Uncategorized

Deepak Chopra: biografia, principais livros e conceitos

livros de Deepak Chopra

Provavelmente, você conhece o nome de Deepak Chopra, autor indiano radicado nos Estados Unidos, que une os conhecimentos medicinais (oriental e ocidental) à espiritualidade ayurvédica. Além de escritor, se dedica à medicina alternativa e à física quântica, e para colaboração em jornais,
televisão e revistas. Nesses meios ele divulga conhecimentos referentes às suas áreas de atuação.

Desse modo, neste post, iremos conhecer mais a respeito da vida, da obra e os principais conceitos de Deepak Chopra. Então, confira!

Quem é Deepak Chopra?

Deepak Chopra nasceu em 22 de outubro de 1946 em Nova Deli, na Índia (à época Índia Britânica). Cursou medicina na Índia, pela All India Institute of Medical Sciences, também em Nova Deli. Em 1970, emigrou para os Estados Unidos para terminar a residência médica e recebeu uma bolsa de estudos na área de endocrinologia.

No ano de 1973, Deepak obteve a licença para o exercício da medicina em Massachusetts. Em 1980, quando se tornou médico licenciado, liderou a equipe do New England Memorial Hospital (NEMH). Já em 1985, deixando a função de chefe, fundou a Maharishi Ayurveda Health Center (Centro de Saúde Maharishi Ayurveda). Mais tarde, tornou-se diretor executivo do Sharp
Health Care’s Center for Mind-Body Medicine.

Nesse período, Deepak lecionou nas escolas de medicina das Universidades de Tufts, Boston e Harvard. Em 1981, viajou para Nova Delhi, onde entrou em contato com Brihaspati Dev Triguna, médico ayurvédico e chefe do Indian Council for Ayurvedic Medicine. Além disso, essa viagem influenciou sua maneira de pensar, atuar e realizar a medicina.

Na mídia

Em 1993, Chopra foi entrevistado no famoso programa da televisão estadunidense, o The Oprah Winfrey Show, falando sobre uma de suas obras. Por isso, Deepak ganhou diversos seguidores. Em 1996, co-fundou o Chopra Center for Wellbeing, um centro de estudo sobre terapias não-tradicionais e integração física e mental. Que está localizado na Califórnia e hoje considerado uma referência mundial nessa área.

Por muitos anos, Deepak Chopra dedicou-se à medicina tradicional. Mas, em certo momento, passou a pesquisar e estudar sobre medicina oriental, sabedoria e práticas ayurvédicas, ensinamentos hindus. Atualmente, defende a necessidade em integrar diferentes tradições de tratamentos para uma melhor e mais profunda cura do paciente.

Além disso, através de participações em diferentes veículos de comunicação e da publicação de livros, divulga ideias que buscam unir o tradicional ao contemporâneo. Por isso, suas obras, publicadas e traduzidas para várias línguas, são muito populares ao redor do mundo. E, por fim, esses conteúdos atraem diversos seguidores.

Principais livros de Deepak Chopra

Deepak Chopra escreveu dezenas de obras, sendo algumas delas best-sellers, que foram traduzidas para diferentes línguas. Desde 1987, o autor permanece ativo na escrita de livros e na divulgação de suas ideias em diferentes meios de comunicação.

A maior parte de sua obra foi publicada em inglês. Dentre as obras vertidas para o português e publicadas no Brasil estão “A Cura Quântica” e “Você tem fome de quê?”. E não só isso, mas também os livros “Você é a sua cura” e “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”. Então, abaixo, confira um pouco a respeito de cada um deles.

A Cura Quântica

Neste livro, Deepak aborda o potencial curativo que tem o corpo humano ao auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças. O modo como nos conectamos com o mundo, a natureza e conosco, assim como o que pensamos. E sentimos impacta no comportamento das células de nossos
organismos.

O conteúdo da obra une conhecimentos das medicinas ayurveda e ocidental moderna às descobertas atuais da ciência. Além de trazer noções elementares de biologia e física, e apresentar relatos feitos por pacientes.

Você tem fome de quê?

Neste livro, Deepak Chopra aborda o tema do sobrepeso e sua relação com os desequilíbrios na mente e no corpo. Muitas vezes, segundo o escritor, a obesidade advém do desejo desregulado por comer, que tem determinada(s) causa(s). Nesse sentido, é preciso conhecê-las para, assim, tratar o problema.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Depois de descobrir a(s) causa(s) que geram a vontade desajustada de comer, inicia-se um processo de autoconhecimento. E não só isso, mas também de busca por soluções adequadas à melhoria da saúde e do peso.

Leia também:  Curso de constelação familiar: 3 opções

Para tratar do assunto e auxiliar os leitores, o autor se propõe a relacionar os saberes da medicina tradicional e ocidental às descobertas e pesquisas científicas modernas. Desse modo, propõe a obtenção do reequilíbrio da saúde, através do autoconhecimento e do balanceamento da alimentação.

Você é a sua cura

O livro é escrito pelos autores Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi, ambos médicos e acadêmicos. Eles buscam demonstrar, de maneira didática e cientificamente embasada, como as pessoas, ao compreenderem o funcionamento de seu corpo, podem melhorar a própria saúde.

A obra apresenta ideias sobre a maneira como é possível lidar de maneira mais responsiva e ativa de nossa saúde física e psicológica. A observação do corpo e da mente, a mudança de hábitos e práticas recomendadas pelos autores estão presentes nos 7 passos descritos e abordados por eles.

É válido pontuar que os autores, com a obra, indicam formas de auxiliar as pessoas no autocuidado e na melhoria da saúde.

As Sete Leis Espirituais do Sucesso

Nesta obra, Deepak aborda o Sucesso sob uma perspectiva distinta da material. Em lugar de falar sobre aspectos exteriores, ele aborda a importância do autoconhecimento. E não só isso, mas também do autocuidado para uma vida bem-sucedida.

O autor indica a relevância de dar atenção à saúde física, psicológica e emocional. Assim como compreender e satisfazer necessidades mais profundas do ser e da alma humanos. Ele indica sete princípios que irão ajudar o(a) leitor(a) nessa complexa e importante tarefa.

Conceitos

Conhecer e Escutar o próprio corpo

Deepak Chopra defende que a atenção com nosso corpo, seus sinais biológicos e psicoemocionais, nos ajuda a entender se estamos ou não saudáveis. É, para o autor, uma maneira de detectar e, por conseguinte, auxiliar na prevenção e tratamento de problemas de saúde.

Esse conhecimento sobre o próprio corpo necessita da observação dos pensamentos, hábitos, das relações e atividades diárias. Além disso, pressupõe um cuidado interior, uma pausa e um retornar para si. Observando nossa saúde, as marcas corporais e psicológicas, e o funcionamento de
nosso organismo.

Importância dos pensamentos

Os pensamentos influenciam nosso organismo de forma positiva ou negativa. Nossa maneira de entender a realidade e lidar com ela, assim como nosso estado de humor e nossas ideias, são processos que deixam marcas nas células. Consequentemente, interferem em nossa saúde.

Visão holística em tratamentos

Deepak Chopra considera que é fundamental para o cuidado e o tratamento do paciente considerar não apenas a doença, como suas causas e sintomas. Mas também as condições de saúde física e psíquica, além de seu histórico de vida. Para o autor, eles são influentes e relevantes no tratamento.

Considerações finais

Ao longo deste texto, pudemos conhecer mais a respeito da vida e da obra de Deepak Chopra. Esperamos que você tenha adquirido mais informações e tenha se interessado em ouvir e pesquisar sobre o autor. Deepak Chopra traz novas perspectivas a respeito da vida e do modo como a
entendemos e vivemos.

É importante lê-lo e ouvi-lo, buscando guiar-se pela reflexão e ponderação, de modo a absorver, com sabedoria e criticidade, as suas ideias. Hábitos saudáveis e mudanças de pensamento e comportamento são bem-vindos em nossas vidas. A realização do Curso de Constelação Familiar pode lhe ajudar nesse novo momento.

O nosso Curso Online de Constelação Familiar é online e possui conteúdo completo como este post sobre Deepak Chopra. Além disso tem um excelente preço. Se tiver interesse em conhecer ou se aprofundar no tema, para o aprimoramento intelectual, emocional e das relações, confira o nosso curso. Para maiores informações ou para realizar sua matrícula, basta consultar nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − doze =