Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Músicas sobre família: conheça as 10 mais cantadas

Dentre todas as músicas que tocam na rádio ou existem nos aplicativos, a família sempre foi tema de inspiração. Indo do mais triste ao mais lúdico enredo, as músicas com este tema se fixaram no imaginário popular dos ouvintes. Portanto, confira a lista que preparamos com as 10 músicas sobre família mais cantadas pelo público.

“Família”, Titãs

Começamos a nossa lista de música sobre família com um dos maiores clássicos do rock brasileiro. Mesmo quem não sabe cantá-la por completo, conhece a melodia de “Família”. A parte mais feliz dessa história é que a canção acabou sendo revitalizada com o tempo e nunca sai de moda.

Em suma, se trata da relação cotidiana de uma família e mostra, de forma breve, alguns personagens conhecidos. Parte do sucesso da canção se deve à familiaridade da letra com a própria realidade brasileira. Afinal, todos nós temos sonhos, medos e realidades em comum uns com os outros.

Ainda que carregue uma letra simples, mostra de forma concisa a estrutura comum de muitas famílias, na qual elas têm os seus problemas, enfrentam desafios pessoais, mas estão próximos para ajudar uns aos outros. Não é fácil, mas esse tipo de vínculo é possível de se conseguir se todos se empenharem para que aconteça.

“Família”, Regis Danese

Regis Danese ficou nacionalmente conhecido com a música Faz um milagre em mim, lançada em 2008. De lá para cá, o cantor construiu o seu nome no cenário gospel e hoje é peça importante desse setor. Como não poderia deixar de ser, o trabalho dele carrega músicas sobre família bem conhecidas pelo público.

Uma das mais famosas é Família, que mesmo após uma década, continua a ser cantada pelo público cristão. Em suma, a letra fala sobre um homem devoto que é grato a Deus por tudo o que ele tem. Apesar de ser uma letra curta, conquistou admiradores pela simplicidade e melodia envolvente.

“A grande família”, Dudu Nobre

A grande família é uma das músicas sobre família mais cantadas no país. Lançada em 1997, a canção ganhou o carinho dos brasileiros por sua construção irreverente e simples. Contudo, se fixou no imaginário popular graças à série televisiva de mesmo nome. Série essa muito aclamada por sinal.

A canção fala da relação afetiva, ao mesmo tempo que conflituosa, de uma família brasileira de forma cômica. Embora hajam divergências saudáveis entre os membros, estes são unidos e se ajudam quando preciso.

“Família”, Fábio Júnior

O cantor Fábio Júnior é reconhecido por cantar o amor de modo profundo e já embalou diversos romances. Mas o trabalho do artista também encontra outras nuances e direciona isso para a família. A música Família pode não ter a mesma magnitude que Pai, porém guarda semelhança no tocante à sinceridade.

A música fala sobre todas as formas que uma família pode assumir, bem como as alegrias e desafios. Com base na letra, se conclui que:

  • O formato de família não é padronizado

A família pode ser composta por um casal hétero, casal LGBTQI+, com ou sem filhos, tios e avós. Não existe uma imagem única do que podemos chamar de família. Mesmo um indivíduo sem parentes de sangue pode encontrar a sua família nos amigos próximos.

  • Se todos quiserem, é possível enfrentar as diferenças

Toda família enfrenta divergências naturais a respeito de qualquer coisa. Entretanto, nem todas se dispõem a trabalhar questões mal resolvidas. Somente quando todos se unem é que tudo pode ser ajustado, trabalhado e resolvido.

“Te amo, família”, Carlinhos Brown

Carlinhos Brown é um dos cantores mais conhecidos no cenário musical, bem como cultural. Graças ao seu som característico, o músico tem espalhado uma mensagem muito forte sobre a vida ao longo dos anos. Por isso que “Te amo, família” é uma canção tão abraçada pelos admiradores do cantor.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    A letra fala a respeito de união, do amor que se completa e de renovação entre pares. Independente dos laços, a família aqui é um convite para se tornar algo maior em união e consagração.

    “Família é o lugar”, Grupo bem

    O Grupo Bem traz uma mensagem idealizada do que seria o amor em família. É possível perceber que há um respeito pela individualidade em querer viver sozinho. Na lista de músicas sobre família, esta centraliza o conceito de união, compartilhamento e aprendizagem em grupo.

    Contudo, é possível perceber nas entrelinhas que a canção toca em assuntos sensíveis, como:

    Lares disfuncionais

    São muitas casas pelo mundo, mas muitos poucas têm um lar“. Esse trecho da música fala a respeito do vazio nas relações familiares que é bastante comum em nossa sociedade. A não ser que todos tomem uma resposta, a tendência é o afastamento contínuo.

    A união e a solução para problemas

    Também é comum que alguns indivíduos enfrentem problemas pessoais de forma isolada e sem qualquer apoio. Por exemplo, a depressão, doença grave que vulnerabiliza milhões de pessoas. Contudo, se o problema for exposto e a família ajudar, a situação pode ser revertida.

    “Abençoa senhor as famílias amém”, Padre Zezinho

    Lançada no ano de 1990, Abençoa senhor as famílias amém comoveu o mundo cristão. A música interpretada pelo Padre Zezinho invoca a proteção divina sobre os lares.

    Ainda que tanto tempo tenha passado, a canção permanece na memória das pessoas mais devotas. Com base na fé cristã, é um pedido sincero de harmonia, união, perdão e caminhada em conjunto.

    “Trem-bala”, Ana Vilela

    A cantora Ana Vilela imprimiu o seu nome no cenário musical há alguns anos com Trem-bala. A canção em um tom íntimo e positivo nos convida a fazer reflexões sobre o que é a vida e como valorizá-la.

    Nesse caminho, Vilela expõe que existe um valor na jornada, no contato com o outro e nas recompensas não materiais. Em relação à família, temos um pedido para abraçar quem amamos antes que o tempo passe.

    Considerações finais em relação a música sobre família

    As músicas sobre família da lista foram escritas com um propósito de nos fazer à união. Nem sempre compreendemos que manter contato com os mais próximos é algo a ser trabalhado de forma contínua. Nisso, se pequenas fraturas começarem a surgir, uma relação familiar pouco estruturada não vai conseguir segurar.

    Cabe ressaltar que as canções listadas acima não foram organizadas por ordem de relevância. Todas essas músicas possuem um valor pessoal e, embora tratem de temas semelhantes, conversam de modo único. Mesmo com poucos minutos de duração, são suficientes para nos fazer repensar nossa relação familiar.

    Mas se quer fazer uma mudança duradoura e positiva em sua família, se inscreva em nosso curso de Constelação Familiar 100% online. As aulas são ensinamentos de como melhorar o seu relacionamento à base do autoconhecimento, empatia, união e compreensão a todos. Além das músicas sobre família, você mesmo será o agente de uma mudança gloriosa e gratificante.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    19 + 6 =