Assim como acontece em outras abordagens terapêuticas, a Constelação familiar ainda recebe críticas de muitas pessoas. Todavia, grande parte dessas pessoas apontam aspectos compreendidos de modo equivocado a respeito da segurança dessa terapia. Será mesmo que a Constelação familiar é perigoso para nós? É o que vamos descobrir agora.
Constelação familiar é perigosa?
Nós queremos deixar claro que é incorreto afirmar que Constelação familiar é perigoso para as pessoas. Sendo uma prática terapêutica, a Constelação familiar tem o intuito de melhorar a vida dos pacientes. Logo, pode ser usada de modo seguro para reconectar uma pessoa com as causas do seu sofrimento e solucioná-lo.
Além disso, certamente não há nenhum mal em alguém poder se reconciliar com a família. Esse método terapêutico proporciona a clareza que o paciente necessita para entender o que o adoece. Já que a resposta se encontra em nosso interior, a Constelação fornece a clareza necessária para nós alcançarmos esse saber.
Os “perigos” da Constelação familiar que algumas pessoas temem nada mais são do que a verdade que ela revela. Por meio do amor, a terapia consegue reorganizar nossa problemática interior para que haja paz na família. Assim, todos nós podemos terminar ciclos viciosos que apenas nos causam dor e sofrimento.
Base científica
Um dos argumentos a respeito da Constelação familiar ser perigosa para as pessoas é que não há dados científicos conclusivos. A Constelação é um processo fenomenológico, que varia de caso para caso em paralelo com outras abordagens médicas convencionais. Dada à maneira como funciona, se tornou alvo de alguns críticos que questionam esse sistema de cura.
É fato que a Constelação sistêmica não deve ser utilizada como tratamento convencional, substituindo a medicina comum. A terapia deve ser aplicada com o propósito de expandir a percepção do paciente sobre os problemas que ele tem. Trata-se de fazer um complemento, enriquecendo o núcleo emocional do indivíduo para que ele saiba quais escolhas deve tomar.
Em vista disso, é equivocado uma pessoa julgar os resultados obtidos pela terapia por ela não seguir caminhos clínicos convencionais. Tanto que alguns órgãos brasileiros utilizam a terapia sistêmica para melhorar o atendimento em processos e disputas judiciais. Por causa dessa iniciativa que o Judiciário conseguiu a melhora significativa da qualidade e quantidade dos processos existentes.
Os verdadeiros perigos da Constelação familiar
Provavelmente você já ouviu que a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem utilizada. De modo semelhante, a forma como a Constelação é usada e percebida por algumas pessoas pode trazer resultados insatisfatórios. A Constelação familiar é perigoso para alguém quando:
O constelador não é preparado
Se há algo que prejudica bastante a terapia sistêmica, é a falta de preparo do terapeuta. Muitas pessoas não receberam a educação necessária para serem profissionais devidamente treinados e qualificados. Logo, o trabalho exercido por ele pode fazer mais mal do que bem como imagina.
Falta de abertura do constelado
Por outro lado, se o constelado não abraça por completo essa tentativa de reconciliação dificilmente será atendido como espera. É normal haver relutância contra a terapia, dada à forma como ela age. Entretanto, se uma pessoa não está disposta a ser tratada, ela certamente não terá uma boa experiência nessa abordagem.
Excesso de misticismo
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a Constelação não é algo místico ou ligado a espíritos. Essa técnica vai expandir a sua consciência para que perceba os movimentos ocultos da família através de representações terapêuticas.
O mundo sistêmico é real
Como nós dissemos anteriormente, a Constelação familiar não lida com espíritos ou coisas do gênero. Infelizmente, esse olhar simplista a respeito da Constelação familiar é perigoso sob muitos aspectos. Principalmente quando o trabalho dos profissionais da área é marginalizado e incompreendido injustamente.
Em suma, a Constelação serve para trabalharmos os problemas que temos e que são relacionados com a família. A cada sessão podemos compreender claramente como eventos do nosso passado repercutem atualmente e nos atrasam de crescer. Assim, temos uma ferramenta que nos ensina a compreender as dificuldades e como nós podemos superá-las.
Ser paciente faz diferença
Se uma pessoa deseja ter resultados imediatos através da terapia sistêmica, com certeza a Constelação familiar é perigoso para ela. Uma pessoa não deve apressar um trabalho que é construído de modo cuidadoso e sequenciado. Por exemplo, você não pode pedir que um familiar deixe de ser encrenqueiro e se torne um monge do dia para a noite.
Ademais, se uma pessoa chega com esse tipo de urgência na terapia ela apenas se frustrará ao não ser atendida como deseja. Quando temos expectativas grandes a respeito de problemas internos, precisamos ser pacientes para chegar nas respostas desejadas.
Nós precisamos lembrar sempre que o trabalho realizado com a Constelação é um processo feito em camadas. O paciente será exposto a raiz do problema na terapia, entendê-la, saber como o afeta e tomar decisões para terminar o ciclo.
Por que fazer a Constelação familiar?
A Constelação familiar é perigoso para aquelas pessoas que não desejam crescimento e mudança. Se não for o seu caso, a terapia sistêmica pode te ajudar a:
- ressignificar as suas dores pessoais, trazendo um novo sentido para elas e propósito para você;
- melhorar o autoconhecimento, permitindo que você consiga enxergar suas necessidades e capacidade de realização pessoal;
- ser resiliente, dando para você uma proteção e amparo emocional para que se encoraje a crescer na vida;
- reavaliar o mundo em que você vive para, então, traçar metas produtivas de crescimento.
Curso do Constelação Clínica
Um curso de Constelação é perfeito para uma pessoa desmistificar que Constelação familiar é perigoso. O curso online do Constelação Clínica é perfeito para essa tarefa. Sendo um curso completo e online, você pode aprender de onde quiser com apoio integral de instrutores qualificados.
Além da parte teórica, você será instruído a trabalhar suas novas habilidades na prática. Não apenas com outras pessoas, mas melhorar consideravelmente a sua vida pessoal e profissional como precisar. Clicando aqui, você pode transformar a sua vida de modo surpreendente agora mesmo.
Considerações finais sobre Constelação familiar é perigoso
A Constelação familiar é perigosa somente para as pessoas com medo de saberem a verdade de suas vidas. O propósito principal da terapia é revelar as causas dos problemas que afetam as nossas vidas. Incluindo a razão de estarmos doentes, pois parte de nossa saúde está ligada aos nossos relacionamentos familiares com ancestrais próximos.
Se você não está doente, pode usar esse conhecimento para melhorar a sua vida pessoal e profissional. Afinal, todos desejam uma pessoa capaz de solucionar conflitos e trazer equilíbrio para um lugar. Logo, você será esse indivíduo importante e necessário para fazer um grupo assim em sincronia.
Por fim, fazemos um convite para você conhecer o nosso curso online de Constelação familiar. Não só vai melhorar o seu autoconhecimento, mas também a sua capacidade de transformação e mudança pessoal. Nossa equipe vai desfazer o mito de que a Constelação familiar é perigoso ao mostrar os ganhos que a terapia pode trazer.