Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diáriaConstelação Familiar

Lição de vida para refletir: 9 ideias presentes nas melhores histórias

Uma lição de vida sempre é muito valiosa para que aprendamos algo importante sem precisarmos sofrer para isso. Nem sempre precisamos cometer os nossos próprios erros para aprendermos algo importante.

As histórias de outras pessoas geram conselhos inestimáveis que todos podem seguir. Neste artigo, falaremos sobre 9 dos melhores. Eles ficaram tão populares que, em alguns casos, é impossível rastrear um autor. São saberes hoje compartilhados por todos e podem ser aproveitados por você. Confira!

Procurando uma lição de vida inspiradora? Confira 9 das melhores!

1 – Você não é todo mundo

A primeira lição de vida que achamos importante destacar, provavelmente você já escutou dos seus pais. Ela existe para responder aos nossos anseios de repetir em nossas vidas aquilo que pessoas que admiramos ou apenas consideramos vivem ou fazem.

No entanto, se o que alguns fazem não faz sentido para todos na infância, na vida adulta essa relação continua verdadeira. 

Somos indivíduos distintos, com necessidades singulares que são satisfeitas de formas diferentes. Logo, faz sentido buscar a satisfação do que é coerente com você mesmo no seu dia a dia e na vida, não com um grupo de pessoas.

2 – Todo mundo que é bom em algo hoje já foi muito ruim (Lição de vida de Cristina Junqueira)

Você pode acompanhar uma reflexão muito mais profunda sobre essa lição nas redes da fundadora do Nubank, Cristina Junqueira.

Em resumo, o que é necessário extrair daqui é: para ser muito bom em qualquer coisa, primeiro você precisa encarar a dureza que é ser ruim. Isso porque ninguém nasce pronto. Talentos, habilidades e características marcantes são coisas que desenvolvemos ao longo da vida com muita dedicação e foco.

3 – A comparação é uma ladra de alegria (lição de vida de Theodore Roosevelt)

Uma terceira lição de vida para nunca esquecer é que se comparar nem sempre é positivo. Quem disse isso foi Theodore Roosevelt. Ele foi presidente dos Estados Unidos em 1901 e deixou para nós essa citação marcante.

Isso não significa que você não deva, mas quando escolher elevar outras pessoas a nível de comparação, saiba que não vai se sentir bem.

Se você é um jovem de 21 anos e decide comparar as suas conquistas, nessa idade, às conquistas de um homem de 40, provavelmente encontrará pontos de contraste. Um homem de 40 é mais experiente, tem mais conquistas profissionais e possui alguma estabilidade financeira.

Se você não for maduro para entender que 20 e 40 anos são fases completamente distintas da vida, irá se frustrar com o que possui hoje. Assim sendo, caso queira se comparar, saiba que a comparação não gera sentimentos doces e agradáveis. Ela roubará a sua alegria. Você está pronto para lidar com isso?

4 – Mantenha a sua palavra

A reputação de manter a sua palavra é algo que já encontramos na Bíblia, quando encontramos uma escritura recomendando que:

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disso é de procedência maligna.” (Mateus 5:37) 

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Você não precisa ser religioso para entender que há valor nessa recomendação. Quando você não se mantém firme no que diz, se torna, perante os demais, uma pessoa mentirosa e em que não se pode confiar.

Assim sendo, quando prometer algo a alguém, mantenha-se firme ao que disse que iria fazer. Ademais, evite fazer muitas promessas. Quanto menos você comprometer a sua palavra, melhor, pois ela é um símbolo da sua honra.

5 – Dinheiro não soluciona todos os problemas

Essa está entre as mais famosas lições de vida que podemos transmitir. Quando estamos passando por dificuldades financeiras, o dinheiro parece ser a única coisa que importa ter, não é mesmo?

No entanto, faça o exercício de pensar como a sua vida seria se você tivesse muito dinheiro, mas não tivesse saúde ou bons relacionamentos. Sem saúde, o dinheiro garantiria os melhores quartos de hospital e profissionais para aliviar a sua dor. No entanto, quanto é possível pagar para não morrer?

Além disso, o dinheiro pode, sim, pagar por uma companhia. Entretanto, será que existe valor que possa ser pago em dinheiro por um relacionamento sincero? 

6 – O tempo pode não curar tudo, mas cura muita coisa (lição de vida de Caetano Veloso)

Outra lição de vida que importa demais internalizar é essa, que fala sobre o poder de cura que o tempo tem. Ele pode curar relacionamentos, dores de cabeça, frustrações, desilusões e muitos outros problemas.

Muitas vezes, é necessário atrelar ao tempo uma terapia para que a cura seja definitiva. No entanto, o tempo, quando passa, já resolve muito. 

Segundo Caetano Veloso, na canção “Oração ao Tempo“, o tempo atua de forma que “o meu espírito ganhe um brilho definido […] e eu espalhe benefícios”. Conforme ele passa, nos tornamos mais fortes e melhores.

7 – Diga que ama as pessoas importantes para você sempre que a oportunidade surgir

As pessoas não são eternas enquanto vivemos em um mundo em que a finitude da morte nos separa.

Leia também:  Com amor: 10 insights para relacionamentos

Você pode até ter uma religião em que a eternidade é uma realidade. No entanto, mesmo assim, se deve se esforçar para cultivar os relacionamentos que tem.

Falar que amamos alguém é uma responsabilidade para o hoje, não para a eternidade, não é mesmo? Assim sendo, sabendo que a morte é uma certeza para todos que estão vivos e não se sabe quando partiremos, demonstre o seu amor em vida.

8 – Nem tudo é prioridade todo dia

Outra das lições de vida que você precisa aprender com urgência é que você não precisa dar conta de tudo sempre. Cada dia apresenta suas urgências e prioridades. É delas que você deve se ocupar para manter o equilíbrio.

Ainda que você seja um equilibrista profissional, saiba que equilibrar todos os mil pratos que vão surgindo todos os dias vai te levar à exaustão muito mais rápido. Contudo, se você equilibrar dois ou três, conseguirá mantê-los no ar por mais tempo.

9 – Mudar de ideia não é nenhuma vergonha

Por fim, deixamos uma lição de vida que vai te ajudar nos momentos em que sentir que uma ideia ou ideologia não é mais coerente com quem você é. 

Mudar de ideia e passar a pensar de um jeito diferente faz parte da vida. Esse é um movimento de maturidade pelo qual todos passamos, mas considerando ideias distintas.

Por exemplo, você vai notar que alguns dos ensinamentos que os seus pais transmitiram não fazem sentido na hora de criar os seus filhos. Está tudo bem quanto a isso, contanto que prevaleçam o respeito e a honra.

Considerações finais sobre a importância de aproveitar uma lição de vida

No artigo de hoje, falamos sobre alguns tipos de lição de vida para refletir e adotar. Esperamos que elas lhe sejam úteis, ajudando você a passar pelas metamorfoses da vida com maturidade e tranquilidade.

Por vezes, desequilíbrios em nosso sistema familiar não permitem que apliquemos essas lições com facilidade. Há muito para resolver com nossas famílias e o sentimento é o de que você está travado.

Nesse contexto, deixamos com você uma lição de vida extra, que é também um convite. Matricule-se hoje em nosso curso de constelação clínica online, onde falamos sobre os princípios da prática. Com o certificado, você pode trabalhar como constelador. Porém, se desejar, pode aproveitar o conteúdo em sua vida pessoal e no trabalho que você já tem. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =