Constelação e vida diáriaFormação em ConstelaçãoTranstornos e Doenças

O que é terapia holística e quais as principais?

terapias holísticas

A terapia holística se refere facilmente ao tratamento de toda a pessoa, não só de sintomas individuais. Ela atua para a mente, corpo, espírito e emoções.

Esse tipo de cura holística frequentemente envolve vários medicamentos complementares e práticas alternativas de saúde que podem se sobrepor à medicina ocidental moderna. Contudo, elas vão além do tratamento singular dos sintomas para dar um suporte a mais.

Algumas práticas alternativas de saúde que muitas vezes são encontradas no domínio da saúde holística são:

  • quiropraxia;
  • fitoterapia;
  • massagem;
  • trabalho de energia (reiki);
  • terapia;
  • ioga / meditação;
  • acupuntura;
  • fisioterapia;
  • medicina ocidental geral;
  • nutrição;
  • treinamento pessoal.

A importância da saúde holística

Embora as pessoas vivam mais hoje, elas também experimentam níveis cronicamente altos de estresse e fadiga, consomem alimentos pobres em nutrientes. Somos expostos a centenas de produtos químicos potencialmente nocivos por meio de nossos produtos de ar, água, limpeza e cuidados pessoais diariamente. Portanto, dizer que a saúde holística é importante seria um eufemismo.

Para muitos que vivem com doenças crônicas e sintomas não diagnosticáveis, o setor de saúde moderno falhou. Portanto, é hora de uma solução de corpo inteiro mais holística se tornar uma parte padrão da forma como tratamos e apoiamos a saúde de bilhões de pessoas que vivem neste planeta.

A saúde holística também leva em consideração os muitos fatores externos e ambientais que podem estar apoiando ou impactando nossa saúde e bem-estar geral. Além disso, com as mudanças climáticas afetando nossos ambientes cada vez mais a cada dia, é importante que tenhamos uma maneira sistemática de abordar a saúde no futuro.

Os 5 aspectos da saúde holística: físico, emocional, social, espiritual e mental

Quando se trata de saúde holística, olhamos além do corpo físico e tratamos da saúde física, emocional, social, espiritual e intelectual. Todos esses 5 aspectos da saúde holística são o que permite uma pessoa a viver verdadeiramente cada dia da maneira mais saudável e feliz possível. Até mesmo porque, se uma área estiver comprometida, provavelmente outras áreas também estarão.

Físico

Nossa saúde física é o que a maioria das pessoas pensam quando falam em saúde. Isso ocorre principalmente porque é o corpo físico que geralmente nos mostra sinais e sintomas físicos de saúde ótima ou não.

Quando se trata de apoiar a sua saúde física, existem algumas práticas principais das quais todos podem se beneficiar e podem fazer uma grande diferença no seu bem-estar geral:

  • Durma 8 horas todas as noites, porque isso permitirá que seu corpo descanse verdadeiramente e se recupere do dia.
  • Faça uma dieta rica em nutrientes e rica em alimentos vegetais e produtos de pastagem / orgânicos.
  • Mantenha um açúcar no sangue equilibrado comendo refeições e lanches que contenham gordura, carboidratos e proteínas a cada 3-4 horas.
  • Mova seu corpo por 30 minutos todos os dias. Embora a rotina de exercícios de cada pessoa seja diferente, todos podem se beneficiar com pelo menos 30 minutos de movimento por dia.
  • Limite os alimentos processados e os óleos hidrogenados, que são altamente inflamatórios e podem aumentar o risco de doenças crônicas.

Emocional

Embora muitas vezes esquecida, nossa saúde emocional é tão importante quanto nossa saúde física, especialmente porque nossa saúde emocional pode afetar  a física se não for priorizada.

Maneiras de apoiar sua saúde emocional:

  • Procure terapia quando necessário. A terapia é uma parte essencial do apoio à nossa saúde emocional e deve ser utilizada sempre que necessário.
  • Mantenha um diário para anotar seus sentimentos e pensamentos. Use seu diário para registrar o que você é grato, pois pode ajudar a trazer positividade em momentos de estresse.

Social

A pesquisa mostrou que as pessoas mais felizes do mundo têm conexões profundas com seus amigos, família e comunidade. Muitas vezes é por isso que a religião está conectada com a felicidade, pois pode fornecer um profundo senso de comunidade e apoio, não importa a fé que a pessoa escolha.

Leia também:  Constelação familiar em Cuiabá: onde fazer, onde estudar?

Maneiras de apoiar sua saúde social:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

  • Reserve um tempo para uma conexão pessoal. Embora a tecnologia tenha permitido que nos sentíssemos mais conectados, a pesquisa mostrou que a conexão virtual ainda não nos fornece o mesmo nível de felicidade que uma conexão pessoal.
  • Envolva-se em sua comunidade local. Seja por meio de sua igreja, organizações locais de voluntários, clubes ou programas na escola de seus filhos. Se envolver na comunidade local é uma das melhores maneiras de apoiar sua saúde social e melhorar a felicidade.

Espiritual

Bem-estar espiritual não significa necessariamente que você precise se tornar religioso, embora os dois frequentemente tenham práticas e princípios que se sobrepõem. Em vez disso, sua saúde espiritual deve se concentrar em como você está se conectando com sua alma interior e com o mundo ao seu redor.

Maneiras de apoiar sua saúde espiritual:

  • Passe algum tempo na natureza.
  • Passe alguns minutos por dia meditando

Mental

O último aspecto da terapia holística é a nossa saúde mental, que muitas vezes se aplica à nossa saúde física e emocional. A grande diferença entre nossa saúde mental e emocional é que, embora nossa saúde emocional se refira principalmente ao nosso humor e emoções diárias, nossa saúde mental se refere às nossas habilidades cognitivas que afetam o funcionamento do nosso cérebro.

Maneiras de apoiar sua saúde mental:

  • Sempre mantenha sua mente ativa, buscando oportunidades de aprendizado e práticas de resolução de problemas que desafiem seu cérebro.
  • Consumir alimentos ricos em nutrientes que são ricos em antioxidantes e ácidos graxos ômega-3 que ajudarão a reduzir a inflamação geral e apoiar a função cognitiva.
  • Evite fumar, beber e consumir drogas recreativas em excesso.
  • Melhore a saúde intestinal com alimentos que curam o intestino, como caldo de ossos e alimentos ricos em prebióticos e probióticos. Uma vez que o cérebro está diretamente conectado ao intestino, um intestino saudável é essencial para uma mente sã.

Considerações finais

A terapia holística é eficaz no tratamento de inúmeras outras preocupações físicas e psicológicas, desde dores musculares e desequilíbrios hormonais, até melhora do sono e clareza mental. Além de serem profundamente relaxantes e aliviarem as tensões do dia a dia, os tratamentos de terapia holística também podem ser um deleite para as pessoas que gostam de mimar-se.

Espero que você tenha gostando de ler sobre a terapia holística. Conheça nosso curso de Constelação Familiar e venha fazer parte de um novo ciclo pessoal e profissional. Busque a liberdade emocional através do nosso curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =