Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Em quais temas a Constelação pode atuar?

A constelação é uma ferramenta criada por Bert Hellinger para ajudar famílias a viverem melhor e em harmonia, mas pode ser aplicada em diversos contextos com resultados satisfatórios. Assim sendo, o mercado de constelação vem crescendo muito. Além disso, junto com ele, a oferta de cursos especializados para mostrar os casos em que a constelação pode atuar também cresceu.

Nesse contexto, conheça um pouco das aplicações da constelação e no que ela pode atuar!

A constelação é uma ferramenta

As ferramentas estão à nossa disposição para facilitar algum aspecto de nossa vida. Nesse contexto, tirar um prego com uma chave de fenda é muito mais fácil do que com a mão, não é mesmo? Ou então, acompanhar as finanças da família se torna mais seguro através de uma planilha, não somente com cálculos mentais.

Com a constelação não é diferente. Por ser uma ferramenta, a constelação pode atuar em diversas áreas. Quando Bert Hellinger a criou, ele estava pensando no contexto das famílias. No entanto, suas teorias podem ser aplicadas em outros lugares também.

Nesse contexto, Hellinger criou o que seria uma estrutura familiar adequada para que todos os indivíduos vivam em harmonia. Assim sendo, nessa estrutura, é preciso respeitar as três leis do amor. São elas:

Hierarquia:

Os ancestrais, aqueles que chegaram primeiro, devem ser respeitados pelos mais novos. Nesse contexto, quando um dos membros desrespeita a estrutura hierárquica, acaba afetando todos que fazem parte do sistema.

Pertencimento:

Todos os membros devem se sentir parte do grupo. Assim sendo, é dever de todos trabalhar para que o direito de pertencimento seja respeitado. Isso vale inclusive daqueles que já faleceram.

Equilíbrio:

Para o sistema funcionar bem, precisa haver um equilíbrio entre dar e receber entre todos os membros pertencentes.
Apesar dessas leis terem sido criadas para o contexto do sistema familiar, elas podem ser aplicadas com sucesso em diversas áreas diferentes.

Constelação corporativa

Dentro de uma empresa devem existir regras, valores e objetivos compartilhados por todos os membros. Nesse contexto, o código de conduta da empresa não deve estar ali somente por formalidade. Ele serve para fazer parte do dia-a-dia e guiar todos os membros para um objetivo comum, em sinergia.

Quando os gestores estão focados no que importa para eles, resultados, os valores e regras vão se perdendo. Dessa forma, o clima organizacional vai ficando pior. Como consequência, a rotatividade de funcionários aumenta ao passo que a produtividade cai.

Antes de chegar a esse ponto ou então para reverter esse quadro, a constelação pode atuar como uma ferramenta eficaz. Nesse contexto, ela ajuda a melhorar o clima organizacional e o respeito ao código de conduta. Um constelador deve verificar se as leis estão sendo obedecidas por todos, inclusive os gestores. Isso para que o sistema funcione em harmonia.

O profissional também deve adaptar a ferramenta de acordo com cada empresa, seus valores, missão e visão. Isso para que ela faça sentido dentro daquele contexto. É algo importante tanto para as pequenas empresas quanto aquelas que já estão firmadas no mercado, com muitos funcionários.

Apesar de desafiador, fazer constelação corporativa de um sistema com 50 ou mais funcionários não é tarefa impossível. O principal resultado a ser alcançado é que todos compartilhem do mesmo sentimento de pertencimento e que estejam de acordo com a cultura organizacional.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Constelação nas escolas

    Em sala de aula, o professor pode ter turmas muito calmas ou muito barulhentas e desfocadas. Não há como prever, mas a constelação escolar é importante para ajudar na tarefa de controlar um grupo de alunos, independentemente da idade.

    Tão importante quanto aplicar a ferramenta em sala de aula, é aplicá-la no corpo docente da escola. Isso incluindo diretores, coordenadores e funcionários. Assim, para que os alunos sejam devidamente educados, todos os membros da escola devem estar contribuindo de forma igual para o funcionamento do sistema. Nesse contexto, o aluno não deve contar somente com seu professor, mas com toda a escola.

    Em sala de aula, o professor pode aplicar a ferramenta por conta própria, caso tenha feito um curso. Contudo, se preferir, pode chamar um profissional para ajudá-lo. Mais uma vez, essa será a pessoa responsável por verificar se as leis do amor estão sendo respeitadas. Além disso, investigará se a sala está funcionando como um sistema em busca de um objetivo comum.

    Constelação familiar

    A aplicação mais comum é nos grupos familiares. Nesse contexto, a ideia é ajudar o indivíduo a identificar se alguns de seus problemas são devido a dinâmicas conturbadas entre os membros de sua família. Trata-se de problemas como perdas, desrespeito às leis do amor ou até o que alguns pensam ser maldição hereditária.

    A família também é um sistema que precisa funcionar em harmonia. Assim sendo, uma disfunção pode afetar a todos os membros, uns mais do que os outros e até mesmo aqueles que ainda não nasceram.

    Nesse contexto, o mercado de constelação familiar vem crescendo muito nos últimos anos. Assim, a popularização da ferramenta aumentou a sua procura como um complemento à terapia, especialmente para aqueles que possuem algum transtorno psicológico em tratamento. Identificar as causas familiares dos problemas e resolvê-los têm ajudado muitas pessoas.

    Constelação hospitalar

    O hospital é um sistema que precisa funcionar de forma exemplar, afinal, caso algo dê errado o resultado pode ser fatal para um paciente.

    Nesse contexto, todos precisam estar satisfeitos, descansados, e cientes da importância de sua função e em harmonia uns com os outros. Trata-se de um lugar que precisa de sinergia desde o funcionário da limpeza até o diretor, uma vez que todos possuem uma função que se relaciona com a vida dos pacientes.

    Nesse contexto, a constelação pode atuar como um forte aliado para a manutenção de um sistema saudável dentro do hospital.

    Constelação para autoconhecimento

    A constelação também é muito procurada como forma de autoconhecimento. Nesse contexto, os conteúdos passados dentro dos cursos servem para que a pessoa saiba fazer uma análise de todos os sistemas que faz parte. Além disso, é possível aprender como ela mesma pode atuar para melhorá-lo.

    Existem diversas situações em nossa vida pessoal e profissional que não entendemos e não sabemos como lidar. Assim sendo, quando você domina a ferramenta da constelação, a visão sistêmica ajuda a entender as origens do problema. Ademais, é possível compreender  as causas do mesmo e ter mais clareza sobre como resolvê-las.

    Constelar também é uma forma de você mesmo saber como voltar para o caminho certo quando se sente perdido. Assim, quando se tem o domínio da ferramenta, viver fica mais fácil.

    A constelação pode atuar em sua vida também

    A constelação tem diversas aplicações, mas só traz benefícios para aqueles que a usam. Nesse contexto, a constelação nos treina para ter uma visão sistêmica. Assim sendo, exige que enxerguemos cada parte e como elas contribuem para o funcionamento do todo. Isso sempre respeitando as três leis do amor.

    Nesse contexto, a constelação pode atuar em qualquer situação de desorganização de um grupo, de um sistema. A partir dela será possível fazer com que todas as partes funcionem de forma harmônica. Caso queira se tornar um profissional da área,  faça um curso e mude a visão que você tem dos grupos que faz parte. Oferecemos um curso EAD que oferece certificado e habilita os alunos a clinicar. O que acha de se especializar?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco + 15 =