Constelação Familiar

Luciana Duarte: ideias sobre constelação familiar

Luciana Duarte consteladora

Como uma facilitadora bastante experiente, a Luciana Duarte tem bastante a nos ensinar. No seu trabalho com a Constelação foram muitos os momentos em que ela trouxe reflexões de vida muito importantes para os constelados. Por isso a nossa equipe reuniu algumas dessas ideias para conversarmos a respeito com você, leitor.

Sobre Luciana Duarte

Luciana Duarte é uma consteladora, atuando há bastante tempo na Constelação de carreira, familiar e organizacional. Além disso, é uma experiente consultora sistêmica e coach de carreira, ajudando na gestão de vida das pessoas.

Sendo pioneira, é da Luciana o primeiro mestrado a respeito da Constelação sistêmica no Brasil concluído em novembro de 2012. Nesse trabalho ela buscou compreender melhor a percepção dos gestores a respeito da seleção de pessoas. Ademais, como a Constelação sistêmica pode ser benéfica para a seleção de pessoas nas empresas.

Além de ser formada com o Dr. Renato Bertate, Luciana estudou constelações com Gunthard Weber, Jan Jacob Stam e frequenta os treinamentos de Hellinger para se aperfeiçoar. Ela é uma profissional muito ativa, mantendo contato com o público através de vários canais para conversar sobre temas pertinentes ao desenvolvimento humano.

A escolha da profissão

De acordo com a Constelação familiar de Luciana Duarte, a profissão vem para agregar a cura em nossas vidas. O retorno financeiro do trabalho é uma consequência e não deveria ser a nossa principal meta. Por meio do alinhamento energético com os ancestrais nós somos capazes de receber a força para alcançar prosperidade profissional.

Quando alguém planta o amor na sua carreira, a colheita acontece de modo natural e abundante. Dito de outra forma, quando nós trabalhamos naquilo que amamos, as chances de sentir realização são muito maiores. Contudo, se apenas o corpo está amadurecido, mas a alma ainda é infantil, não somos capazes de realizar escolhas importantes.

Para lidar adequadamente com esses bloqueios, nós precisamos:

  • ter vivenciado os desafios da nossa infância para que estejamos prontos para a vida adulta;
  • encarar as nossas vivências, pois os desafios que experimentamos ajudam no processo de amadurecimento;
  • mesmo que fomos abandonados ou machucados quando crianças, essas experiências ajudam no crescimento pessoal

Em cada fase da vida há uma responsabilidade diferente

Bastante sábia, a Luciana Duarte consteladora é muito clara em relação ao nosso desenvolvimento como seres humanos. Segundo ela, nós devemos assumir as responsabilidades que cada fase da vida nos traz. Essas experiências são muito importantes para moldar tanto o caráter, quanto a nossa força para vivermos como adultos.

Ainda que seja pequena, uma criança possui algumas responsabilidades que devem ser assumidas. Desde arrumar os brinquedos, o quarto, se alimentar conforme o ordenado ou realizar as suas atividades escolares. Além disso, uma das responsabilidades que nós devemos entender nessa fase é assumir a vida como ela é.

Em outras palavras, desde cedo nós devemos aprender a sentir a realidade das coisas como são. Por exemplo, entender que para tal objetivo há um custo, seja financeiro ou mesmo físico para conseguir. Da mesma forma entender que para ter algumas coisas nós devemos abrir mão de outras.

A dinâmica familiar refletida no ambiente empresarial

Os dramas familiares são um dos principais campos de trabalho da Luciana Duarte: Constelação sistêmica e familiar. Algo que a facilitadora percebe bastante é o deslocamento dentro da dinâmica natural da família. Ou seja, os membros assumem papéis que não lhe dizem respeito ou são obrigados.

Por exemplo, o filho não deve ficar no meio dos pais, se envolvendo nas brigas da família. A fim de se desenvolver plenamente, a criança merece receber a força que vem dos seus familiares. Desse modo ele pode seguir com a própria vida e se tornar um adulto plenamente capaz.

No que diz respeito à profissão, o trabalho é um reflexo direto da dinâmica que nós tivemos com nossos pais. Assim, as pessoas que viveram sob conflitos familiares reproduzem com muita facilidade os seus traumas nas ações do trabalho. É importante acessar a dor e o amor que tivemos quando crianças para alcançarmos as nossas capacidades plenas de agir.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Quando o filho toma o lugar dos pais

    Um pensamento bastante discutido na Constelação familiar de Luciana Duarte é a fragilidade da ordem com alguém que desconhece hierarquia. Se uma pessoa está distante da ordem da empresa, ela também está fora da ordem familiar. Como resultado, esse indivíduo não sabe respeitar uma hierarquia e demonstra diversos problemas no trabalho.

    Logo, ele acredita que pode ser maior e melhor do que os outros, incluindo o chefe, o que não é verdade. O embaralhamento na dinâmica familiar impacta negativamente na colocação dele em relação aos outros sistemas. Luciana Duarte dá alguns conselhos e nós listamos duas delas, confira nos tópicos a seguir.

    • É necessário organizar o sistema familiar da pessoa, principalmente se ela tem irmãos. Assim que a dinâmica familiar for organizada esse indivíduo conhecerá um lugar melhor para adquirir força sem atrapalhar o sistema.
    • Com relação ao trabalho, esse indivíduo entenderá melhor qual é o seu lugar correto, sendo subordinado ao líder e deixa de menosprezar os outros.

    O poder da energia sexual

    Conforme dito por Luciana Duarte, a energia sexual de uma pessoa influencia no seu poder criativo. Desse modo, nós temos aí uma representação da nossa força vital que impacta diretamente em nosso modo de ser.

    A estagnação de muitas pessoas em suas carreiras pode ser explicada pela falta de circulação da energia sexual. O desempenho ruim que um indivíduo tem na sua área de trabalho se deve à pouca energia na sua vida. Especialmente as mulheres, pois o campo de energia delas é mais triste do que o do homem porque elas estão cercadas pela morte.

    A morte na gravidez, a morte no parto… Quando uma mulher se entrega ao sexo ela acaba acessando essas memórias, já que o sexo pode levar à gravidez. Por isso que quando essas memórias ressurgem até o desejo sexual delas pode mudar e desaparecer.

    A influência dos ancestrais

    Em uma de suas ideias a Luciana Duarte afirma que a busca inconsciente pelo passado é uma forma de honrar os ancestrais. Mesmo que feito acidentalmente, esse movimento deixa o indivíduo de costas para a vida e esquece da grandiosidade do futuro.

    Assim, para todos nós termos uma vida melhor, devemos:

    • deixar o passado no passado, respeitando tanto ele quanto os nossos antepassados;
    • pegar a força dessas histórias e seguir adiante, pois a nossa missão é outra.

    Considerações finais sobre Luciana Duarte

    As ideias de Luciana Duarte na Constelação familiar nos ajudam a refletir a respeito das dificuldades que vivemos. Independente da questão que você tenha, a facilitadora te ajudará a desenvolver seu pensamento para respondê-la. Conhecer o trabalho dela te ajudará a expandir sua percepção a respeito de si e do mundo.

    Caso queira, pode acompanhá-la em entrevistas pelo Youtube ou mesmo nas suas palestras pelo Brasil. Nós garantimos que será um encontro revelador para mudar as suas perspectivas a respeito do futuro.

    Além da Luciana Duarte você pode conhecer o nosso curso online de Constelação familiar e se especializar na área. Não só aprenderá a desenvolver o seu potencial, mas também autoconhecimento e tudo por um investimento acessível. Venha conhecer o nosso curso de Constelação e descubra como transformar a sua vida hoje mesmo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro + 9 =