Constelação e vida diária

Minha filha me despreza, o que fazer?

Se você pensa ou já chegou a pensar "minha filha me despreza" esse artigo é para você! Pois, nós mostraremos estratégias para melhorar essa situação!

Se você pensa ou já chegou a pensar “minha filha me despreza” esse artigo é para você! Pois, nós mostraremos algumas estratégias para melhorar a sua relação com seus filhos. Então, confira agora mesmo!

Por que a minha filha me despreza?

O desprezo de filha pode acontecer por diversas razões. Contudo, na maioria das vezes o que ocorre é uma falta de diálogo entre os pais e os filhos. Isso porque, essa não é condição apenas das filhas, pois também há o desprezo do filho.

Nesse sentido, para os filhos chegarem a este sentimento tão negativo em relação aos seus pais, é porque situações marcantes os machucaram de forma profunda. Então, entenda melhor com  as situações a seguir!

1. “Minha filha me despreza” por causa do divórcio

Talvez, a situação mais recorrente acontece nos casos de divórcio. Isso porque, muitos pais, em especial os homens, deixam os filhos de lado. Ademais, quando as crianças crescem sem a presença da figura paterna, os filhos se sentem abandonados.

2. Violência doméstica

Além do divórcio, a violência doméstica faz com os filhos desprezem seus pais. E isso não só em relação à criança, mas também por presenciar violência contra a mãe.

3. Vícios

Então, por trás de toda essa violência, os pais podem ter algum vício. Ou seja, dependência química ou alcoolismo faz com pais e mães sejam desprezados. Mesmo porque, os filhos também acabam sofrendo consequências sérias por conta desses comportamentos nocivos.

4. Diferença entre irmãos

No caso de irmãos, alguns podem se sentir mais excluídos que os outros. Assim, o filho pode ter a impressão de que os pais têm um filho favorito. Logo, se sente abandonado e que os pais não se empenham tanto por ele, como fazem pelos outros.

5. Pressão por resultados

Há ainda, a situação onde os pais pressionam demais seus filhos para algum resultado. Mas aqui não estamos nos referindo somente a um bom desempenho na escola. Mas, em especial, quando é algo voltado aos esportes. Dessa forma, podemos citar as personagens Ana e Eva da novela A vida da gente, da Rede Globo.

Isso porque Ana é uma promissora jogadora de tênis que sempre foi muito pressionada pela mãe Ana. Assim, além da carreira no esporte, Eva quer determinar todos os passos na vida de Ana. Como resultado, além do desprezo de Ana, Eva também é desprezada por Manuela, sua filha mais velha.

6. Competição entre pais e filhos

Já parou para pensar que se talvez o seu filho te despreza é porque há uma competição entre vocês? Nesse sentido, a competição pode ser perigosa. Pois, muitos pais e mães tendem a comparar suas trajetórias com as de seus filhos.

Assim, em vez de motivá-los, você pode estar criando competições ao afirmar coisas como, “na sua idade eu já tinha um trabalho fixo”, ou “eu trabalho mais do que você”. Ou ainda “você não é tão forte ou inteligente quanto eu”.

Contudo, às vezes a competição pode estar apenas na cabeça do filho. Dito isto, pegamos como exemplo a personagem Kate da série This is us. Devido a sua compulsão alimentar ela se torna uma mulher obesa e frustrada.

Porém, desde cedo ela já mostra sinais do desprezo pelo fato da mãe Rebecca ser magra e bonita. O que só piorou com a morte precoce do pai Jack. Então, Kate desprezou ainda mais da mãe sem nenhum motivo aparente.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

7. Discordância de opinião

Se o seu filho te despreza, deve ser porque você não aceita as escolhas que ele faz. Sabemos que é inevitável colocar expectativas nos filhos, mas o problema é quando você não aceita que ele vá para um caminho diferente do qual você traçou.

Leia também:  15 ótimos filmes para família

Desse modo, muitos pais não pagam a faculdade quando o filho escolhe um curso diferente do que foi “planejado”. Ademais, muitos pais não aceitam os parceiros dos filhos. E isso, principalmente no caso das relações homoafetivas. Então, acabam cortando relações e os filhos desprezam seus pais.

Meu filho me despreza, o que fazer?

Essas são as situações mais comuns para o desprezo dos filhos. Então, a partir daí podemos mostrar algumas estratégias para melhorar a relação entre pais e filhos.

1. “Minha filha me despreza“, então seja presente e tenha tempos de qualidade

Para evitar o desprezo de filho por conta de abandono, é preciso ser presente. Então, se interesse, ligue e converse. Ou seja, escute seu filho e faça programas somente com ele. Assim, você mostra que ele pode contar contigo, em especial, no caso de divórcio.

2. Busque e faça tratamento

Seja raiva, estresse ou vícios, o importante é buscar ajuda. Assim, por mais dor e sofrimento que você tenha causado aos seus filhos, você pode reconstruir a relação com eles. Porém, é preciso que você de fato queira mudar. Assim, seus filhos verão em você a superação.

3. Trate seus filhos de forma igual

Então, quando você tem mais de um filho, certifique-se que você trate todos da mesma forma. Dessa maneira, você evita comparar seus filhos e amá-los justamente pelas diferenças que eles têm. Assim, o tratamento deve ser o mais semelhante possível na educação, nas punições e nos deveres.

4. “Minha filha me despreza”, então evite pressionar demais

Compreenda que todo tipo de incentivo deve ter limites. Assim, não pressione o seu filho demais e evite exigir demais de suas habilidades e talentos. Então, em vez de um ditador, que tal pegar mais leve nas cobranças? Desse modo, todos só tem a ganhar!

5. Evite competições desnecessárias

Saiba respeitar os espaços e tempo de cada um. Então, compreenda que a sua realidade quando adolescente é diferente da realidade do seu filho. Sendo assim, o mesmo se aplica às suas condições físicas e intelectuais. Por isso, considere as qualidades dele e não os defeitos.

6. Compreenda que cada um faz as suas escolhas

Por mais que você não concorde, você precisa respeitar as escolhas que seu filho faz. Portanto, lembre-se que sua função é educá-lo e não decidir por ele. Então, mesmo que as escolhas do seu filho não sejam as melhores para você, ele aprenderá a lidar com elas.

Ademais, proibir e tomar atitudes mais negativas só irão afastá-lo de você.

Considerações finais sobre “minha filha me despreza”

Neste artigo, nós mostramos as principais causas para o desprezo dos filhos. Ademais, também trouxemos 6 estratégias para melhorar e/ou evitar esse sentimento nocivo dos filhos para com seus pais. Assim, todos só tem a ganhar com um ambiente emocionalmente mais saudável.

Então, agora que você já saber o que fazer quando “minha filha me despreza“, que tal conhecer nosso curso online de Constelação Familiar? Desse modo, você aprenderá ferramentas valiosas para lidar com os seus filhos. Assim como os relacionamentos com os demais membros da sua família. Por isso, não perca tempo e inscreva-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + oito =