Constelação e RelacionamentosFormação em Constelação

Filme A Menina Indigo (2017): enredo, sinopse e análise

a menina indigo

O filme A menina índigo é um filme bastante sensível a respeito de pessoas sensitivas e especiais. Além de descrever a espontaneidade da protagonista, esse longa conta a história de como ser diferente faz alguém ser único. Confira a nossa análise do filme e quais lições nós podemos aprender com ele.

Sinopse

No filme A menina índigo nós conhecemos Sofia, uma menina de 7 anos com problemas na escola. A garota não tem interesse nas aulas e nos métodos de ensino da escola onde estuda. Um dia ela se tranca em uma sala e pinta o cômodo, fazendo a diretoria chamar o seu pai para conversar.

O pai de Sofia, Ricardo, é distante da garota por causa do trabalho como jornalista. Conduto, pai e filha começam a se reaproximar assim que Sofia pede para morar com ele.

À medida que o tempo passa Ricardo entende o quanto Sofia é especial. E não apenas por ser uma menina muito espontânea, mas também pelo poder de curar as pessoas.

O significado de índigo

A palavra índigo é o nome dado para um tom de azul, muito bonito, aliás. Contudo, a palavra índigo diz respeito também as crianças especiais que habilidades extraordinárias. De acordo com a Parapsicologia, ramo científico que estuda eventos paranormais, as crianças índigo são uma nova geração com o objetivo de transformar a humanidade.

Assim como na vida real, Ricardo e Luciana, os pais da menina, têm dificuldades para entendê-la. Sofia possui um desejo por liberdade, é bastante alegre, colorida e muda tudo com a sua energia.

Da mesma forma que outras crianças índigo, a menina possui o dom da cura. E mesmo sendo muito jovem, a criança índigo tem uma consciência moral muito clara a respeito do mundo. O índigo significa que a criança tem uma aura com um tom de azul muito especial.

Características

No filme A menina índigo nós conhecemos uma garota que transborda o seu amor pelo mundo. A princípio, Sofia se mostra rebelde na escola e o divórcio dos pais talvez influenciou em seu comportamento. Porém, ela se sente livre quando está sozinha, colocando a sua energia nas pinturas que faz em qualquer lugar.

Sofia é um exemplo de como as crianças índigo enxergam o mundo e o seu lugar nele. Da mesma forma que outras crianças índigo, Sofia:

  • é uma criança bastante amorosa e afetuosa;
  • tem um contato mais próximo à natureza, amando o que é relacionado ao natural;
  • respeita todas as formas de vida;
  • tem uma inclinação natural para ajudar e curar as pessoas.

Incompreensão

No filme A menina índigo nós vemos Ricardo aconselhado pelos médicos a medicar a sua filha. Além de ser contra os tratamentos, Ricardo sabe que a sua filha é uma criança saudável. Entretanto, o pai de Sofia não entende por completo as atitudes da garota.

Apenas quando o jornalista Geremias, amigo de Ricardo, conhece Sofia que Ricardo descobre a verdade. Esse é um exemplo da incompreensão que costuma acontecer com alguns pais de crianças índigo. Embora muitos pais saibam que não se trata de um caso clínico, ainda não entendem a verdade.

Para compreender as crianças índigo talvez seja necessário que as pessoas não ignorem as necessidades delas. Em outras palavras, ter um pensamento tão racional a respeito desse tema pode dificultar o seu entendimento. Se for o caso, é preciso procurar outras pessoas com uma vivência parecida que ajudem a esclarecer dúvidas.

Uma nova geração

Sofia, a protagonista de A menina índigo, tem dificuldades para se relacionar com o mundo. A garota não se sente confortável com os padrões que são impostos a ela. Da mesma forma que outras crianças índigo, Sofia faz parte de uma geração que precisa ser acolhida pelas pessoas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

A menina possui dons que desafiam a lógica comum que as pessoas têm da vida. Contudo, assim como a maioria das crianças índigo, Sofia sofre por causa da incompreensão e estranheza do mundo. Ao mesmo tempo que tentam proteger Sofia os pais da menina se esforçam para entender quem ela é.

Leia também:  Practitioner em PNL: o que faz, onde estudar?

Como identificar um índigo?

O filme A menina índigo tem o intuito de mostrar para o público quem são as pessoas índigo. Assim como Sofia, as crianças índigo são muito sensíveis, com potencial e têm dificuldades para entender alguns comportamentos. Alguns dos principais propósitos do filme são:

Os índigos são guias da mudança

O cinema tem uma capacidade grande de mostrar para o público temáticas sensíveis e pouco conhecidas. Esse filme nos mostra que as pessoas índigos têm a missão de ajudar a humanidade a evoluir. A mudança acontece quando a consciência das pessoas e as atitudes melhoram.

Não gostam de limites

Pessoas índigos não gostam das regras que limitem o seu espaço ou ações. Em outras palavras, são mais “rebeldes”, visto que se sentem desconfortáveis por seguirem um padrão. Não gostar de regras é algo visto logo cedo, visto que são crianças com consciência elevada a respeito do mundo.

Guias

Muitas crianças se tornam adultas sem saberem das suas capacidades como índigos. O pai de Sofia é um exemplo que ao entender quem era a sua filha conseguiu superar a sua repressão. Por meio das crianças índigo os adultos podem aprender mais talvez descobrir um dom que estava escondido.

Decisões e mensagem final

Mesmo que seja nova, a protagonista de A menina índigo toma algumas responsabilidades para si. Quando percebe que pode curar as pessoas, Sofia logo começa a ajudar pessoas próximas. A menina não só a cura de problemas de saúde, mas também a relação entre os seus pais.

Ao passo que o filme avança nós percebemos como Sofia transforma a vida das pessoas usando o amor. Ela também nos ensina a enxergar as pessoas por aquilo que elas são de verdade. Mesmo que seja uma situação nova e complexa para muitas pessoas, sem dúvida é um momento transformador a todos.

Wagner de Assis, o diretor do filme, possui outros trabalhos com temáticas espirituais para o público conhecer. Afinal, o cinema é uma das principais janelas para as pessoas receberem mensagens transformadoras. Por fim, esse filme nos ajuda a ter mais esperança de que o futuro pode ser algo melhor do que o agora.

Considerações finais sobre o filme A menina índigo

A menina índigo é um filme dedicado a nos fazer pensar nas pessoas do amanhã. De que maneira nós podemos influenciar as crianças a serem pessoas melhores e mais amorosas? Além disso, como os adultos podem estimular a capacidade natural das crianças de transformar o mundo ao redor?

O filme de Wagner de Assis é sensível, lindo e tem uma mensagem inspiradora para todos nós. E mesmo que você não seja um índigo, acredite, você pode transformar o seu mundo.

Uma das maneiras de causar essa mudança é com o nosso curso online de Constelação familiar. O curso é uma excelente ferramenta de crescimento pessoal, te ajudando a despertar o seu autoconhecimento e potencial. Garanta já a sua vaga e, assim como Sofia de A menina índigo, transforme a sua vida e das pessoas próximas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dez =