Constelação e Relacionamentos

A Falta de libido para a Constelação Familiar

falta de libido

Por vezes, a falta de libido pode acometer uma pessoa, mesmo que ela tenha um relacionamento duradouro. Você sabe o que pode gerar essa falta de libido? Confira agora o que é a falta de libido para a Constelação Familiar!

A história de R.

Neste texto, irei contar a história de minha amiga “R.”, de 45 anos. Ela luta para ter uma vida sexual saudável e feliz com seu companheiro. Casada há 24 anos, há alguns vem perdendo a libido, e as relações sexuais vem diminuindo entre o casal.

Quando criança, lembra-se de tocar seu corpo e sentir prazer constantemente, e as brincadeiras com as amigas também eram bem sexualizadas. Na adolescência, teve muitos namoradinhos, e os toques corporais eram bem aceitos. Por fim, quando adulta, só sentiu prazer com seu marido.

Depois da chegada dos filhos, as relações foram diminuindo e a ansiedade foi aumentando. Seu marido brincava dizendo que ela era “fria, fria como sempre foi” e isso até hoje a machuca. Após alguns momentos difíceis, como assaltos em sua casa, chegaram as crises de ansiedade e a necessidade de tomar remédios. 

O uso de medicamentos e a falta de libido

Por isso, iniciou o uso do Escitalopram, medicamento que cita em sua bula a possibilidade de diminuição da libido. E aí, tudo piorou! Junto com o medicamento, iniciou a terapia comportamental que a ajudou bastante. Além disso, abriu outras oportunidades, como as Constelações familiares, terapias de regressões, barra de acces, acupuntura, entre outras.  

Com toda essa ajuda, a ansiedade melhorou bastante. Mas muitos momentos conflituosos acontecem em sua vida. Tem semanas que ela não quer ter relações com seu marido. Por isso, afasta-o de si!

A libido ainda está lá!

Em outra semana, fica excitada o dia todo o esperando-o chegar. Planeja e imagina momentos que poderão ser românticos. Por exemplo, ele atrás dela tirando seu sutiã, beijando sua nuca, acariciando todo o seu corpo, e, aos pouquinhos, tudo acontecendo! 

Mas suas fantasias são quebradas com o jeito de seu marido, que não percebe a necessidade do romantismo e diz frases grossas que a magoam. Neste momento, o desejo tem um abalo e ela se sente confusa entre se sentir usada e, talvez, dramática. 

A falta de libido acontece apenas pelo relacionamento?

R. pensa em ficar louca, pois em uma semana quer ficar longe de seu marido, e na outra se sente totalmente apaixonada e extremamente carente. Ademais, com muito medo da rejeição, sente vontade de falar que está com desejo dele e tenta se aproximar discretamente, tentando descobrir se o mesmo está sentindo o mesmo por ela. 

Ademais, R. sente que cobra muito de seu marido e, por vezes, sente que as cobranças são relacionadas a questões paternas. E quando consegue ter uma relação com carinho e atenção, ela se sente muito bem.  Completa, viva, com energia para trabalhar e viver mais feliz. Mas, na maioria das vezes, a relação não termina bem.

As disfunções de sexualidade

As disfunções de sexualidade, na verdade, são memórias inconscientes de busca da inocência, por isso que a pessoa tem baixa libido, tem disfunção erétil, é como se a alma estivesse dizendo “volta a ser criança”, porque lá atrás é a cura de toda a vida, do prazer da vida, da realização da vida, da felicidade da vida.

Nós precisamos de afeto, de segurança, de amor, que, muitas vezes, as crianças não tem, porque, muitas vezes, os pais também não podem ter, não tem tempo de tomar um banho, não se dão esse tempo, não deixam de trabalhar para dar mais tempo aos filhos, para abraçá-los, dar um carinho, contar uma história,  porque muitos de nós somos vítimas do capitalismo predatório.

A Constelação e a falta de libido

Todas essas sensações estão sendo trabalhadas nas constelações, e muitas informações aparecem de maneira esclarecedora. Portanto, fica nítido que isso vem de outras gerações, principalmente por parte da vó, que sempre aparece nas constelações de maneira arredia e desconfiada com relação aos homens. Em outra constelação, aparece R. exigindo muito de seu esposo, e querendo colocá-lo no lugar de seu pai.      

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Enfim, a Constelação está sendo muito positiva, fez minha amiga perceber que é impossível sentir prazer pelo seu parceiro se o coloca o tempo todo no lugar de  seu pai. Além de entender que o que pertence a ela pode ser mudado, e o que pertence aos seus ancestrais deve ser aceito e ficar apenas com eles.

    Conheça nosso curso de Constelação Familiar

    Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre sua relação com a libido, e como ela está presente em sua vida! Quer aprofundar seus conhecimentos sobre a Constelação? Então se inscreva no nosso curso, 100% online, de Constelação Clínica. Com ele, você estará apto a ser um constelador de sucesso!

    Este texto foi produzido por Priscila Daniela Perez Bulgarelli, especialmente para o nosso Blog Constelação Clínica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − três =