Constelação e ProfissõesConstelação e RelacionamentosConstelação e vida diáriaConstelação Familiar

Abundância: o que é, quais influências de nosso pai e mãe

Procurando por fontes de abundância para a sua vida? Neste artigo, você verá que, para ter uma realidade abundante, você deveria repensar o seu relacionamento com os seus pais.

Uma coisa parece não ter nada a ver com a outra. Entretanto, de acordo com Bert Hellinger, pai da constelação familiar, a relação entre abundância e família é muito íntima. Confira o porquê!

Afinal de contas, o que é abundância?

Em primeiro lugar, é importante esclarecermos o significado de abundância. A palavra faz referência a “grandes porções” ou “grandes quantidades” de alguma coisa.

Por extensão, diz-se que abundância é a quantidade excessiva de bens, isto é, luxo. 

Nesse contexto, ter uma vida abundante significa ter uma vida em que as suas posses sobejam. 

Ainda que haja muitas pessoas se apropriando da palavra para falar sobre saúde, bem-estar e relacionamentos, o maior significado que guarda relação com a abundância é o de abundância financeira.

Abundância e prosperidade são a mesma coisa?

O conceito de abundância pode sim, em alguns contextos, ser o mesmo que o de prosperidade.

Afinal, prosperidade é a característica daquele que é próspero. Por sua vez, quem é próspero tem abundância de bens de consumo.

Contudo, é importante lembrar que a prosperidade é um termo que engloba a abundância. Isso porque você pode ser próspero na sua profissão, nos seus relacionamentos em em várias outras áreas além das finanças.

Uma perspectiva sobre abundância, constelação familiar e o relacionamento entre pais e filhos

As reflexões que trazemos a partir de agora se ancoram no entendimento do pai da constelação familiar, Bert Hellinger, sobre o que abundância. 

Nesse contexto, estamos falando especificamente sobre abundância financeira, isto é, dinheiro.

“O dinheiro tem alma”(Bert Hellinger)

Para Hellinger, o dinheiro não é algo que devemos subestimar, pois se trata de uma energia espiritual. 

Ele escreveu alguns livros em que a vida financeira das pessoas está em perspectiva, como “Histórias de sucesso na empresa e no trabalho” e “Leis Sistêmicas da Assessoria Empresarial“.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Refletimos sobre as palavras do próprio autor em “Histórias de sucesso na empresa e no trabalho”:

“O dinheiro tem alma. Se alguém ganhar dinheiro por seu desempenho, o dinheiro o ama. O dinheiro também quer render algo. Ser gasto em algo bom, que leve a vida adiante. Então se ganha mais dele. Através de seu desempenho, o dinheiro entra no circuito de serviço, trabalho e ganho, tudo ao mesmo tempo”

Dado que o dinheiro é uma energia, se nos sintonizarmos em uma energia familiar de abundância, nossa relação com ele será melhor. Essa energia familiar começa em nossa família, com os nossos pais e todas as crenças e ideologias que eles transmitem a nós sobre como lidar com o dinheiro. 

Quantas vezes nós já não nos enfiamos em problemas ou em oportunidades com relação ao trabalho e às finanças por causa de conselhos dos nossos pais? Uma boa postura e crenças negativas podem ser herdadas por muitas gerações em ciclos que não terminam nunca.

Mais abaixo, falamos especificamente sobre como o relacionamento com o pai e com a mãe interferem diretamente na maneira como entendemos e acessamos a abundância.

Qual é a influência da mãe na prosperidade segundo a constelação familiar?

Na Constelação Familiar de Bert Hellinger, para ter abundância na vida, a sua relação com a sua mãe define tudo. Explicamos melhor: o entendimento aqui é de que o seu relacionamento com a sua mãe não para de ser nutritivo com o seu desmame quando você é criança.

Na realidade, para Bert Hellinger, a mãe continua nutrindo seus filhos para o sucesso na vida. Isso vale para o momento em que ela amamenta e para toda a infância, adolescência e vida adulta de um indivíduo. 

Contudo, no momento em que rompemos com esse canal de nutrição por problemas de relacionamento, nos prejudicamos. Por exemplo, se você, por alguma razão, não reconhece a autoridade materna e vai contra os princípios da constelação, sua vida financeira entra em desarranjo por consequência dos problemas no seu sistema familiar

E o pai? O que tem a ver com a abundância?

Apesar de não termos com os nossos pais esse apego com objetivo de nutrir e ser nutrido, como é o caso das mães, o nosso relacionamento com uma figura paterna também é essencial para termos uma vida com abundância.

Para Bert Hellinger, enquanto a mãe é a pessoa de quem o filho recebe o sucesso, o pai representa uma direção para que esse filho conquiste seus objetivos profissionais e financeiros.

Logo, ele deve ser a inspiração, a pessoa em que o filho se espelha na hora de construir sua ética profissional, sua postura perante o trabalho e, obviamente, para lidar com as finanças.

O que fazer para viver abundantemente de acordo com a constelação?

Diante de tudo o que expusemos, uma atitude óbvia a tomar é buscar o equilíbrio do seu sistema familiar. Assim, recupere as relações que não estão tão boas e trabalhe para que a sua família viva em respeito às leis da Hierarquia, do Pertencimento e do Equilíbrio.

Enquanto luta para que a sua família viva em plenitude e equilíbrio, não esqueça de trabalhar. A abundância financeira não virá a você apenas porque a sua família é feliz.

Logo, é necessário fazer por onde, aproveitando da sua família a energia que te conduz ao sucesso, mas por meio do esforço e da dedicação.

Vale lembrar que se você é empreendedor ou um trabalhador autônomo ou CLT, a constelação tem princípios e recomendações que podem te ajudar no seu trabalho. Falamos sobre isso mais abaixo!

Considerações finais sobre o que é a abundância e de onde a adquirimos 

Ao longo deste artigo, você aprendeu que a abundância se conecta de forma muito íntima ao relacionamento que temos com a nossa família. Assim sendo, é importante buscar o equilíbrio do sistema familiar para conseguir receber a energia nutritiva que vem da sua mãe e o direcionamento profissional que vem do seu pai. 

Restaure os seus relacionamentos, trabalhe e veja a abundância ser constante na sua realidade. 

Quer saber como fazer para aprender os princípios da constelação familiar e trazê-la para a sua vida profissional?

Para encerrar a discussão sobre a abundância, retomamos a ideia de que a constelação familiar tem princípios úteis para empreendedores, trabalhadores formais e autônomos. Em nosso curso 100% online de constelação clínica, você obterá o conhecimento de que precisa para implementar a terapia de Bert Hellinger em sua vida e em seu trabalho. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + onze =