Constelação Familiar

Como melhorar a conexão consigo mesmo e com os outros? Saiba agora

conexão consigo mesmo e conexão com os outros

O que significa ter conexão com os outros, isto é, conectar-se às outras pessoas? E o que quer dizer criar uma conexão consigo mesmo? Para a Constelação Familiar, em primeiro lugar, é preciso mudar a visão sobre nossa trajetória e sobre os nossos pais. A partir disso, estamos mais “inteiros” conosco e podemos relacionar com outras pessoas de maneira mais saudável. E aí, ficou curioso sobre o assunto? Então continue a leitura e veja o conteúdo que preparamos para você!

Estabelecendo a conexão consigo mesmo

A conexão consigo mesmo, às vezes é confundida com egoísmo. Porém, ela se faz necessária quando estamos em meio a conflitos e já não sabemos como proceder. Ela trata da sintonia do interior com o exterior. Sintonia esta da qual precisamos, se quisermos ser pessoas mais equilibradas e produtivas. Por isso, precisamos sempre buscar essa conexão e sintonia, mesmo que isso custe algumas coisas, como a zona de conforto.

Ao tratar da conexão consigo mesmo, podemos destacar algumas atitudes que são essenciais para estabelecer esse elo com os outros e consigo. Sendo elas:

  • ficar em contato profundo e pleno com sua essência;
  • mergulhar em seu íntimo, sentir, ouvir as intuições e o corpo através do silenciamento da mente;
  • verificar atentamente suas próprias necessidades;
  • mapear seus sentimentos e os sentimentos que aparecem e se desencadeiam nas diferentes situações do dia a dia;
  • oferecer a si mesmo o colo e aconchego que precisa, se perdoar;
  • não ser absolutamente intransigente consigo mesmo, se permitir errar e recomeçar sem que a sombra da culpa fique incomodando.
  • não manter um sentimento de culpa por muito tempo, já que isso nos aprisiona.

Definindo a conexão com os outros

Já a conexão com os outros só será possível se o indivíduo estiver em profunda conexão consigo mesmo. Isso, uma vez que doar-se se configura como um gesto de pessoas que se conhecem e são bem resolvidas. Assim, podendo  fazer a diferença na vida das outras pessoas.

A busca pelo equilíbrio e pela satisfação

Quando estamos no processo de autoconhecimento no afilamento de ideias e percepções com nosso eu, através da busca do equilíbrio, temos a chance de nos desvendar e os nossos anseios, medos, sentimentos.

Nos tornarmos mais tolerantes, primeiro conosco mesmos e depois com as pessoas que permeiam nossa vida, principalmente nossos familiares. Assim, alcançando essa visão de mundo e vida, vamos estar cada vez mais perto de resolver as questões que nos trazem algum tipo de desconforto.

Conexão consigo mesmo: compreender o passado

Essa prática de conexão consigo mesmo e conexão com os outros também se relaciona com o que buscamos desenvolver e com os atendidos na constelação.

Se o entendimento primordial de Hellinger era a mudança pelo entendimento dos fatos ocorridos, deve haver acolhimento acima de tudo. Isso além do amor para transformar. Estamos diante de um conceito de conexão com nossa história, antepassados e nosso eu mais profundo.

A Constelação como mediadora do presente e do passado

Ao ser constelado ou participar de um workshop de constelação, você invariavelmente se deparará com situações demonstradas que são plenamente aplicáveis a sua vida e a sua história. Por isso, defendo a posição de que as teorias e princípios da constelação podem ser aplicadas e aproveitadas em todas as áreas de nossa vida.

Ela trabalha o ser como um todo em suas relações, aproximando-o de si mesmo e de seus anseios e desejos de progredir, melhorar ou apenas o conectar com as questões a serem resolvidas em sua vida.

Fatos que expõem a desconexão generalizada que vivemos hoje

A hipótese que quero trazer aqui é sobre essa problemática que nosso país está apresentando há algum tempo e que se intensificou agora por questão das eleições presidenciais.

Brigas, discussões, desrespeito de todo tipo foram se formando nos diversos núcleos sociais. Porque muitos resolveram se definir por esse ou aquele candidato e condenar o outro.

Mais uma vez, a meu ver, o que se pode observar durante todo o processo foi a uma relação entre as pessoas e seu entorno extremamente equivocado e desequilibrado, onde o externo, o terceiro e tudo o que não está no indivíduo é responsável pelas suas frustrações.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    A falta de percepção e o egoísmo

    Jamais em minha vida pude ver tão claramente o quanto as pessoas estando absolutamente desconectadas de seu eu. Por isso, puderam se rebelar e se desequilibrar ainda mais, numa tentativa frenética de autopreservação, culpando a terceiros e impondo responsabilidades ao externo sobre suas vidas e atitudes. Isso é muito prejudicial, tanto para o outro quanto para nós mesmos. Com essas ações, nós atrasamos nossa evolução quanto seres humanos.

    Parece que o princípio da lei do retorno, que rege o equilíbrio da vida e do universo, e o princípio de responsabilidade sobre si não fazem parte das noções de vida da maioria da população.

    E esse egoísmo e falta de percepção no papel de cada um, em sua própria vida e coletivamente vai ficando cada vez mais distante da realidade.

    O lamentável panorama dos relacionamentos

    Nos relacionamentos, também, esse é o quadro que prevalece, tanto profissional quanto amoroso e familiar.

    De uma forma geral, as pessoas vão repetindo uma fórmula pré-determinada ou estabelecida em seu passado ou por alguém ou por ela mesma. Por isso, vão repetindo um certo número de vezes. Isso sem se dar conta de que a resolução dos problemas e questões não está nos outros, mas em cada um, individualmente .

    Além disso,  isso diz respeito a aspectos sociais de conflitos interpessoais, como a agressividade e a briga entre irmãos. Além de briga entre filhos, perda da amizade, desilusão amorosa. Luto na perda de um ente querido, alienação parental, carência afetiva, dificuldade em se relacionar. E timidez, luto, abandono na infância, separação do casal. Todos esses sentimentos ou fatos fazem com que os relacionamentos na nossa sociedade estejam se degradando cada dia mais.

    O resultado da falta de ligação na sociedade

    Ou seja, isso tudo gera agressões, intolerância, desequilíbrio mental, emocional e espiritual são o resultado dessa desconexão com seu eu. E é isso que está acometendo a população em geral.

    Condiderações finais

    Assim, o principal caminho para o encontro do equilíbrio social é, antes de tudo, o equilíbrio pessoal. Além disso, saber que o entendimento de que tudo começa e deve terminar por cada um em si e isso não é egoísmo.

    Em resumo, apenas se configura como uma forma madura de perceber que cada indivíduo é um agente de mudança real de sua própria vida. E, por consequência, um agente de possibilidade de mudança das pessoas que vivem e se relacionam com ele.

    O amor, acima de tudo, é a grande força construtora de que todos precisamos para evoluir. O despertar pelo amor verdadeiro é responsável por estabelecer a conexão consigo mesmo e, posteriormente, a conexão com os outros.

    Gostou do artigo? Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre essa técnica terapêutica incrível? Então se inscreva agora no nosso curso, 100% online, de Constelação Clínica. Não perca essa oportunidade!

    Autora: Erika Nechar, exclusivamente para o nosso blog.

    One thought on “Como melhorar a conexão consigo mesmo e com os outros? Saiba agora

    1. De acordo com suas palavras.
      Assim, o principal caminho para o encontro do equilíbrio social é, antes de tudo, o equilíbrio pessoal. Além disso, saber que o entendimento de que tudo começa e deve terminar por cada um em si e isso não é egoísmo.
      Acredito plenamente que este é o melhor caminho para que possamos ajudar os nossos jovens e adolescentes a enfrentar essa transição tão penosa para eles. É este tipo de educação que acredito estar precisando inserir no âmbito educacional.
      Grata

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 − 4 =