Constelação Familiar

Insônia: tratamento com Constelação Familiar

insônia tratamento constelação familiar

O que é insônia? Qual o conceito, definição  e tratamento da insônia, de acordo com o método da Constelação Familiar e Sistêmica, de Bert Hellinger? Confira nosso artigo que resume este tema que cada vez incomoda mais pessoas.

Na atualidade, é muito comum que nós nos sintamos mal na hora de dormir. Parece que nossa mente não para de pensar e de trabalhar, nos forçando a ficar acordados. Além disso, há muitas preocupações que rondam nossas cabeças, principalmente no período noturno. Você já se sentiu assim? Sabia que a Constelação Clínica pode te ajudar a melhorar essa situação?

A insônia e suas principais causas

A insônia é uma dificuldade de adormecer e manter o sono, ou permanecer dormindo durante toda a noite. É um transtorno muito comum, que atinge grande parte da população, segundo inúmeros estudos científicos. Sabe-se que a insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas.

Além disso, a perda do sono pode ocorrer apenas numa noite ou se estender por dias, semanas, meses ou anos. Há um personagem, no filme Clube da Luta, que sofre tanto de insônia, que acaba buscando diversos meios para se livrar dela. Diversos são os fatores que podem contribuir para a ocorrência da insônia. Entre os fatores causadores da insônia, estão:

  • acontecimentos corriqueiros;
  • estresse;
  • hábitos inadequados (não ter horário para dormir, por exemplo);
  • morar perto de ambientes barulhentos;
  • condições mais crônicas (ansiedade, depressão);
  • diferentes turnos de trabalho, ou
  • distúrbio secundário causado por outros motivos como doença ou uso indevido de medicação.

A quantidade de horas de sono necessária para se ter um descanso satisfatório varia de pessoa para pessoa

Muitos são os malefícios causados por uma noite mal dormida. Uma gama de problemas ao organismo é o que uma noite ruim de sono traz. Ademais, ela afeta o relógio biológico e o sistema de defesa do corpo, que está intimamente ligado ao ciclo do sono. É facilmente notável a diferença causada por uma noite mal dormida ao despertar.

Por isso, o tempo de sono reparador varia de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos precisam dormir de sete a oito horas para acordar bem disposto no outro dia. Mas para algumas pessoas, quatro ou cinco horas de um sono de qualidade é suficiente para reparar o cansaço do dia.

Sinais que indivíduos com insônia apresentam

A insônia também compromete o desempenho no trabalho e nos estudos. A pessoa já inicia o dia se sentindo cansada. Ea afeta humor e a concentração, faz com que as pessoas sintam uma falta de energia, muito sono em horários inapropriados e etc. Muitos são os sinais que podem auxiliar no diagnóstico da insônia como, por exemplo:

  • Dificuldade para pegar no sono.
    Sabe quando você vira na cama, de um lado para o outro, e mesmo assim não consegue dormir?
  • Acordar frequentemente durante a noite.
    Ou seja, mesmo que haja o sono, parece que seu corpo não está sendo capaz de sustentá-lo por muito tempo.
  • Ter Dificuldades para voltar a dormir ao acordar repentinamente.
    E, assim perder mais uma noite de sono.
  • Acordar mais cedo do que o esperado.
    Isso acontece muito, sabe quando seu despertador irá apitar apenas daqui 30 minutos, mas seu corpo já despertou?
  • Sentir-se cansado mesmo após uma longa noite de sono.
    Dizem que quanto mais nós dormimos, mais cansados ficamos. Por isso, é importante o equilíbrio.
  • Fadiga e sonolência durante o dia.
    Ou seja, o dia não rende, já que seu tempo de descanso não foi proveitoso.
  • Irritabilidade, ansiedade e sentimentos ruins.
    Assim, tudo parece que desanda, às vezes até magoamos quem não merecia.
  • Dificuldade em manter a concentração.
    As aulas e o trabalho ficam muito distantes de nossa capacidade de se concentrar.
  • Problemas de memória.
    Sabe quando você sente que precisava lembrar de algo, mas não consegue? Isso porque sua concentração está debilitada.
  • Prejuízo na coordenação motora.
    Por isso, acidentes passam a ser corriqueiros, como tropeços ou copos quebrados.
  • Dores de cabeça.
    Uma boa noite de sono é importante para nossa integridade física.
  • Dificuldades para socializar.
    Quando estamos esgotados, qualquer conversa parece um problema. Por isso, nosso ciclo social acaba prejudicado.
  • Sintomas gastrointestinais (diarreia, constipação, náuseas etc.).
    O corpo todo começa a dar sinais de que alguma coisa está errada.
  • Preocupações quanto ao sono.
    É um ciclo: você não consegue dormir mas sabe que precisa. Assim, fica ansioso e preocupado sobre o sono e, pela preocupação, não consegue pegar no sono.

Como agir quando a insônia aparecer?

Recomenda-se que os indivíduos acometidos pela insônia passem a adotar um estilo de vida mais saudável. É imprescindível realizar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física.

A mudança radical de hábito pode ajudar a evitar a insônia. Dentre as mudanças, podemos destacar: diminuir o consumo de cafeína, evitar praticar exercícios pesados à noite, não se alimentar antes de dormir, ter uma rotina para dormir e de despertar, relaxar antes de ir deitar, dormir na escuridão, não deixar claridade, manter a TV desligada entre outros.

Insônia: Tratamento de acordo com a Constelação Familiar

Quando de trata de uma insônia crônica, a avaliação de profissional especializado é indispensável para identificar o que está causando essa dificuldade para dormir. A intervenção de um profissional se faz necessária uma vez que a saúde pode ser afetada. Fazer um tratamento correto ajuda restabelecer a qualidade de vida que o indivíduo tinha antes de desenvolver a insônia.

Ademais, por amor ao nosso sistema, muitas vezes repetimos dificuldades e histórias de nossa família. Em constelações, diante do trabalho da constelação familiar nos casos de doenças e sintomas, há um enfoque mais integral da pessoa doente.

Conclusão

O sujeito pode ser colocado diante do representante da doença ou do sintoma. Posteriormente, ele se lembrará da pessoa excluída, enquanto outros membros da família recusam ou reprimem o amor e o reconhecimento pela sua grandiosidade.

Em resumo, a Constelação da doença ou do sintoma, consegue trazer à luz as conexões que geralmente são inconscientes. As mesmas levam ao distúrbio da insônia, possibilitando ao sujeito se defrontar com ela e com aquilo que possivelmente está por trás dela.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    O sujeito que sofre com a insônia tem a possibilidade de recriar uma constelação de acordo com a sua imagem interior. Só assim ele vai conseguir ver e sentir aquilo que está errado. Ou seja, dessa forma, ele encontrará a melhor solução para o problema ao qual está sujeito.

    Autoria de Carmen Paiva, exclusivo para este blog do Curso de Formação em Constelação Familiar (inscrições abertas, clique para ver a opção 100% Online do Curso).

     

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    11 + 14 =