hilda é “a guerreira” e “a combatente”, pois o elemento “hild” quer dizer guerra e combate.

    2. Freya

    Freya é uma das deusas mais importantes que está presente na mitologia nórdica. Ela está relacionada à guerra, à vegetação e ao amor. Seu nome vem do antigo Freyja, que quer dizer “senhora”. Aliás, o nome tem várias grafias como:

    • Freja;
    • Freia;
    • Freya;
    • Freyja.

    3. Astrid

    O nome Astrid significa “força”, por isso o nome é bastante comum na realeza, sendo que uma rainha e duas princesas foram nomeadas com Astrid.

    O nome vem do germânico Ansitruda, que significa “deus” e “força”. Logo, Astrid tem uma variação de significados como “deusa bonita”, “força divina” ou “amazona protegida por deus”.

    4. Sigrid

    Embora seja bastante incomum no Brasil, mas muito popular nos países do norte da Europa, o nome nórdico Sigrid significa “bela vitória”. Afinal, é composto pelos elementos:

    • “sigr”: vitória;
      “fríðr”: justo e leal.

    5. Ingrid

    Trata-se de um nome bastante comum aqui no Brasil. Ingrid é originária da junção dos elementos Ingvi e Ing, que quer dizer “amazona”. Aliás, Ingvi é um deus da mitologia nórdica que está ligado ao nascimento e à fertilidade.

    Contudo, há teorias que dizem que o nome vem do “Ingríðr”, sendo que “Ing” faz referência
    ao deus e “fríðr” à palavra “bela”. Logo, o nome Ingrid pode significar:

    • “a amazona de Ingvi”;
    • “a beleza de Ingvi”;
    • “amazona do deus da renovação e da fertilidade”.

    6. Gertrud (Gertrudes)

    O nome Gertrud tem várias variações. Uma delas, Gertrudes, é mais comum aqui no Brasil.

    De origem germânica, Geredrudis, o termo é composto por dois elementos. Um é “ger” que quer dizer “lança”, e outro é “drut”, que significa “querida, amada”. Logo, o nome Gertrudes significa “aquela que ama” ou que “é íntima da lança”.

    7. Helga

    Helga é uma versão feminina de Helge, com origem no nórdico antigo Helgi, sendo derivado de heilagr, que significa “abençoado” e “sagrado”. Embora seja um nome mais antigo, ele foi muito comum no Brasil nas décadas de 1930 e 1940.

    8. Valeska

    Valeska é muito popular e é de origem nórdica. O nome significa “rainha gloriosa”. Aliás, há outros significados como “saudável” e “cheia de saúde”.

    9. Valquíria

    Valquíria vem do nórdico antigo Valkyrja, que é a junção de:

    • ”valr”: morto em batalha;
      “kyrja”: escolher ou eleger.

    Por isso, o nome significa “quem escolhe os mortos”. Aliás, na mitologia nórdica, as valquírias eram deusas menores que serviam o Odin. A função delas era conduzir os soldados mais corajosos abatidos em batalha para o Valhala.

    10. Violet

    Para finalizar a nossa lista de nomes nórdicos femininos, falaremos de Violet ou Violeta. O nome é de origem nórdica e significa “bonita como uma flor”. Ele ficou bastante popular na Inglaterra e França.

    Considerações finais sobre nomes nórdicos

    Esperamos que em nossa lista de nomes nórdicos, você tenha encontrado algum que te agrade para nomear o novo membro da família. Aliás, um bom ambiente familiar também é importante para o pequeno integrante. Por isso, te convidamos a conhecer o nosso curso completo de Constelação Familiar e Sistêmica EAD, pois por meio da constelação familiar é possível trazer equilíbrio para o lar e para a vida de modo geral.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    doze − sete =