Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Nutrição e Constelação Familiar

alimentação, nutrição e distúrbios alimentares

A Nutrição é um ramo do conhecimento que estuda a relação dos alimentos com o corpo e a saúde das pessoas. Vamos fazer uma relação entre Nutrição e Constelação Familiar. Temos certeza: se você é um nutricionista ou um leigo que se interessa pela sua própria nutrição ou de sua família, este artigo será bastante útil.

Vamos mostrar como as relações familiares e nossa trajetória familiar influencia até na forma como nos alimentamos.

A reeducação alimentar através do nutricionista

A Nutrição lida com pessoas intencionadas em mudar a forma física e desenvolver uma qualidade de vida satisfatória.

Cabe ao profissional da nutrição, ou seja, ao nutricionista, colocar seu paciente em contato com hábitos alimentares saudáveis e, assim, provocar uma mudança na forma física. Isto é, a quantidade e a qualidade dos alimentos a serem ingeridos pelo paciente satisfarão os objetivos do mesmo. Mas infelizmente nem sempre essa é a realidade alcançado pelo paciente.

A influência que alguns problemas exercem sobre a maneira que nos alimentamos pode provocar a oscilação do nosso peso

O Paciente, por sua vez, influenciado por alguns problemas, entra em um sistema de engorda e emagrece, mais conhecido como efeito sanfona e acaba desistindo do objetivo principal da nutrição. Por ser bastante desgastante esse processo, sente-se frustrado e acaba abandonando o projeto.

Isso poderá causar muito estresse e, às vezes, desencadear um aumento de peso. O indivíduo passará a comer cada vez mais, para compensar os dias de sofrimento vividos durante o seu período de dieta.

A Constelação Familiar em auxílio a Nutrição

Conhecer a Constelação familiar vai fazer com que o profissional responsável pela nutrição realize um trabalho mais efetivo. O nutricionista poderá se deparar com as origens dos mecanismos que permeiam problemas como a compulsão alimentar dos seus pacientes.

Como isso é possível na prática?Na prática da constelação com a nutrição podemos investigar a causa da obesidade que pode ter várias vertentes.

A autoproteção em relação a gordura corporal

Um abuso sexual sofrido na infância por um pai, avô ou tio, até mesmo alguém da família com quem esta pessoa possa estar conectada em alma, honrando por amor e seguindo o mesmo destino. Ou seja, conectada a uma dor, a pessoa passará a comer por ela e pela outra pessoa.

Trata-se da chamada autoproteção, através de camadas de gordura para não ser mais alvo de abuso. Ao engordar cogita-se não mais ser incomodada ou, não ser mais abusada. Isso não é uma escolha consciente.Trata-se da força do inconsciente.

Ocorre uma desconexão amorosa entre o obeso e os pais, ou os pais dos pais. Ao não receber o devido amor dos pais, o indivíduo não se sente nutrido. Assim, esse fluxo amoroso fica interrompido, fazendo com que a pessoa coma compulsivamente para saciar uma outra espécie de fome: a afetividade.

A fome emocional e as compulsões

Nada é capaz de compensar essa fome. A pessoa come, se sacia e, mas logo a fome volta. Há um vazio, um vazio da alma, compensado por comida. Na desconexão amorosa dos pais existe o sentimento de estar sozinho.
Ela desperta o pensamento de ter de se cuidar sozinha. Então a pessoa come mais, em razão de suprir a falta desse amor e o vazio acaba se tornando uma compulsão.

Essa compulsão pode vir de várias maneiras, por exemplo:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    • compulsão por sexo;
    • compulsão por comprar coisas sem parar;
    • compulsão por certos pensamentos ou ideias fixas;
    • compulsão por pensamentos negativos ou catastróficos, etc.

    Um círculo vicioso caracteriza a complusão

    No momento da compra, sente-se um grande alívio, mas logo ele é interrompido e a pessoa necessita de realizar uma nova compra. O comprar alivia a falta (amor), é como um vazio. Comprar alivia momentaneamente esse vazio da existência, quando passa o sentimento de preenchimento, volta a comprar, vira um círculo vicioso.

    A compulsão também pode estar ligada em um fato mais antigo, com os antepassados que vivenciaram guerras e fome. Por amor a eles, passa-se a comer por muitos,, alimentando esses antepassados. É uma questão puramente de honra pela existência de uma conexão.

    Na reconexão deste paciente com o amor ancestral, honrando de forma que sejam vistos e os deixando, o paciente pode iniciar com mais eficácia sua reeducação alimentar, obtendo um resultado mais eficiente, leve e, o mais importante, entendendo a causa da obesidade.

    Conclusão

    O trabalho da Nutrição juntamente com a Constelação pode fazer com que o sujeito não apenas alcance uma melhor forma física ou boa saúde. Os bons hábitos de alimentação saudável podem ter uma relação direta com o equilíbrio psíquico e de relacionamento (especialmente familiar) de uma pessoa.

    O resultado vai muito além do imaginado. Haverá uma resolução dos problemas passados, o que influenciava diretamente no ganho de peso, ou seja, a causa do problema será tratada.

    Este artigo é de autoria de Marcia Anita, exclusivamente para o blog do Curso de Formação em Constelação (clique para se inscrever).

     

    3 thoughts on “Nutrição e Constelação Familiar

    1. Ola, sou Nutricionista e me interesso em atuar nesta area. Este curso ensina sobre constelar na Nutricao…

      1. Olá, Penha. Obrigado por sua mensagem. Nosso curso de formação traz dezenas de estudos de casos, inclusive os assuntos mais frequentes em atendimentos. Inclusive casos relacionados às compulsões e aos distúrbios alimentares. Tudo é 100% Online. Por ser online, desenvolvemos o mais completo curso de formação em constelação sistêmica (informações aqui) em língua portuguesa, com vídeos, bônus, material em texto e suporte de dúvidas diretamente com os professores. Você será bem-vinda a estudar conosco.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    19 − 6 =