Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Conflitos de família e convívio familiar: 14 dicas

Não existe a família perfeita e, eventualmente, é preciso lidar com os conflitos que surgem ao longo do tempo. Trabalhar essas pendências é fundamental para restabelecer o vínculo entre os membros de um mesmo círculo. Veja como restabelecer o seu convívio familiar com essas 14 dicas para alcançar a harmonia no lar.

 

 

1 – O valor da escuta no convívio familiar

Para muitos, escutar se limita a apenas reconhecer sons e não compreender a natureza deles. Mais especificamente as palavras, é comum que não haja interação adequada para se compreender as pessoas. Isso é uma das paredes que impedem o convívio familiar saudável entre os membros.

A escuta honesta envolve a entrega para a outra pessoa, dando espaço para que ela possa se abrir. Tenha em mente que isso é um gesto de altruísmo, já que cede um pouco do seu tempo ao outro. Consequentemente, isso ajuda a refinar a conexão e conviver em família positivamente.

 

2 – Reconhecimento de lugar

Dentro da Constelação familiar existe o princípio de que cada um de nós possui uma posição natural dentro da família. Quando um dos membros sai de sua posição de direito, a desorganização acaba se fazendo mais presente.

A fim de evitar isso, é preciso ter consciência em reconhecer o seu posto e dos outros membros também. Nisso as capacidades de cada um ficam mais visíveis e bem direcionadas ao bem comum.

 

3 – Saber acolher

Um dos ingredientes para ter um convívio familiar positivo é o saber acolher o outro sem fazer julgamentos. Compreender a sua dor interna possibilita que ela se esvaia um pouco e se crie um vínculo ali. Nisso, o acolhido entenderá que o outro doou carinho e paciência, podendo retribuir o gesto futuramente.

 

4 – O valor da empatia

Compreender a posição do outro dentro dos conflitos de família pode ajudar a elucidar algumas questões importantes. Por meio disso o seu comportamento é revelado e mesmo que não justificado, compreendido. Com a empatia, é possível:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Rever as próprias falhas

    Através do outro conseguimos enxergar a nós mesmos e tudo aquilo que precisa de melhora.

    Criar metas

    Principalmente se o outro reflete algo em você que o faz pensar sobre, tente imaginar um futuro onde queira estar. Esse tipo de reflexão ajuda na abertura de oportunidades a todos os membros da família.

    5 – Mudança de hábitos

    Por vezes, parte dos problemas envolvendo a convivência família surgem diretamente de nossa postura. A partir disso que se mostra válida uma mudança dos hábitos que iniciam o incêndio dos conflitos.

    Foque em você primeiramente, revendo o seu comportamento e posição dentro do convívio familiar. Usando do autoconhecimento, compreenda quais os pontos negativos que têm colocado diariamente no ciclo familiar.

    Antes de apontarmos alguém é preciso ter consciência sobre tudo aquilo que estamos alimentando também.

     

    6 – Sem cobranças

    É preciso ter em mente que, dada à perspectiva pessoal, cada um possui um jeito pessoal de cuidar da própria vida. No momento em que alguém tenta apressar ou fazer cobranças, os resultados obtidos saem de maneira indesejada e conflituosa. Antes de tudo, busque compreender quem está próximo e evite fazer exigências excessivas.

     

    7 – A divisão das tarefas

    Tenha em mente que o convívio familiar se encaixa perfeitamente como uma equipe e é importante agir como tal. Por causa disso que dever haver um incentivo para que as tarefas domésticas sejam divididas entre os familiares. Quando todos possuem uma tarefa a ser feita, a harmonização da casa fica mais fácil de ser alcançada.

     

    8 – Avalie outras ideias além das suas

    É incrível perceber como o trabalho em grupo faz a diferença dentro do círculo familiar. Isso porque quando passamos a ouvir mais sugestões, novas opções surgem para lidar com dilemas pessoais. Ainda que não concorde com algumas, recebê-las é importante, já que isso:

     

    Alimenta o espírito de trabalho em grupo

    Diante de um desafio, a família precisa se mobilizar para trabalhar barreiras e outros bloqueios que afetam a todos. É preciso lembrar que cada indivíduo possui qualidades únicas e que contribuem a esse desenvolvimento. Além de aumentar a conexão entre si, reconhecer essas capacidades ajuda no reconhecimento de potencial e até autoestima.

     

    Melhora a qualidade das propostas que fazemos

    Às vezes estamos tão imersos numa mesma ideia que acabamos deixando passar detalhes importantes sobre ela. No momento em que incluímos nossas vistas, é possível chegar a algo novo e à frente do que tinha imaginado. Sem contar que, por ser algo que afeta o grupo, nada mais justo do que consultá-los.

     

    9 – Saber dar ajuda

    Por mais doloroso que seja, uma das razões dos conflitos de família é porque os membros não se apoiam. Claro, sabemos da responsabilidade de cada um, mas uma ajuda é de suma importância nesse caminho. Além de dar suporte, o indivíduo saberá que acredita nele e se empenhará ainda mais para conseguir o que deseja.

    Quando o assunto é discussão, você não deve interferir sempre, mas prestar seu apoio. Mesmo que isso te afete, tente ser imparcial e levantar a razão entre as partes envolvidas.

    A Constelação familiar oferece um conceito fabuloso da forma correta de Ajuda dentro do convívio familiar.

     

    10 – Não julgar os outros

    Não seja o tipo de pessoa que apenas aponta para os outros e os julga sem o menor pudor. Qualquer pessoa sabe que ter um juiz de plantão na própria casa é a receita certa para desastres e discussões. Esforce-se para entender o que leva alguém a agir como faz be como poderia ajudar com isso.

     

    11 – Entenda que também pode enaltecer os outros

    Como aberto linhas acima, reconhecer o que o outro faz de bom é importante ao convívio familiar. Isso porque ele passa a confiar mais em si mesmo, se sentindo valorizado e importante para esse meio. Dessa forma, sempre que possível, enalteça as conquistas e as qualidades que esse ente possui, de forma honesta, claro.

     

    12 – O respeito é uma via de mão dupla

    Saber respeitar o outro é algo herdado, mas que também pode ser aprendido m favor de todos. Além de respeitar quem chegou antes de você, fazer isso por quem tem a mesma postura é essencial à convivência. Lembre-se que se você quiser respeito precisa também praticar esse comportamento de maneira honesta e limpa.

     

    13 – Somos equivalentes

    Tenha em mente que a estrutura da família envolve a ideia de ordem e que todos possuem um lugar pré-estabelecido. Contudo, cabe dizer que isso não torna ninguém melhor do que o outro ou pior. Apenas estamos onde devemos estar e assim será.

    Aprofundando isso, devemos entender que, apesar da postura, somos indivíduos equivalentes no mesmo meio. Todos somos importantes, indispensáveis e insubstituíveis.

     

    14 – Responsabilizar-se por suas ações

    Para encerrar as dicas de como melhorar o convívio familiar, se responsabilize por tudo aquilo que fala ou faz. Lidar com o sofrimento que causamos ao outro é uma tarefa a ser feita para que haja conciliação e apoio mútuo. Trata-se de enxergar nossas falhas enquanto partilhamos o mesmo meio, sendo responsáveis pelo o que podemos causar.

     

    Considerações finais para um melhor convívio familiar

    Após terminar a leitura, certamente pensa sobre as dificuldades em lidar com o convívio familiar. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, é importante manter o esforço para alcançar a boa convivência verdadeira. Por meio das dicas acima você tem as ferramentas adequadas para que possa responder em conjunto a essa meta.

    Caso não se sinta à vontade em iniciar esse objetivo, se aproxime de quem lhe for mais íntimo. Juntos vocês possuem mais chances de iniciar o movimento em prol de todo o grupo. Lembre-se que coisas boas são contagiosas e todos podem se sentir motivados a conquistá-las em conjunto.

    Outro reforço para alcançar um ótimo convívio familiar é com o nosso curso 100% online de Constelação Familiar. A Constelação ajudará a recolher as peças que precisa para perceber tudo aquilo a ser melhorado em sua família. Além do autoconhecimento adquirido, ganha novas perspectivas para ajudar todo o grupo a alcançar a melhor versão de si mesmo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    onze − 8 =