Constelação Familiar

Ensinando a Viver: 9 dicas para pais e educadores

ensinar os filhos sobre a vida

A educação de um filho é sempre uma tarefa trabalhosa e dinâmica, que requer habilidade e flexibilidade de pais e educadores, a cada etapa da vida. Por isso, estar ensinando a viver é uma tarefa muito grande para um pai, mãe ou um professor.

Tudo que o filho aprende com os seus pais ou educadores refletem em sua vida. E em como aquele indivíduo vai enfrentar os obstáculos que surgirem em sua vida.

Dessa forma, separamos uma seleção de pequenas coisas que você pode incorporar em sua rotina diária. E, além disso, que irão ajudá-lo a aprender a viver e, mais importante, ensinar seus filhos a viver.

9 diretrizes para ensinar os filhos a viver

Estabeleça relacionamentos:

Ensine seu filho a fazer amigos. A capacidade de sentir empatia ou de sentir a dor do outro desenvolverá uma forte rede familiar. E essa ligação irá apoiar nossos filhos durante as decepções e mágoas inevitáveis.

Ajude as crianças instruindo que ajudem outras pessoas:

Incentive seu filho a fazer trabalho voluntário adequado para sua idade. Ou, ainda, peça-lhe ajuda em alguma tarefa que possam realizar.

Mantenha uma rotina diária:

Seguir uma rotina pode ser reconfortante para as crianças. Incentive-os a desenvolver suas próprias rotinas.

Ensine o autocuidado:

A importância de reservar um tempo para comer bem, fazer exercícios e descansar é fundamental para uma criança. Portanto, ensine o autocuidado.

Ensine a ser independente

Incentivar a criança a ser mais autônoma a cada dia lhe dará confiança em si mesma. E ela viverá com a tranquilidade de saber que pode cuidar de si mesma. Mesmo que não haja ninguém para ajudá-la no momento mais imediato.

Tenha hábitos saudáveis

A chave para o bem estar é ser saudável por dentro e por fora. Ensiná-los pelo exemplo a ter uma dieta variada e a fazer exercícios regularmente irá mantê-los em forma por toda a vida. Não esqueçamos que eles nos imitarão e que seu bem-estar é nossa responsabilidade.

Alimente a autoestima positiva:

Os desafios do passado ajudam a construir a força para lidar com os desafios do futuro. Portanto, ensine seu filho a viver com humor e a capacidade de rir de si mesmos.

Ensine a ser grato

Agradecer todos os dias pelo bem que temos é um hábito saudável. E que devemos incutir nas crianças desde muito cedo.

Ensiná-los que têm muitas coisas que valem a pena e que, às vezes, não vemos além do “nosso nariz” porque só nos preocupamos com o que nos deixa zangados ou tristes. Esta é uma lição de vida que com certeza o deixará mais feliz.

Ensine a ser positivo

O importante aqui é que sejamos positivos e a criança se encarregará de nos imitar. Cercá-lo com um ambiente sem negatividade lhe dará confiança e paz de espírito.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Covid-19: oportunidade de compartilhar com as crianças e viver como elas

Eles estão em casa e como não faz muito tempo, eles compartilham com os pais e familiares quase um dia inteiro. Para eles, embora sua rotina de estudante tenha mudado, este momento é uma oportunidade de brincar. E com imaginação, divertir-se a cada segundo com seus entes queridos.

E se pensarmos sobre isso, não é uma ideia maluca, como adultos, fazermos o mesmo para reviver nossa criança interior. Segundo dados do Ministério da Educação, no Brasil cerca de 10 milhões de crianças estão em casa. Sem frequentar a escola, devido ao isolamento preventivo devido ao Coronavírus.

Levando em consideração o acima exposto, torna-se uma oportunidade e um desafio para os pais compartilharem momentos de qualidade com seus filhos. Por isso, é fundamental levar em consideração as dicas a seguir.

Ensine, jogue e compartilhe

Os melhores ensinamentos vêm de casa e agora que estamos todos juntos em casa. Podemos reforçar nas crianças aprendizagens relacionadas às disciplinas que veem na escola. Ou aquelas que enfocam comportamentos.

Leia também:  Pais Consteladores: quais os benefícios? [vídeo]

Por outro lado, os pais que trabalham em casa podem ensinar seus filhos a estabelecer horários para os deveres de casa e outros que podem ser usados para entretenimento. É uma ótima atividade para criar disciplina e organização em bebês.

Além disso, em casa, os intervalos ativos podem ser transformados em jogos educativos. Nos quais pais e filhos podem refrescar a mente, fazer exercícios e reduzir o estresse.

Recomendações práticas

É uma realidade que muitos de nós estamos nos adaptando a trabalhar em casa, por isso é necessário ter um planejamento para compartilhar momentos de qualidade com os filhos.

E você pode estar se perguntando como conseguir isso. E, por isso, te damos algumas dicas nos tópicos a seguir, veja!

  • Crie jogos didáticos para desenvolvê-los em seus intervalos ativos junto com as crianças. Você pode se revezar entre a família para cuidar dos filhos, para que possa realizar suas tarefas de trabalho.
  • No seu tempo livre, acompanhe e oriente-os no desempenho de suas tarefas. Criar receitas de sobremesas depois do trabalho pode ser um ótimo plano para compartilhar em família.
  • Você pode definir metas enquanto estão juntos. Por exemplo, aprender a tocar um instrumento, ler um livro ou adquirir uma nova habilidade. Fazer as tarefas domésticas juntos é uma opção para reforçar a disciplina nas crianças.
  • Não se esqueça, imaginação e criatividade são ferramentas fundamentais para compartilhar com as crianças e viver como elas nestes momentos em que precisamos de união, reflexão e conscientização.

Considerações finais sobre ensinando a viver

Nem tudo na vida é riso, mas felizmente a felicidade também se aprende e podemos ensinar nossos filhos a viver de forma mais otimista e positiva.
A infância pode parecer a fase mais feliz da vida, mas a verdade é que não é totalmente assim. Em sua escala, a criança também fica chateada e sofre.

Portanto, como pais, queremos o melhor para eles e temos a oportunidade de fornecer-lhes as ferramentas para serem mais felizes.

Educar filhos e estar ensinando a viver a vida de maneira saudável é um desafio para os pais, mas não impossível. Dessa forma, temos uma dica para te ajudar a ensinar seus pequeninos a viver da melhor forma possível nesse mundo caótico. Por isso, inscreva-se em nosso curso online de constelação familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =