O filme A menina índigo é um filme bastante sensível a respeito de pessoas sensitivas e especiais. Além de descrever a espontaneidade da protagonista, esse longa conta a história de como ser diferente faz alguém ser único. Confira a nossa análise do filme e quais lições nós podemos aprender com ele.
Sinopse
No filme A menina índigo nós conhecemos Sofia, uma menina de 7 anos com problemas na escola. A garota não tem interesse nas aulas e nos métodos de ensino da escola onde estuda. Um dia ela se tranca em uma sala e pinta o cômodo, fazendo a diretoria chamar o seu pai para conversar.
O pai de Sofia, Ricardo, é distante da garota por causa do trabalho como jornalista. Conduto, pai e filha começam a se reaproximar assim que Sofia pede para morar com ele.
À medida que o tempo passa Ricardo entende o quanto Sofia é especial. E não apenas por ser uma menina muito espontânea, mas também pelo poder de curar as pessoas.
O significado de índigo
A palavra índigo é o nome dado para um tom de azul, muito bonito, aliás. Contudo, a palavra índigo diz respeito também as crianças especiais que habilidades extraordinárias. De acordo com a Parapsicologia, ramo científico que estuda eventos paranormais, as crianças índigo são uma nova geração com o objetivo de transformar a humanidade.
Assim como na vida real, Ricardo e Luciana, os pais da menina, têm dificuldades para entendê-la. Sofia possui um desejo por liberdade, é bastante alegre, colorida e muda tudo com a sua energia.
Da mesma forma que outras crianças índigo, a menina possui o dom da cura. E mesmo sendo muito jovem, a criança índigo tem uma consciência moral muito clara a respeito do mundo. O índigo significa que a criança tem uma aura com um tom de azul muito especial.
Características
No filme A menina índigo nós conhecemos uma garota que transborda o seu amor pelo mundo. A princípio, Sofia se mostra rebelde na escola e o divórcio dos pais talvez influenciou em seu comportamento. Porém, ela se sente livre quando está sozinha, colocando a sua energia nas pinturas que faz em qualquer lugar.
Sofia é um exemplo de como as crianças índigo enxergam o mundo e o seu lugar nele. Da mesma forma que outras crianças índigo, Sofia:
- é uma criança bastante amorosa e afetuosa;
- tem um contato mais próximo à natureza, amando o que é relacionado ao natural;
- respeita todas as formas de vida;
- tem uma inclinação natural para ajudar e curar as pessoas.
Incompreensão
No filme A menina índigo nós vemos Ricardo aconselhado pelos médicos a medicar a sua filha. Além de ser contra os tratamentos, Ricardo sabe que a sua filha é uma criança saudável. Entretanto, o pai de Sofia não entende por completo as atitudes da garota.
Apenas quando o jornalista Geremias, amigo de Ricardo, conhece Sofia que Ricardo descobre a verdade. Esse é um exemplo da incompreensão que costuma acontecer com alguns pais de crianças índigo. Embora muitos pais saibam que não se trata de um caso clínico, ainda não entendem a verdade.
Para compreender as crianças índigo talvez seja necessário que as pessoas não ignorem as necessidades delas. Em outras palavras, ter um pensamento tão racional a respeito desse tema pode dificultar o seu entendimento. Se for o caso, é preciso procurar outras pessoas com uma vivência parecida que ajudem a esclarecer dúvidas.
Uma nova geração
Sofia, a protagonista de A menina índigo, tem dificuldades para se relacionar com o mundo. A garota não se sente confortável com os padrões que são impostos a ela. Da mesma forma que outras crianças índigo, Sofia faz parte de uma geração que precisa ser acolhida pelas pessoas.
A menina possui dons que desafiam a lógica comum que as pessoas têm da vida. Contudo, assim como a maioria das crianças índigo, Sofia sofre por causa da incompreensão e estranheza do mundo. Ao mesmo tempo que tentam proteger Sofia os pais da menina se esforçam para entender quem ela é.
Como identificar um índigo?
O filme A menina índigo tem o intuito de mostrar para o público quem são as pessoas índigo. Assim como Sofia, as crianças índigo são muito sensíveis, com potencial e têm dificuldades para entender alguns comportamentos. Alguns dos principais propósitos do filme são:
Os índigos são guias da mudança
O cinema tem uma capacidade grande de mostrar para o público temáticas sensíveis e pouco conhecidas. Esse filme nos mostra que as pessoas índigos têm a missão de ajudar a humanidade a evoluir. A mudança acontece quando a consciência das pessoas e as atitudes melhoram.
Não gostam de limites
Pessoas índigos não gostam das regras que limitem o seu espaço ou ações. Em outras palavras, são mais “rebeldes”, visto que se sentem desconfortáveis por seguirem um padrão. Não gostar de regras é algo visto logo cedo, visto que são crianças com consciência elevada a respeito do mundo.
Guias
Muitas crianças se tornam adultas sem saberem das suas capacidades como índigos. O pai de Sofia é um exemplo que ao entender quem era a sua filha conseguiu superar a sua repressão. Por meio das crianças índigo os adultos podem aprender mais talvez descobrir um dom que estava escondido.
Decisões e mensagem final
Mesmo que seja nova, a protagonista de A menina índigo toma algumas responsabilidades para si. Quando percebe que pode curar as pessoas, Sofia logo começa a ajudar pessoas próximas. A menina não só a cura de problemas de saúde, mas também a relação entre os seus pais.
Ao passo que o filme avança nós percebemos como Sofia transforma a vida das pessoas usando o amor. Ela também nos ensina a enxergar as pessoas por aquilo que elas são de verdade. Mesmo que seja uma situação nova e complexa para muitas pessoas, sem dúvida é um momento transformador a todos.
Wagner de Assis, o diretor do filme, possui outros trabalhos com temáticas espirituais para o público conhecer. Afinal, o cinema é uma das principais janelas para as pessoas receberem mensagens transformadoras. Por fim, esse filme nos ajuda a ter mais esperança de que o futuro pode ser algo melhor do que o agora.
Considerações finais sobre o filme A menina índigo
A menina índigo é um filme dedicado a nos fazer pensar nas pessoas do amanhã. De que maneira nós podemos influenciar as crianças a serem pessoas melhores e mais amorosas? Além disso, como os adultos podem estimular a capacidade natural das crianças de transformar o mundo ao redor?
O filme de Wagner de Assis é sensível, lindo e tem uma mensagem inspiradora para todos nós. E mesmo que você não seja um índigo, acredite, você pode transformar o seu mundo.
Uma das maneiras de causar essa mudança é com o nosso curso online de Constelação familiar. O curso é uma excelente ferramenta de crescimento pessoal, te ajudando a despertar o seu autoconhecimento e potencial. Garanta já a sua vaga e, assim como Sofia de A menina índigo, transforme a sua vida e das pessoas próximas.